O tema tem o objetivo de definir conceitualmente o que é Educação Ambiental e como a população pode contribui na defesa e conservação do meio ambiente, bem como assessoria e consultoria pode promover o desenvolvimento sustentável.

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o individuo e a coletividade constrói valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem o uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (art. 1º. Lei 9.795/1999).

Na contemporaneidade há uma crescente demanda pela necessidade de incorporar a educação ambiental na vida de todos os cidadãos, já que estes estão perdendo a relação natural que tinha com a natureza devido o homem passar a ver o meio ambiente como fonte de exploração, não apenas como meio para atender suas necessidades de sobrevivência mais também de consumo, como afirma Noal, 2002, p.78.

Os interesses em jogo são muito grandes na sociedade globalizada. As empresas e corporações não estão dispostas a abrir mão de sua parcela de lucro, pois o modelo em que se baseia o desenvolvimento atual é regido pela "ética do lucro", do progresso sem limites e da rentabilidade crescente.

Com isso percebe-se que a sociedade atual é baseada no consumo e no lucro, já que o mundo globalizado em que vivemos é dominado por uma minoria que detêm os meios de produção suficientes para produzir o lucro máximo. O sistema consumista proposto pela economia capitalista gera anualmente toneladas de resíduos sólidos e líquidos de diversas origens que sobrecarregam a natureza esse acúmulo quando não tratado, promove inúmeros desequilíbrios ambientais como: contaminação da água, aquecimento global, devastação das florestas, acúmulo de lixo e emissão de gases poluentes...