Melo Pierre Hussein Chaly nº439
Faculdade de educação e Comunicação, Licenciando em P. W. Organizaçoes

Aspectos relevantes ao desenvolvimento humano

Falar de desenvolvimento humano é motivador e envolve muitas curiosidades, pois ao falar deste mostramo-nos influenciados pelo nosso dia a dia. É neste propósito que mostrar-se-ão abordagens sob ponto de vista daqueles que foram os teóricos da área, e aquilo que é o olhar de estudante contemporâneo sob influência de aspectos que vão marcando o nosso quotidiano. Antes porem diria que para falarmos de algo precisamos ter um conhecimento sobre esta mesma coisa, é neste propósito que há necessidade de começar-se pelo conceito, do que deve ser, desenvolvimento humano. Dizer que há uma tendência unânime das definições dadas pelos autores, pois apresentam uma mesma essência do que é desenvolvimento. Sendo a mais clara de Mesquita e Duarte (1996) que narram que o desenvolvimento é a psicologia do Estudo do ciclo da vida, desde a infância até à Velhice. Sendo assim eu satisfaço-me com esta definição dizendo que desenvolvimento são as mudanças que vão decorrer no percurso vital.
Para Berger (2003:2) o estudo do desenvolvimento humano enquadra várias matérias académicas. Com este raciocínio pode-se afirmar que então para apresentarem-se factores que mais influenciam o homem é necessário fazer estudos com recurso a estas várias matérias, no argumento, BERGER apresenta disciplinas como Biologia a Pedagogia e psicologia, como sendo as que melhor podem ajudar a fazer face ao estudo do desenvolvimento humano, com isto fazendo a interdisciplinaridade está apresenta três aspectos para o estudo deste desenvolvimento humano que são o domínio biossocial, cognitivo e psicossocial. Berger diz que o embora haja divisão do domínios no desenvolvimento humano, para facilitar o estudo deste, os factores que estão nestes domínios muito raramente são exclusivos dos seus domínios.
Para Berger o desenvolvimento Biossocial inclui todo o crescimento e as mudanças que ocorrem no corpo da pessoa, alem dos factores genéticos, nutricionais e de saúde que o afectam no crescimento e mudanças. Sendo também constituinte deste domínio as habilidades motoras que dizem respeito ao a fase do bebe ate a fase de conduzir um carro, este domínio também inclui a factor cultura e sociedade. E para o domínio cognitivo Berger apresenta que este inclui todos os processos mentais utilizados para se obter aprendizagem ou para se tornar consciente do meio ambiente. Sendo aspectos constituintes deste domínio cognitivo a percepção, a imaginação Juízo, memoria e linguagem. E as emoções, o temperamento, habilidades de pratica social seriam constituintes do domínio psicossocial.
Bonita é esta perspectiva de BERGER de poder apresentar domínios que nos facilitam a procurar os aspectos mais relevantes que influenciam o desenvolvimento humano. Assim apresentas as interacções do indivíduo com os outros, o tempo ao longo do qual este vai estar inserido em contextos sócias, e as condições económicas, como sendo factores influentes. Para dos Santos (2009:4) o desenvolvimento humano compreende a interacção do indivíduo e o ambiente, este desenvolvimento pode ser caracterizado no âmbito mental como orgânico.
Existem vários outros factores mencionados pelos psicólogos dentre os fectores estão a hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio ambiente no decorrer da pesquisa deparei-me com vários factores que se parecem divergentes mas na minha opinião não diríamos que são teorias contraditórias mas sim teorias conciliadoras pois que tempo a tempo surgiam varias opiniões que completavam as teorias passadas, sendo assim o pesquisador concorda com todas teorias mas de uma forma conciliadora existem vários outros factores do que aquilo que imaginávamos, talvez dizer que os factores são 2 os extrínsecos e intrínsecos onde os extrínsecos dependem muito do meio externo enquanto os intrínsecos compreendem os processos cognitivos ou os processos internos que as ciências biológicas tentam compreender.