Assistência de enfermagem em pacientes portadores de lúpus

Nursing care in patients with lupus

Assistência em pacientes portadores de lúpus

Júlio César de Sousa Xavier1, Xisto Sena Passos2, Juliana B Magalhães Monini3

1Aluno do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Paulista – UNIP, Campos Goiânia Flamboyant. . 2Doutor em Medicina Tropical, professor titular do curso de Enfermagem do Campus Goiânia Flamboyant, 3Profesora Mestre em Educação em Ciências da Saúde do curso de Enfermagem, professora adjunta do curso de Enfermagem do Campus Goiânia Flamboyant.

Área temática: Saúde Coletiva

Declaração de conflitos de interesse: Declaramos que não existem conflitos de interesse entre os autores do artigo, quanto à publicação do artigo.

Resumo

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LSE) é considerado uma patologia de inflamação crônica tendo como sua principal característica é atacar múltiplos órgãos, tendo assim como resposta diversas alterações no sistema imunológico. Este trabalho teve como objetivo identificar e discutir a respeito da assistência de enfermagem em pacientes portadores de lúpus. Tratou se de um estudo de uma abordagem qualitativa, no qual foi realizada a fundamentação teórica diante do tema proposto. O estudo da coleta de dados referentes ao trabalho foi realizado de cunho cientifico tais como, SciELO, Lilacs, Google Acadêmico com publicações entre 2005 a 2014 e revistas brasileiras de enfermagem. Sendo que foram levantados 21 artigos. Diante do presente estudo conclui-se que a assistência de enfermagem em pacientes portadores de lúpus apresenta grande importância, pois, possibilita que o paciente tenha cuidados específicos referentes à patologia.

Descritores: Diagnóstico de enfermagem, Assistência de enfermagem, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Cuidados de enfermagem.

Abstract

Systemic lupus erythematosus (SLE) is considered a disease of chronic inflammation, having as its main characteristic attack multiple organs, thus, responding to the final changes in the immune system. This study aimed to describe the nursing care of patients with lupus.  Treated is a qualitative study, in which the theoretical foundation was held on the proposed topic.  The study of data collection for the study was carried out on the banks of scientific data such as, SciELO, LILACS, and Google Scholar BIREME, with publications from 2005 to 2014. Of which 21 articles were raised. Before the present study we conclude that living with lupus does not prevent patients create goals and expectations regarding its future, is the desire of achieving the career or even building a family.

Descriptors: Nursing diagnosis, Nursing care, Systemic Lupus Erythematosus, Nursing care.

Introdução

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LSE) é considerado uma patologia de inflamação crônica, sua principal característica é atacar múltiplos órgãos, sendo assim ao final respondendo alterações no sistema imunológico, apresentando anticorpos que lutam contra as proteínas do seu próprio organismo, as proteínas do próprio mecanismo digerem as apresentações de auto anticorpos1.

A doença apresenta um desenvolvimento relacionado à predisposição genética e aos fatores ambientais, tais como medicamentos e a luz ultravioleta. As manifestações clínicas mais comuns em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico (LES) são as lesões de pele, que é conhecida como lesões em vespertilho, dores musculares e edemas, diminuição da função renal, alterações nas taxas sanguíneas1.

De acordo com os dados epidemiológicos referentes à doença destaca-se um percentual maior entre as mulheres, numa estimativa de 9 mulheres para cada homem, destacando maior numero em pacientes com a faixa etária entre 15 e 45 anos2.O lúpus é uma doença de conhecimento reduzido  na sociedade, com índice constante entre as mulheres, isto é no período reprodutivo a estatística é de nove a dez mulheres para um homem, apresentando uma variação de 14 à 50/100.00 habitantes em estudos nortes americanos, podendo afetar qualquer raça e cultura3. O tratamento é realizado com o uso de corticoides e tratamento pulso terapia alguns medicamentos utilizados no tratamento podem ocasionar problemas renais, sendo assim causando efeitos colaterais3.

A assistência de enfermagem se faz necessário, pois há possibilidade de compreender, identificar os problemas e dificuldade que o paciente com lúpus apresenta. Para a implementação da assistência de enfermagem em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) são necessários os seguintes objetivos a serem prestados como: promover o apoio social, cultural e espiritual, proporcionar ao paciente conforto, higiene e segurança, acompanhar a evolução clinica do paciente, prevenir contra complicações e infecções, avaliar nível de consciência, manter em isolamento protetor2.

