Os consumidores estão marcando presença nas redes sociais com seus comentários, recomendações, reclamações e elogios às marcas. Desta forma influenciam outros usuários na escolha de produtos e serviços.

Preocupadas com a reputação online e com a imagem institucional, as empresas respondem nestes canais de comunicação 2.0 as diversas questões levantadas pelos fãs, seguidores. Nas redes sociais, a informação é disseminada rapidamente pelos usuários e a resposta deve vir com a mesma rapidez por parte das empresas.

Por isso, o atendimento aos clientes nas redes sociais é de extrema importância, dar atenção à opinião dos consumidores, críticas e sugestões, a fim de melhorar o relacionamento e garantir que eles não saiam falando mal da sua marca pelas mídias sociais.

Há várias opções hoje no mercado para otimizar o processo de relacionamento e construção de uma imagem corporativa positiva, assim como a gestão dos clientes 2.0. As empresas podem contar com o Google Apps para o gerenciamento dos seus contatos, no entanto não há integração com as redes sociais.

Como opção paga para gerenciamento de contatos e integração com redes sociais existe o 99SocialCard, que permite o atendimento dos clientes nas redes sociais - Facebook, Twitter e ReclameAqui - bem como a gestão dos clientes online e o gerenciamento dos relacionamentos. Tudo isso, dentro de uma única ferramenta, utilizando o Painel Administrativo do CRM 2.0. Ferramenta mais completa do que o Google Apps e com direcionamento para as redes sociais.