ATIVIDADE FISICA: NECESSIDADE DIÁRIA PARA O BEM-ESTAR FISICO E MENTAL

Eduardo Veronese da Silva

Estudiosos do passado já sabiam da importância sobre o cuidado diário a ser dispensado ao corpo, inclusive, uma expressão assinalada por Platão, previa mais do que isso, ao dizer que: "mens sana in corpore sano", isto é, uma mente sã num corpo são. Essa predição ultrapassou as barreiras temporais e espaciais, ficando conhecida mundialmente.
Passado anos dessa afirmação, confirma-se a cada dia que os cuidados com a mente, beneficiam muito além de seu funcionamento, trazendo também bem-estar ao corpo físico. Tem-se presente, que todo ser humano é constituído de três partes distintas, mas reunidas num mesmo ser: corpo, mente e espírito. Nesse sentido, muitas pessoas procuram a todo instante, suprir as necessidades básicas de cada uma dessas partes.
Ao espírito, busca-se um exercício regular focado na crença, confiança e fé, geralmente pautada na religiosidade (a existência de um ser superior; sobrenatural). Quanto à mente, a sugestão é ocupá-la com o saber intelectual, leituras de livros e a troca de informações. E, ao corpo, a exigência mínima dos cuidados com a higiene pessoal, a boa alimentação e a prática regular de exercício físico.
Entretanto, uma pessoa ociosa e despreparada a nível físico e muscular, não pode "inventar" começar a praticar uma modalidade esportiva, da noite para o dia. Precisa, no mínimo, planejar e tomar certas precauções para não apresentar algum tipo de complicação física ou clinica. Como disse Lair Ribeiro: "uma hora de atividade física corretamente praticada, pode render até duas horas a mais na vida de uma pessoa. [...], não é simplesmente sair correndo, pois o exercício em excesso é tão prejudicial quanto à ausência dele, podendo causar fadiga, dores de cabeça e muscular, arritmia cardíaca, hipertensão arterial, insônia, tensão facial, queda de cabelo, inchaço, entre outras."
Nota-se, que uma pratica esportiva sem o acompanhamento ou a orientação de um profissional qualificado, pode trazer comprometimento físico e/ou mental. Assim, providências preliminares devem ser tomadas por qualquer pessoa. Entre elas, destacam-se: 1. Ir ao cardiologista fazer um checkup. 2. Descobrir qual modalidade esportiva lhe agrada ou combina com seu biótipo. 3. Independente da atividade escolhida, fazer antes e depois muito alongamento muscular, dando prioridade aos músculos que serão exigidos durante o exercício. 4. Controlar e balancear a alimentação diária, se possível, com a orientação de um nutricionista. 5. Procurar dormir 8 horas de sono. 6. Independente do clima e do tempo, usar vestuário próprio para a atividade. 7. No caso de corridas de rua, procure usar tênis leve e confortável, para amortecer o impacto com o solo. 8. Para evitar assaduras, feridas ou irritação na pele, passe vaselina sólida nas partes interna das coxas. Nos peitos (mamilos), adote o mesmo procedimento. O atrito das coxas durante a corrida fere ou irrita a pele. No caso dos mamilos, dependendo do tecido da camiseta, pode provocar ardência ou irritação local.
Precisamos nos alimentar diariamente para nutrir bem o corpo e a mente. Assim também deve ser entendida a atividade física, ou seja, ser praticada pelo menos 3 (três) vezes por semana. Desta forma, será proporcionada boa funcionalidade dos órgãos humanos, promovendo bem-estar físico e mental. As dicas possibilitam a qualquer indivíduo desenvolver uma atividade física regular, sem correr risco de complicações, desde que respeite suas limitações. Esporte é vida [...] e saúde.

EDUARDO VERONESE DA SILVA
Professor de Educação Física ? UFES.
Bacharel em Direito ? FABAVI/ES.
Especialista em Direito Militar ? UCB/RJ.
Subtenente da PMES