Conforme vamos envelhecendo, o processo de renovação das células começa a ficar lento, ou seja, sua velocidade diminui e, em contra partida, o processo de envelhecimento acelera. Desse modo, as marcas de expressão vão surgindo na pele, chamadas de sulcos ou rugas. Essas marcas são provocadas pelas ações dos músculos de expressão, o que varia de uma pessoa para outra. Com o passar do tempo, a pele se quebra e as rugas aparecem de maneira mais acentuada e marcada. Outro fator para o surgimento das rugas é a ação da luz solar, que provoca o chamado "fotoenvelhecimento" e tira a elasticidade da pele. É indicado o tratamento com luz pulsada para rejuvenescimento facial.

                É importante ressaltar que, como regra geral, as rugas não representam risco para a saúde física, é somente parte natural do curso da vida. Há, sim, a questão psicológica, em que a autoimagem interfere diretamente no comportamento de quem começa a envelhecer. Pessoas vaidosas, por exemplo, não aceitam o envelhecimento e buscam diversos tratamentos.

                Outro problema que causa muito incomodo são as manchas na pele causadas pelo sol, chamadas de "manchas senis", chamadas assim porque costumam aparecer em pessoas com idade mais avançada.