Faculdade Nossa Cidade

Gestão em Recursos Humanos

Professora e orientadora: Esther Cosso

Aluna: Evanilde de Sousa Soares Faria

Assertividades nas relações interpessoais das organizações

A globalização trouxe muitas mudanças na economia, mercado e politica, o mundo ficou interligado, as pessoas também sofreram mudanças de comportamento, andam quase que correndo, ficam mais conectadas na internet, as empresas cobram mais metas, os colaboradores por sua vez mais estressados. O que torna mais difícil a relação interpessoal, pois quando um indivíduo não está consigo mesmo, acaba criando um conflito intrapessoal.

Para Gramigna (2007, p.214). Mesmo com os avanços tecnológicos e seus artifícios de comunicação, ainda tem a presença de indivíduos  sendo liderado por profissionais desalinhados em relação aos objetivos da organização, dessa forma comprometendo

          As empresas buscam profissionais que tenham competências, principalmente a comunicação assertiva, que é a maneira de se comunicar de forma natural, saber dizer não quando tem que dizer, saber fazer e receber criticas, não aceitar certas coisas somente para agradar um amigo ou um chefe.

Relação interpessoal são as relações que mantemos com pessoas que convivemos diariamente, familiares, vizinhos, colegas de classe e os colegas de trabalho, para conseguir conviver em sociedade é necessário que as pessoas pratiquem a empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro, para entender e respeitar as diferenças das pessoas.

A inteligência emocional é a aptidão de saber administrar seus medos, anseios, emoções e usa-los a seu favor para alcançar resultados, pois ela traz um equilíbrio emocional no momento de tomada de decisão, portanto quando você usa a inteligência emocional aliada à prática de assertividade nas relações interpessoais, vai ser um diferencial por que as grandes empresas não buscam apenas os profissionais mais qualificados e sim aqueles que possuem essas competências.

Diariamente nos relacionamos com pessoas com personalidade bem diferentes, estressadas, algumas mal educadas que pensam que tudo é resolvido na base do berro ou violência, mas quando se deparam com pessoas assertivas que usam a inteligência, não conseguem com esse comportamento, pois o assertivo tem habilidade para desarmar qualquer conflito que possa surgir, seu discernimento lhe permite tomar decisões e estabelecer estratégias.

A partir do momento que a pessoa desenvolver essas habilidades, estará melhorando o seu perfil profissional, vai ser mais valorizado e requisitado por grandes organizações, além de melhorar sua comunicação.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada a administração de empresas: psicologia de comportamento organizacional, 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos, 2 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/o-que-e-inteligencia-emocional

Acesso 03 MAI 2013