1 – INTRODUÇÃO

Os livros didáticos é uma importante fonte de aprendizado, eles são vistos como um elemento agregador da vida escolar. A escola por sua vez tem uma necessidadede ampliar a possibilidade de análise desses materiais, considerando-os como parte do discursopedagógico no sentido de melhorar o conhecimento e o aprendizado escolar em Geografia e em outras disciplinas afins.Analisando os efeitos da aprendizagem, buscando elementos discursivos que ajudem a considerar a hipótese de que a abordagem regional e seus efeitos no espaço urbano e rural pode sim remeter-se aosconteúdos na escola comoparte da regularidade do discurso.Em geral, os textos organizados sob a lógica da abordagem urbana apresentam os aspectos naturais e humanos e sociaispara, finalmente, integrá-los.

2 – DESENVOLVIMENTO

Analisando um livro didático da 1° serie do ensino médio, da editora Scipione, João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene, 1° edição, no capitulo 07 que fala sobre o espaço urbano no mundo contemporâneo. Relata que a urbanização é um processo mundial, entretanto ela não ocorreu em todos os países na mesma época.

O capitalismo pode não ter criado a cidade, mais construiu a grande cidade, particularmente a metrópole e megalópole. Esses dois fenômenos urbanos são típicos de uma fase relativamente e recentemente do desenvolvimento capitalista, ou seja, da etapa financeira e monopolista, alcançada no final de século XIX e inicio do XX. A metrópole não deve ser definida simplesmente como uma cidade grande, mas como um conjunto de cidades conturbadas, ou seja, interligadas pela expansão periférica da malha urbana.

A megalópole se forma quando os fluxos de pessoas, capitais, informações, mercadorias e serviços entre duas ou mais metrópoles estão plenamente integrados por modernas redes de transporte e telecomunicações, mesmo que exista espaço agrícola que todas as cidades estejam conturbadas.

3 - CONCLUSÃO

Conclui-se que apossibilidades de utilizar o livro didático, com dinamismo e inovação. Dentro deste contexto, o bom professor deve ver nele, um apoio ou complemento para a relação ensinoaprendizagem que visa integrar criticamente o educando ao mundo. Contudo, admite-se que, a utilização do livro didático na disciplina de Geografia é indispensável como um método em sala de aula, permitindo que se confirme a idéia de que o ensino de Geografia continua sendo tradicional, possibilitando o educando de ampliar sua visão de mundo e de formar sua própria opinião dos diferentes conceitos sobre os acontecimentos do seu cotidiano.

PLANO DE AULA
Planejamento para disciplina de Geografia – 1° ano do ensino médio

Disciplina: Geografia
Conteúdo:Teoria da região,

Ano de ensino:  1° ano do ensino médio

Tema: Conhecendo as transformações urbanas e rurais.

Objetivo: Identificar características da paisagem urbana e da paisagem rural.

Material: Folha sulfite, lápis, borracha, papel cartaz, tesoura, giz de cera e lápis de cor.

Conhecimento prévio:Diferenciar as paisagens urbanas das rurais.

Atividade motivacional: Tempestade de ideais: Perguntar aos alunos quais são as características das paisagens urbanas e das paisagens rurais, e qual é o fator de transformação desse espaço. Registrar no quadro todas as idéias.

Encaminhamento metodológico:Relatar aos alunos que as paisagens urbanas e rurais fazem parte do nosso cotidiano, pois numa mesma cidade há espaços urbanos e rurais.Represente por meio de desenho as duas paisagens e relate qual é visível no seu cotidiano.Distribua revistas e jornais para que os alunos encontrem essas paisagens e montem um painel. As paisagens podem ser usadas para fazer um “jogo da memória”. Os alunos podem escrever uma lista de trabalhos possíveis no meio rural e no meio urbano.                                                           

Avaliação:Criar um jogo da memória. Cada aluno deverá desenhar em 4 cartões (2 pares de paisagens – 1 rural e 1 urbana). Depois, juntar todos os cartões e jogar com a sala toda.

REFERENCIA  BIBLIOGRAFICAS

http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/leitura.html - Acessado em 30 de Junho, 2015

Livro didático - Adas Mellhem, Geografia ensino médio, 5. Ed. No capitulo 13