INTRODUÇÃO

 Definição:

É a percepção ou observação do momento presente de forma concentrada, utilizando os recursos somáticos, energéticos, emocionais e mentaissomáticos da consciência, a fim de melhorar gradualmente seu desempenho consciencial e evolutivo.

 Grupo de Estudos: Em setembro de 2012, voluntários do IIPC Boa Vista decidiram reunir-se para estudarem a técnica da reciclagem existencial onde cada participante empregaria esforço pessoal na mudança de um traço escolhido a fim de promover a Reciclagem Intraconsicencial durante o período de 3 meses.

 Recin: É a mudança de comportamento desencadeada por um conjunto de novas informações, novas ideias e novas posturas perante a vida.  Para sustentarmos uma recin precisamos dar atenção aos pequenos detalhes da nossa conduta. A reciclagem intraconsicencial é imprescindível para nossa evolução.

 DESENVOLVIMENTO

 Autopesquisa: A autopesquisa é uma ferramenta essencial para quem deseja promover suas reciclagens íntimas. É através dela que identificamos o que queremos mudar em nós, para em seguida buscarmos técnicas que nos ajudem a superar traços considerados imaturos.

 Autodiagnóstico: A presente pesquisadora enumerou algumas atitudes derivadas da falta de atenção que atrapalham o desempenho evolutivo, manifestadas nos 4 veículos de manifestação da consciência:

 1.Somáticas:

Compromissos previamente agendados, porém priorizados somente no último instante: Quando corremos contra o tempo para realizar uma tarefa ou chegar em um determinado local as pressas, produzimos uma energia de urgência, de correria, de estresse íntimo, e essa energia é passada adiante, gerando um efeito posterior em alguém, ou se for uma manifestação frequente, instalando uma padrão desequilibrado na própria pessoa. Dependendo da pessoa, depois dessa vivência tudo mais que vier torna-se desinteressante. Então, digamos que o compromisso seja assistencial, será que depois disso, será possível realizar a assistência que estava programada? Poderemos dar passividade aos amparadores em um estado de estresse íntimo?

 Desconhecimento de trajetos realizados por longo período: Caminhos feitos por longos períodos que não foram memorizados, gerando perda de tempo e situações embaraçosas para si mesmo e para outras pessoas.

 2.Energéticas:

Intoxicações através de ambientes e pessoas: Às vezes entramos em determinados ambientes em equilíbrio e após algum tempo, saímos irritados, intolerantes, sentindo um tremor interno e discutimos em seguida com a primeira pessoa que encontramos pela frente. A mesma situação ocorre com pessoas também. Porque mesmo sabendo que as interações são antes de tudo energéticas, ainda nos permitimos escorregar nesta casca de banana?

 3.Psicossomáticas:

Reações exacerbadas: A energia gerada pelas urgências somáticas, aliada as intoxicações energéticas são depositadas no veiculo emocional, no nosso psicossoma e por consequência, alteramos a voz, sentimos raiva, tristeza ou responsabilizamos alguém pelos nossos problemas. A retroalimentação desta energia instala um campo que atrai conscins e conciéxes que estejam na mesma frequência, impedindo então, que haja mudança para melhor na vida da consciência.

 4.Mentalsomática:

Subutilização do veículo mentalsomático: Todos os atropelos acima acabam tornando nossas energias cada vez mais densas, e consequentemente dificulta a atuação do nosso veículo mais sutil, o mentalsoma.  Como resultado prático, sentimos dificuldade para entender determinadas leituras, não acessamos o campo das ideias, afastamos companhias extrafísicas mais evoluídas e passamos a maior parte do tempo numa espécie de cegueira evolutiva, que nos impede de ver os bastidores que estão por trás de cada manifestação.

 Profilaxia: Na sequencia serão apresentados medidas que podem prevenir as atitudes em reciclagem:

 Prática do Estado Vibracional 20 vezes ao dia: O estado vibracional é uma técnica que consiste na aceleração das próprias energias de forma gradual até chegarmos em uma frequência máxima, que expele as energias mais densas e nocivas que estejam em nossa psicosfera proporcionando uma limpeza energética. Promove o equilíbrio holossomático da consciência e melhora tudo na vida da pessoa, dentre outras coisas.

 2. Diário holossomático: Manter um diário sob o ponto de vista holossomático. Ou seja, observar o desempenho cotidiano nos 4 veículos de manifestação: Soma, energossoma, psicossoma e mentalsoma afim de realizar ajuste, sempre que necessário.

  1. Auto-organização: Elaborar um calendário anual com todas as atividades a serem desempenhadas durante o ano, procurando planeja-las com antecedência na medida do possível. Atualizando sempre que necessário, porém tendo este calendário disponível onde quer que esteja. Existem vários modelos de aplicativos gratuitos na internet que possuem calendário, agenda com alarme, para que seja utilizado no notebook, tablet ou celular. A exemplo, todoist, wunderlist, google agenda e outros.
  1. Rotina mentalsomática: Implantar uma rotina de estudo, pesquisa e reflexão ajuda a desenvolver a capacidade infinita que o mentalsoma possui. À medida que nos desapegamos um pouco mais da dimensão material aumentamos a possibilidade de entrar em contato com a dimensão mental, consequentemente passamos a atuar de forma mais racional em todas as nossas manifestações.

  

CONCLUSÃO

 Teática: O pensamento precisa ser seguido de ação quando identificamos algo a melhorar em nossa vida. Somente assim, conseguimos implantar e sustentar uma reciclagem intraconsicencial e posterior mudança de patamar evolutivo.

 Autoconscientização multidimensional: Desenvolver a atenção diária é condição fundamental para ampliarmos nossa lucidez. O que fazemos, para que fazemos e como fazemos? São perguntas que sempre devem ser respondidas se pretendemos avançar rumo a autoconscientização multidimensional.

 Evolução: Estamos em um processo de evolução constante e contínuo e alguns de nós, já podem ajudar de forma técnica e profissional a si mesmos e aos que estão a sua volta, se utilizarem a atenção de maneira correta. 

 BIBLIOGRAFIA:

  1. Houaiss, Antonio e Villar, Mauro de Salles; Grande dicionário da língua portuguesa; Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
  2. KIein, Willian; Professor Autopesquisador, reeducador, exemplarista; artigo do congresso Internacional de Parapedagogia, IV Jornada e Educação concienciológica; Foz do Iguaçu: IIPC, 2007.
  3. Manz, Charles C.; Felicidade a escolha é sua; Rio de Janeiro:Best Seller, 2005.
  4. Mendonça, Julieta; Manual do texto dissertativo; Foz do Iguaçu: Editares, 2011.
  5. Nascimento, Willian; Evoluciologia; artigo do blog parasinapse
  6. Pinheiro, Rute; Autopesquisa através de Biografias; artigo do site Intercampi
  7. Vicenzi, Luciano; Coragem para Evoluir; Foz do Iguaçu: Editares, 2011.
  8. Vieira, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; Rio de Janeiro: IIPC, 1994.
  9. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; Foz do Iguaçu: Editares, 2007.