O conhecido ditado popular que afirma que é melhor prevenir do que remediar cabe perfeitamente quando o assunto é a coluna. Afinal, a prevenção é o melhor remédio para quem deseja fugir da tão temida dor nas costas.

Problemas na coluna não aparecem da noite para o dia, eles são progressivos e acumulativos. Por isso, nesse caso, o cuidado deve ser constante e diário. Para ter uma ideia, os móveis de escritório que você utiliza em sua empresa, e nisso incluímos a cadeira para escritório, podem lesionar sua coluna sem você saber. No caso da cadeira, basta que a mesma seja desconfortável e sem regulagem. Itens que são ruins para a coluna. E olha que esse é apenas um dos exemplos de ações negativas.

Manter a postura, caminhar, fazer alongamento, praticar alguma atividade física e evitar permanecer em uma mesma posição por muito tempo são algumas das boas práticas que a pessoa pode adotar para conservar a saúde da coluna. Embora sejam simples, elas devem ser incorporadas ao cotidiano de forma natural. Não basta fazer de vez em quando.

O cuidado, como já foi dito acima, dever ser constante, agora, no trabalho ele acaba sendo maior. Para profissionais que trabalham longas horas sentadas em frente ao computador, por exemplo, todo cuidado é pouco. Como a maior parte das pessoas fica mais tempo na empresa é preciso adequar também o ambiente de trabalho.

Caso a dor nas costas apareça é prudente e indicada uma visita ao ortopedista. Especialista, ele saberá como proceder e auxiliar você. O que foi exposto nesse texto são apenas dicas e elas não suprem a ajuda profissional. Sendo assim fique atento e saiba que o médico poderá lhe ajudar caso a dor nas costas comece a atrapalhar a sua vida.