Este trabalho teve como objetivo de identificar e discutir a respeito da assistência de enfermagem em pacientes portadores de lúpus (LES).

Revisão de Literatura

O estudo trata se de uma abordagem qualitativa, no qual foi realizada a fundamentação teórica diante do tema proposto. O estudo da coleta de dados referentes ao trabalho foi realizado nos bancos de dados cientifico tais como, SciELO, LILACS, Google Acadêmico e BIREME, com publicações entre 2005 a 2014. Foram usados os seguintes descritores diagnostico de enfermagem, assistência de enfermagem, lúpus eritematoso sistêmico e cuidados de enfermagem. Sendo que foram levantados 21 artigos, no qual foram excluídos 5 pesquisa pois apresentavam temáticas que devidamente não abordavam o tema proposto. Com isso foram analisados 16 artigos que juntamente fazem parte da pesquisa apresentada em duas categorias:

Planejamento da assistência de enfermagem

O aprendizado do autocuidado referente ao paciente portador de lúpus (LES) é um fator fundamental para a assistência de enfermagem, por estimular maior independência do individuo ao lidar com as alterações da doença no organismo. A assistência de enfermagem deve ressaltar as informações sobre a doença, e os principais cuidados de controle do lúpus1.

Pacientes com lúpus precisam de constante vigilância na busca de manter a remissão da doença. O lúpus é uma doença totalmente diferente das outras doenças crônicas, pois apresenta fases assintomáticas, apresentando a disposição por parte do paciente de negligenciar os cuidados prestados com a saúde, diante as medidas de prevenção secundarias1. Embora não conheçam a sua etiologia nota-se diversos fatores em conjunto que desta forma favorecem o desenvolvimento do lúpus sendo que se destacam: fatores ambientais genéticos e fatores emocionais4.

O lúpus apresenta diferentes manifestações clinicas sendo que seus significados podem ser variados, desta forma podendo ser confundido com outros problemas de saúde apresentados pelos pacientes. É uma doença que atinge múltiplos órgãos, podendo deixar os pacientes inseguros e confusos a respeito do seu bem estar. Sendo assim destacamos alguns cuidados prioritários para pacientes portadores de lúpus tais como, analisar nível de consciência, monitoramento do peso, monitorar o surgimento de edemas, analisar exames laboratoriais, observar o estado nutricional que o paciente apresenta orientar ao paciente as possíveis reações adversas decorrentes dos medicamentos, manter a pele sempre protegida com filtro solar dentre outros cuidados5.

Desta forma a assistência de enfermagem deve ser devidamente planejada de forma correta e colocada em prática nos devidos pacientes, sendo abordado de forma humanizada e sistemática visando o bem estar físico social e mental do paciente portador de lúpus.

Cuidados de enfermagem aos pacientes portadores de lúpus

A utilização e o desenvolvimento do cuidado de enfermagem aos pacientes concedem o aprimoramento e o desenvolvimento dos conhecimentos do profissional de enfermagem, favorecendo raciocínio clinico e uma visão holística referente ao paciente com lúpus.

Mesmo que a sobrevivência dos pacientes portadores de lúpus (LES) tenha aumentado nos últimos 50 anos à qualidade de vida continua apresentando baixos índices. A analise da qualidade de vida se identifica como um importante aspecto para medir o impacto das doenças crônicas. O instrumento para analise da qualidade de vida é composta por um número de questões ou itens, nos quais os itens são agrupados em domínios e dimensões. O domínio corresponde ao espaço do comportamento que referentemente esta sendo usado por medidos, agora os domínios abordam questões sobre funções sociais, físicas e emocionais4.

Algumas medidas de enfermagem são necessárias, para que o cuidado de enfermagem seja prestado ao paciente, no qual se destaca saber quais os recursos e riscos, estão disponíveis para o diagnostico da patologia, e apoiar o paciente durante o período de tratamento deixando o otimista7.

Com os cuidados de enfermagem prestados os paciente apresentarão melhora no seu bem estar, nas suas funções biológicas, psicológicas e sociais, oferecendo ao paciente segurança para lidar com os problemas decorrentes da patologia.

