LAURIANO, Derivalda de Matos Lemos. ASPECTOS RELEVANTES DA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 E ÁCIDO FÓLICO EM INDÍVIDUOS IDOSOS.
2013. Trabalho de Conclusão de Curso de Farmácia – Estácio/FIB CENTRO UNIVERSITÁRIO DA BAHIA. Salvador - BA, 2013.

RESUMO

O envelhecimento humano está relacionado com a má absorção de vitamina B12 e ácido fólico a partir dos nutrientes ocasionando anemias carências, portanto, é importante realizar uma investigação clínica e laboratorial específica acerca do déficit dessas vitaminas em indivíduos idosos. Esse estudo tem como objetivo relacionar os aspectos relevantes sobre a importância de se realizar um diagnóstico precoce e rotineiro deste tipo de anemia na população idosa evitando-se com isso o desenvolvimento de distúrbios neurológicos, cognitivos e hematológicos, com melhorias na qualidade de vida do indivíduo. Este estudo é uma revisão bibliográfica do tipo qualitativa, quantitativa e descritiva cujos dados foram coletados a partir de publicações em base de dados online e de acervos bibliográficos.
Observaram-se neste trabalho que a deficiência de vitamina B12 e de ácido fólico possui prevalência relevante na população idosa com sérias conseqüências quando não tratada. É de grande importância que os profissionais de saúde estejam atentos ás manifestações clínicas e laboratoriais que caracterizam a anemia megaloblástica e investiguem estes achados nesta população.
Palavras-chave: hematologia, idoso, vitamina B12, ácido fólico, anemia megaloblástica.