Recentemente os principais veículos de mídia divulgaram uma possível associação entre implante mamário de silicone e Linfoma Anaplásico de Grandes Células.
Esta divulgação ocorreu após nota divulgada pelo agência americana responsável pela regulação de medicamentos- FDA, no dia 26/01/2011, de que está INVESTIGANDO uma possível associação entre implantes mamários de silicone e um tipo muito raro de câncer, o linfoma anaplásico de grandes células (ALCL).
A estimativa de mulheres com ALCL no seio é de aproximadamente 3 em 100 milhões de mulheres nos Estados Unidos. Para se ter uma idéia do quanto este tipo de cancer é raro, a chance de se ganhar na mega sena é de 1 em 50 milhões.
Visto que o risco de ALCL parece muito pequeno, a própria agência americana acredita que a totalidade de evidência científica disponível continua a garantir que os implantes mamáriosde silicone são seguros e efetivos quando usados respeitando as informações de segurança presentes na sua embalagem.
No Brasil, segundo país do mundo em cirurgias plásticas, o Instituto Nacional do Câncer ? INCA informou que até o mês de janeiro de 2011 não houve nenhum caso registrado no país deste tipo de câncer nas mamas. Por estes motivos, a ANVISA (agência brasileira responsável pela regulação de produtos ligados a saúde) emitiu nota oficial de que não existem, até o momento, evidências que justifiquem a interrupção do uso de próteses de silicone.
Diversos estudos científicos realizados em todo mundo sobre a relação prótese mamária de silicone e câncer de mama demonstram que o uso de próteses mamárias de silicone é seguro e não aumenta nem diminui o risco de qualquer tipo de câncer mamário.