Atendimento Educacional Especializado: Estudo de caso na rede publica de  municipal de ensino em ITIQUIRA MT.

 Por : GERALDA CASTELO BRANCO DE SOUZA DA COSTA , EVONY AUXILIADORA CASTELO BRANCO DOS ANJOS, E SIRLEY APARECIDA TRISTÃO

Resumo

O presente artigo é um informe psicopedagógico o qual relata o estudo de caso  da educanda  Hérica Aparecida de Jesus com queixa escolar. Descreve a avaliação psicopedagógica, a explicação da avaliação, sugestão para escola, para os avós de como reelaborar o processo de ensino aprendizagem da criança avaliada, como também encaminhamento para outros profissionais  caso julgue necessário. Palavra chave: Anamnésia, Orientação, Dificuldade de Aprendizagem.

Hipótese: como é utilizado o lúdico no AEE?

Identificação: Hérica Aparecida de Jesus tem 8 anos de idade, nasceu dia 11\06\2004,na cidade de Itiquira MT, freqüenta o terceiro ano do ensino fundamenta (ciclo), na escola  municipal Anfilófio  de Souza Campos, situada na avenida Maria Macedo Prata, nº 756, no bairro Planatlo.A educanda é filha de Marizete de Jesus e Manoel Sivino de Jesus.

Queixa: No dia 02\05\2014, nas dependências da escola  municipal Anfilófio  de Souza Campos na cidade de Itiquira MT, a Srª  Lurdes de Jesus, procurou-me com a queixa que sua  neta não acompanha a turma, devido as dificuldades de aprendizagem. Reclamações do professor regente e da equipe pedagógica da escola, após tantas queixas a avó  retorna ao neurologista que solicita  uma avaliação psicopedagogica   de Hérica Aparecida de Jesus; junto a esta solicitação envia um questionário de T D H.

A avaliação diagnóstica de Hérica Aparecida de Jesus iniciou se no dia 10/ 06 / 2014 e terminou no dia 13/07/ 2014. Foram realizadas cinco sessões diagnósticas, sendo estas realizadas no período de trinta dias. Na primeira semana teve inicio a primeira sessão, no dia 13 de julho de 2014, na segunda semana foram feitas duas sessões diagnosticas no dia 20 e 23 de julho de 2014. Na quarta e ultima semana, foi concretizada uma sessão diagnóstica no dia 04 de agosto de 2014. Utilizados Instrumentos Utilizados 1ª Sessão –  Foi  realizado uma entrevista que nós chamamos de Entrevista  Familiar Exploratória Situacional- E.F.E.S. A Srª Lurdes de Jesus, avó da educanda , relatou  que a gravidez de Herica não foi planejada e que sua mãe ainda muito jovem não tem nenhuma responsabilidade, não dando ao bebe os cuidados necessários, segundo a avó as desavenças entre ela e sua filha durante a gravidez eram constantes, Crislayne a mãe quando estava no oitavo mês de gestação conheceu o Srº Manoel Sivino de Jesus,e foram morar juntos, quando do nascimento da criança  o Manoel Sivino de Jesus registou- a em seu nome, vale lembrar que  ele não é o pai biológico de Herica.

2ª Sessão; Na segunda sessão a avó coloca que a gravidez não foi planejada , e que Crislayne não fez pré natal , o bebe veio a nascer de parto normal passando da hora de nascer ficou inchada por dois dias ,o bebe pesou 2,900 KL, não amamentou  deixando os cuidados ao bebe recém nascido totalmente a desejar  .  Com o passar do tempo a família desconfiava que  a criança na ia conseguir falar até os dias atuais troca as letras, ainda não fala muito , segundo o relato de sua avó , Herica fala tudo trocado por exemplo: janta ela fala almoço, abrir ela fala fechar, amanha ela fala hoje.

3ª Sessão: Entrevista Operativa na Aprendizagem (E.O.C.A). Na sessão entrevista centrada na aprendizagem (E.O.C.A, foi realizada com bases na avaliação diagnostica Peagetiana.

4ª Sessão: Atividades lúdicas.

As atividades lúdicas foram, feitas dinâmicas que envolvem mais de uma criança como: o hipopótamo e o cachorro, a dança da cadeira, bola na boca do palhaço, atividades em grupo para a socialização do aluno em pequeno e grande grupo, em espaço fechado ( sala de aula) para explorar a questão espacial, posicionamento , ( corpo e objetos ).E acomodar autocontrole, ( acomodação).

5ª Sessão; Devolutiva e Encaminhamento, para família e escola.

 Descrição das Sessões Diagnostica

Na primeira sessão , durante a Entrevista Familiar Exploratória , a avó , a Srª  Lurdes de Jesus falou de como é a relação familiar em casa , do convívio dos pais, tias e avós com a aluna Herica., aparentemente , é normal, falou das atividades realizadas pela educanda, e de seu comportamento.Na segunda sessão durante a Anamnesse a avó demonstrou sinceridade , falando claramente da sua vida familiar , desde o período em que Herica passou a morar com ela (AVÓ) definitivamente , e do ingresso de sua neta na escola> Mostrando-se preocupada com sua neta muito querida e amada por ela , pelo avô, tio e pai.

Na terceira sessão, na Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem

 ( E.O.C.A), passei atividades de provas projetivas. A educanda realizou  as atividades propostas porem demonstrou  um pouco insegura e teve dificuldades para realizar as atividades estas que necessitavam  de criatividade e atenção. Porem , observou –se que a educanda perde a concentração facilmente , se mexe muito e quer sempre fazer outras coisas.Na quarta  sessão, observou –se que a criança teve preferência por esta sessão. A aluna desenvolveu bem as atividades no computador, ouvindo musica com ritmo calmo, preferência minha, pois, segundo a avó, é assim em casa, ela Herica  , gosta muito de ouvir as musicas da galinha pintadinha e do pica-pau. Os jogos pedagógicos  prende mais sua atenção que  na sessão anterior. Acredito que Herica ficou mais motivada.

Hipótese Diagnostica  

Conforme avaliação aplicada, percebi que a educanda  parece apresentar  características de ( DEFICIENCIA INTELECTUAL SEVERA).

 Intervenção.

Sugiro que a família freqüente  mais a escola e estejam presente regularmente, conversando com os professores da sala regular e da sala de recursos, bem como a equipe gestora da escola onde Herica estuda.

E que a mesma mantenha um diálogo claro, e firme com a educanda impondo limites, mas sem exageros.

Do mesmo modo, manter constante contato  e acompanhamento da aluna com troca de idéias sobre o seu desempenho e desenvolvimento dentro de sua possibilidades.

Encaminhamento É interessante que a aluna Herica , continue freqüentando regularmente  a Sala de Recursos Multifuncional da Escola Anfilófio de Souza Campos no período matutino duas vezes por semana e que seja avaliada por uma psicóloga  e fonoaudióloga . Se possível que tenha um acompanhamento com terapia, através da família  e da escola. Se for necessário um neurologista  devera ser consultado. E que a instituição de ensino Escola Anfilófio de Souza Campos se propõem em ajuda- la , bem como na sala de recursos como na sala de apoio  pedagógico , pois a  aluna Herica apresenta atraso na aprendizagem.