Discussão

De acordo com Ferreira et al.,4 lúpus é uma patologia considerada infecção crônica do tecido conjuntivo, de origem multifatorial que apresenta característica em lesionar diversos órgão e o sistema, desenvolvendo distúrbios imunológicos. E segundo Almeida et al.,6 lúpus é considerado respectivamente uma doença crônica podendo afetar o sistema imunológico do paciente, afetando vários órgãos ocasionando diversas manifestações, chegando a afetar a incapacidade física e biológica, podendo ser considerada como ameaça para a vida.

De acordo com Silva et al.,7 a qualidade de vida dos pacientes portadores de lúpus é considerada uma das piores doenças relacionadas com as outras doenças crônicas, afetando o comprometimento físico do paciente. O lúpus se caracteriza por incorporar a patologia na vida do seu portador, formando-se uma situação de estresse juntamente com a família, grupo social ou as pessoas mais próximas da vida do paciente. Conforme Freire et al.,4 a qualidade de vida encontra-se como um importante fator para a medição do impacto que a doença gera na vida dos pacientes. A qualidade de vida respectivamente deve ser avaliada em pesquisas clinicas, observando o impacto da doença como medida qualitativa complementar, levando em fato as perspectivas do paciente, quando haja o envolvimento de tomada de decisão relacionado aos fatores da doença.

Conforme Bettencourt et al.,1 o processo de cuidar em enfermagem é um processo metodológico que permite, descrever, identificar, compreender, explicar ou ensinar como os pacientes lidam com os problemas de saúde e a determinação das intervenções de enfermagem de acordo com a resposta do paciente. Segundo Almeida et al.,6 são necessárias algumas orientações para os pacientes portadores de lúpus tais como a assistência de enfermagem planejada e sistematizada. Desta forma a enfermagem deve promover e identificar as necessidades de saúde que o paciente apresenta, proporcionando a prevenção e a recuperação da saúde.

Conclusão

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma patologia que até o momento não apresenta cura, sendo que apresenta maior prevalência em indivíduos do sexo feminino. É fundamental a assistência de enfermagem em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico (LES), pois desta forma poderá identificar, compreender, analisar se o paciente responde ao tratamento, e principalmente explicar ao paciente a importância do cuidado correto da doença para que ele possa ter um bem estar de vida saudável.

Com isso conclui-se, que a convivência com o lúpus não impede que os pacientes criem metas e expectativas quanto ao seu futuro, seja o desejo da realização da carreira profissional ou ate mesmo a construção de uma família.

Referências

1.    Bittencourt G kelly GD, Beserra PJF, Nóbrega MML de. Assistência de Enfermagem a Paciente com Lupus Eritematoso Sistêmico Utilizando a Cipe. Rev Gaúcha Enferm. 2008;29(1):26–32.

2.    Reis MG dos, Loureiro MDR, Silva M da G. Aplicaçao da metodologia da assistencia a pacientes com Lupus Eritomatoso Sistemico em pulsoterapia: uma experiencia docente. Rev Braileira Enferm. 2007;60(1):229–32.

3.    Borba EF, Latorre LC, Brenol JT, Kayser C, Silva NA da, Zimmermann AF, et al. Consenso de Lúpus Eritematoso Sistêmico. Rev Bras Reum. 2008;55(1):196–207.

4.    Araújo AD, Yépez MAT. Expressões e sentidos do lúpus eritematoso sistêmico (LES). Estud Psicol. 2007;12(2):119–27.

5.    Freire EAM, Souto LM, Ciconelli RM. Medidas de avaliação em lúpus eritematoso sistêmico. Rev Bras Reum. 2011;51(1):75–80.

6.    Pistori PA, Pasquini VZ. Cuidados e orientações de enfermagem para pacientes portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico. Rev Enferm UNISA. 2009;10(1):64–7.

7.    Vianna R, Simões MJ, Inforzato HCB. Lúpus eritematoso sistémico. Rev Ceciciliana. 2010;2(1):1–3.

8.    Almeida RA de, Pequeno GA, Almeida F das CA de, Bastos RAA, Barros MES. Aplicando o Processo de Enfermagem no Cuidar de um Paciente com Lúpus Eritematoso Sistêmico. Rev Bras Ciências da Saúde [Internet]. 2013 Jun 30 [cited 2014 May 14];17(2):121–6. http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rbcs/article/view/12408/9704

9.    Silva A carolina S, Amorim EC, Silva GG, Silva J de S, Correia DS. Qualidade de vida de pacientes com lúpus eritematoso sistêmico : estudo preliminar comparativo. 2012;10(5):390–3.