CASTRO, Laís Lorena do Carmo.


ATIVIDADE FÍSICA DURANTE A GESTAÇÃO VERSOS EFEITOS SOBRE A SAÚDE MATERNAL


A atividade física vem sendo considerada um importante componente para um estilo de vida saudável, devido a sua associação com o bem estar físico e mental.
Na qualidade de vida e na prevenção ou controle de diversas doenças.
Mulheres sedentárias e de baixa renda apresentam um considerável declínio de condicionamento físico durante a gravidez e estão mais susceptíveis a maiores doenças durante e após a gestação. O aumento do peso maternal e fetal sobrecarrega a coluna. Exigindo assim uma adaptação do sistema músculo esquelético.
Tal adaptação é melhor alcançada por gestantes que mantiveram uma atividade física regular antes e durante o período gestacional, além de proporcionar mais disposição para exercer atividades normais. As chamadas lombalgias são queixas comuns das gestantes. O exercício físico melhora a postura materna e contribui pata redução da incidência de dores lombares. A falta do mesmo está relacionada ao aumento dessas intercorrências principalmente se estas são anteriores a gravidez.
A execução de um estilo de vida saudável e um programa de exercícios físicos regulares proporciona benefícios durante o período gestacional. Dentre estes benefícios podemos citar o controle do peso, redução de parto prematuro, edema e fadiga, melhora da função cardiovascular, estabilidade da frequência cárdica e pressão arterial e fetal e fortalecimento da musculatura pélvica.