Assistência Farmacêutica

 

O farmacêutico é o verdadeiro profissional do medicamento, esse passa quatro anos de sua vida estudando composição, distribuição, absorção, interações, e tudo que diz respeito de fórmulas utilizadas para o diagnóstico, tratamento e mesmo com efeitos paliativos sobre patologias diversas.

O atendimento de saúde no Brasil esta melhorando a passos lentos, de forma a não absorver a demanda por esse serviço. O aumento da expectativa de vida, e a falta de um controle de taxa de natalidades são alguns dos fatores que dificultam a cobertura da população por serviços de saúde. Hospitais e postos de saúde são construídos de forma constante, mesmo assim o problema continua, grandes filas para conseguir atendimento, falta de profissionais, entre vários problemas.

O que falta para o governo é um pouco de visão sobre uma estrutura de saúde que já esta pronta para servir os cidadãos. O primeiro ponto de atendimento de pacientes principalmente no interior são as farmácias, estas por sua vez já foram consideradas grandes problemas para o governo quando estavam nas mãos de leigos, sem qualquer tipo de conhecimento técnico. Com as mudanças implementadas, principalmente a RDC 44, as farmácias passam a ter caráter de postos avançados de saúde. Com uma estrutura de logística e instalação adequadas, estes poderiam se tornar um grande avanço no atendimento de saúde mundial.  O Brasil é o 4º mercado de consumo de medicamentos no cenário mundial, segundo o instituto IMS Health. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), no Brasil há mais de 60 mil farmácias e drogarias (país com o maior número de farmácias do mundo), com uma proporção de 3,34 farmácias para cada 10 mil habitantes.

A atenção primária à saúde é apontada por muitos profissionais como a solução para os gastos excessivos com internações e tratamentos de patologias. O profissional farmacêutico esta preparado para enfrentar esse desafio, basta que os governantes voltem seus olhares para esse profissional que tanto quer ajudar a valorizar a saúde sua doutrina profissional. Fica uma sugestão para quem cuida da implantação de novas políticas de saúde nesse país. Esse seria um avanço sem precedentes na história do SUS, por falar em SUS, às leis que o regem permitem convênios com estabelecimentos privados quando a rede publica não absorver a demanda, qual seria o impedimento então?