A Associação de Pais e Mestres é uma entidade jurídica administrada por funcionários e pais de alunos, presidida pelo diretor da escola.

 A APM é a responsável pela movimentação das verbas recebidas pela FDE e por recursos próprios. Duas pessoas assinam os cheques dessa empresa para a movimentação financeira: o Diretor Executivo, que é exercido por um funcionário e o Diretor Financeiro, exercido por um pai de aluno. Todo recurso recebido pela escola é administrado pela diretoria, e alguns recursos, como por exemplo: de festas e PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, que são apresentados a todos os membros da APM que decidirão em assembléia onde serão aplicadas essas verbas.

Os membros do Conselho Fiscal também possuem papel importante, que como o nome diz, devem “fiscalizar” o uso dos recursos financeiros da escola.

Depois de assinado um livro de prestação de contas, não há mais como voltar atrás, se está tudo certo, bem, mas se algo estiver fora da lei, e uma sindicância houver na escola, a assinatura deles estará apoiando aquela transação, portanto tornando-os cúmplices da ação ilegal. 

Para os diretores executivo e financeiro não basta assinar cheques em branco e deixa-los na mão da direção da escola, eles devem ter consciência que responderão com seus bens pessoais caso algum destino errado se der para o dinheiro que a APM administra. Não apenas diretores já foram afastados de seus cargos, como também respondem processo os diretores executivos e financeiros da APM da escola que apresentar fraudes. Aconselha-se que quem assina os cheques acompanhe efetivamente para quê é a verba que está sendo liberada com aquele cheque, quem a receberá, se é para uma empresa idônea, se o serviço realmente está sendo realizado, se o produto comprado está na escola, enfim, administrar e fiscalizar. Apesar disso tudo, é importante que a comunidade tome parte da administração de verbas da escola, como um ato de cidadania eles podem ser construtores de uma instituição valorizada pelas obras realizadas. Basta estar atento e não se deixar enganar. Graças à Deus existem muitas pessoas honestas na direção das escolas, e poucas que merecem atenção especial!