Resumo:
Uma modalidade diferenciada de ensino,onde deparamos com um Publico específico em busca de informações relacionado às aulas de áreas (Exatas, Linguagem e Humanas) e aulas por disciplinas que são ministradas para aqueles alunos que passaram pelo exame Supletivo e foi aprovado em algumas disciplinas e outras não. Então surgiu a necessidade de adquirirmos novas técnicas e abordagem de atendimento a comunidade escolar, neste artigo fará a abordagem sobre Humanismo, técnica e atendimento.

Palavra ? chave: humanismo, técnica e atendimento.
O Humanismo pode ser definido como um conjunto de ideais e princípios que valorizam as ações humanas e valores morais (respeito, justiça, honra amor, liberdade, solidariedade, etc.). Pensando como os humanistas, os seres humanos são os responsáveis pela criação e desenvolvimento destes valores dentro do seu trabalho, bairro, escola, comunidade enfim em todo meio social onde envolva o ser humano. O profissionalismo está entrelaçado com o atendimento humanizado.
Profissional é aquele que é remunerado regularmente pelo trabalho que executa ou atividade que exerce. Também pode ser definido como aquele que tem conhecimentos da sua profissão, técnica e especialista na sua área.
Atendimento é o ato de atender alguém. Pode-se dizer que na educação geralmente há uma seção especial denominada "atendimento", sendo feito por um técnico e que pode ser passado por mais profissionais da instituição.
Atendimento ao público é um serviço complexo; sua simplicidade é apenas aparente, pois trata se de um conjunto de habilidades, estratégias e ações realizadas, a conquista do discente não se dá somente em sala de aula, mas também no atendimento.
O "time de atendimento" é composto por todos os funcionários da instituição, sejam eles da mesma área ou de áreas diferentes Todos trabalham juntos em busca de um único fim: superar as expectativas da comunidade escolar.
Uma vez que as ações devem ser focadas no discente os técnicos integrantes do time de atendimento, influenciam as impressões do discente sobre o CEJA.

Agir prontamente demonstra um senso de urgência que faz com que o discente saiba que suas necessidades são importantes para o CEJA. Isso se faz através de ações e atitudes; o uso do bom senso é o processo de examinar fatos e informações, para tomar uma decisão correta no atendimento, que conquiste a confiança da comunidade escolar.
A "tarefa de atendimento" é, freqüentemente, uma "etapa terminal", resultante de um processo de múltiplas facetas que se desenrola em um contexto institucional, envolvendo dois tipos de personagens principais: o técnico administrativo educacional (atendente) e a comunidade.
O CEJA, enquanto palco onde se desenrola o atendimento como atividade social, não é neutra; ao contrário, os objetivos, os processos organizacionais e as estruturas existentes são elementos essenciais confortadores da situação de atendimento. Eles têm a função de contexto facilitador e/ou dificultados da interação entre os sujeitos, da qualidade do serviço, e imprimem uma dinâmica singular no cenário onde se efetua o atendimento.
Gostar de pessoas, importar - se com elas, desejar o bem comum, alegrar-se com os resultados que favorecem não só a Instituição, mas também, as pessoas que fazem parte dela, vêm essas características de como atender pessoas, e faz parte de uma técnica de lidar com o publico.
O CEJA se preocupa em planejar, sistematizar e colocar em ação, na perspectiva do crescimento por meio do aprimoramento de habilidades, técnicas, competências e posturas que contribuam para um ambiente e condições de trabalho mais favoráveis, além de criar condições efetivas de mudança e aprimoramento de processos renováveis.
A concepção que orientou as ações do programa pressupõe que a qualidade dos serviços públicos de educação depende da incorporação de uma atitude ética de respeito às necessidades dos usuários e dos profissionais. Fatores básicos como a infra-estrutura educacional, as tecnologias e a capacitação técnica - cientifica são fundamentais para a geração de bons resultados, mas seu impacto depende fortemente da presença ou ausência de relações humanizadas entre os profissionais e os docentes do Ceja, e entre os próprios profissionais.
A qualidade do relacionamento humano nas escolas depende mais do envolvimento pessoal dos profissionais do que da existência de uma política administrativa, que estimule um atendimento humanizado.
Evidente a necessidade de aprimorar os técnicos, tornando-a mais capacitada para sustentar, integrar e fortalecer potenciais existentes no estabelecimento educacional, tais como a motivação pessoal dos profissionais para realizar um trabalho bem feito, o espírito de trabalho em equipe e a responsabilidade social no exercício do serviço público.
Outro aspecto decisivo para o avanço do atendimento humanizado nas escolas é a criação de mecanismos para captar a voz de todos os envolvidos e ampliar os espaços de comunicação e diálogo entre os vários segmentos do Ceja. Atendimento educacional humanizado para todos os alunos que dele necessitem. O desafio da educação de Jovens e Adultos é uma implantação de uma educação diferenciada, de qualidade e com a organização de escolas que atendam a todos os alunos que não tiverão a oportunidade de estudar na idade adequada e sem nenhum tipo de discriminação, e que todos reconheçam as diferenças como fator de enriquecimento no processo de aprendizagem. A fundamentação filosófica pressupõe que todos os alunos de uma comunidade, independente de suas necessidades educacionais especiais, etnia, gênero, diferenças lingüísticas, religiosas, sociais, culturais, entre outras, tem o mesmo direito de acesso à escolarização, com o grupo de sua faixa etária e que a escola deva acolher e valorizar as diferenças.

Criar estratégias, técnica e dicas de como atender.
1. Conhecer - O primeiro passo é saber quem é O que ele quer? Quais suas necessidades? Seus desejos? Isso pode ser feito de diversas maneiras. O mais importante é ter uma visão clara sobre as suas necessidades.

2. Ouvir é básico para quem quer manter uma relação positiva com o discente e ampliar a percepção. Fazer a coletar informações suficientes para prestar o serviço que necessita ou encaminhar seu pedido ao responsável

3. Interagir - Há discentes que gostam de falar, outros gostam de ver, e ainda há os que gostam de ter a certeza de algo. Fique atento para não dispersar e deixar o próximo esperando muito tempo lembre - se atendimento requer agilidade na prestação do serviço, informações corretas e confiáveis, não deixe com duvidas ou passe informações mentirosas e promessas impossíveis de cumprir.
4. Postura - Procure manter uma postura positiva diante o discente, pela forma como é atendido. Pessoas que demonstram simpatia, cordialidade e disposição estimulam aos outros a ter educação e agir da mesma forma, ou seja, é um retornar de contato positivo. De modo geral, as pessoas gostam de ser bem tratados, ambientes agradáveis, onde se sintam bem.
5. Aprimorar - Para atender é necessário estar em constante atualização. Descobrir formas de como pode ser útil, também é uma boa estratégia de desenvolvimento de relação em ambas as partes. Por isso, seja um eterno aprendiz.

Conclusão
Nesses dois anos que estive trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos aprendi que o atendimento é uma troca informações, respeito e aprendizados.
Eles têm uma forma diferente de buscar informações e relatar sua vida escolar, o que aconteceu nos anos anteriores e motivos de não ter estudado, muitas vezes chega ser até um desabafo, arrependimento de não ter aproveitado quando na juventude, explicam que os pais não tinham condições de mandá-los na escola por situações financeira ou distância.
Posso dizer que todos deverão levar em conta a vontade e o desejo do aluno naquele momento que buscou o Eja, se deixa-los sair perderão o estimulo de estudarem e muitos não volta, porque ao chegar a casa acha mil e um motivos para não estudar. É por isso deve criar motivação, estratégias, organizações e até mesmos o encantamento nesses alunos.