ATENÇÃO ESPECIAL DO ENFERMEIRO NA LAVAGEM DAS MÃOS DOS VISITANTES DE PACIENTES EM UTI


Marcus Vinicius Silva

Pós-Graduando em Urgência e Emergência pela UNIASSELVI/Instituto Passo 1. Bauru/SP. Email: [email protected].


Resumo

A higienização das mãos consolida-se na medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções na assistência a saúde. O enfoque na segurança e no cuidado aos indivíduos internados no setor da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em relação a lavagem das mãos dos visitantes, preconiza a adesão da limpeza através da orientação da enfermagem antes de entrarem em contato direto com o paciente e, após a sua saída deste setor. Utilizando – se de pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, os resultados obtidos são consideráveis, proposto a temática abordada à iniciativa ao desenvolver uma limpeza eficiente das mãos.


Palavras - chave: Enfermagem. Higienização. Visitantes.


1 INTRODUÇÃO


A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas a assistência a saúde. (ANVISA, 2007).


[...] O procedimento da higiene das mãos é realizado por todas as pessoas que cuidam do cliente. Instrua todos os profissionais e familiares ou leigos a usarem a higiene adequadamente (POTTER; PERRY, 2013).


2 LAVAGEM DAS MÃOS DOS VISITANTES NO SETOR DE UTI


A higienização das mãos pode ser realizada por lavagem com água e sabão (neutro ou com antisséptico) ou por fricção com solução alcoólica. (PADILHA et. al., 2010).

[...] Os cuidados referentes aos visitantes e acompanhantes em UTI incluem a ausência de infecção ativa, a higienização das mãos e a não manipulação de equipamentos e acessórios conectados ao paciente. (PADILHA et. al., 2010).

Entretanto, as taxas de obediência às recomendações para higiene das mãos são assustadoramente baixas (menores que 50%). (GUIMARÃES et. al., 2008).


3 CONSIDERAÇÕES FINAIS


O conhecimento da importância sobre a lavagem das mãos pelos visitantes aliado ao papel essencial da enfermagem na orientação por possuírem subsídios teóricos para desempenharem tal função torna – se fundamental na prevenção e controle das infecções nos serviços de saúde.


REFERÊNCIAS


LARSON, E.L. Higienização das mãos em serviços de saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasilia: ANVISA, 2007, p. 6. Disponível em


:www.anvisa.gov.br/hotsite/higienização_maos/manual_integra.pdf. Acesso em: 31/05/2014.


POTTER, P.A.; PERRY, A.G. Fundamentos de Enfermagem. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. p. 1389.


PADILHA, K.G.; VATTINO, M.F.F.; SILVA, S.C.; KIMURA, M. Enfermagem em UTI: Cuidando do paciente crítico. 1 ed. Barueri, S.P.: Manole, 2010.

GUIMARAES, H.P.; ORLANDO, J.M.C.; FALCÃO, L.F.R. Guia Prático de UTI. 1 ed. São Paulo: Atheneu, 2008.