ATENÇÃO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO DOMICILIAR: Uma visão humanizada do HOME CARE[1] 

Ana Cláudia Borges de Vasconcelos²

João Carlos Caldeira²

Marcelaine lázara de Oliveira²

Patrícia Moreira de Araújo Lisboa²

Aldemário Alves de Souza³

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar o potencial de inovação do Home Care contextualizado nos conceitos da humanização da atenção dispensada à pacientes em seu domicilio. A metodologia é a revisão bibliográfica a cerca do assunto, utilizando-se fontes primárias e secundárias, dentre elas, artigos científicos e comentários veiculados no meio eletrônico e em sites específicos da área da saúde, de onde pode ser extraídas partes de revistas focadas na área da saúde e atenção de enfermagem a pacientes acamados e convalescentes. A importância desta análise é a oportunidade de ampliar os conhecimentos a nível de especialistas ao atendimento a pacientes usuários em seus domicílios, visando promover o seu bem estar social, cultural, familiar e psicológico. A assistência de enfermagem no sistema de Home Care resgata os valores de universalidade, integralidade, equidade e igualdade voltados para a relação entre cuidador- paciente, mediante as inferências existentes no ambiente do paciente junto aos seus familiares. A humanização do Home Care exige do profissional da assistência em saúde maior potencialidade para dirimir situações adversas a todo instante, sem perder o foco de que o paciente deve ser valorizado considerando a sua subjetividade, o que irá complementar os procedimentos e práticas estabelecidas pela conduta ética profissional. O Home Care faz com que o profissional em assistência tenha a visão holística perceptiva de como as micro ações podem e devem se encaixarem nos objetivos macros durante o atendimento, gerando assim, o bem estar do paciente, de seus familiares e o reconhecimento do esforço do cuidador.

Palavras-chave: Home Care; Assistência de Enfermagem Domiciliar; Enfermeiro em Casa; Humanização do Home Care.



[1] Artigo Apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem, da Faculdade de enfermagem Estácio de Sá, para Obtenção do Título de Bacharel em Enfermagem

² Graduandos em Enfermagem pela Faculdade Estácio de Sá, Goiás

³ Professor orientador da Faculdade Estácio de Sá de Goiás, Especialista em Enfermagem do Trabalho, Mestrando em Ciências da Educação, Executor do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Controle de Infecção – SMS, Membro do Conselho e Ética COREN – Goiás , Secretário de Comissão de Política e Educação -  Sindicato dos Enfermeiros de Goiás.