Aspectos na construção de materiais pedagógicos a partir das TICs

 

RESUMO

O trabalho mostra alguns aspectos na construção de materiais pedagógicos a partir das TICs, retomando discussões sobre seus meios, importância e utilização.

 

PALAVRAS-CHAVE: tecnologia; adaptações; produção.

 

INTRODUÇÃO:

Atualmente vivemos uma constante descoberta de aparatos tecnológicos e suas atualizações, nesse cenário de transformações sociais, econômicas e pedagógicas é que nos fazemos necessários às condições de adaptações e utilizações dos diversos meios de produção e alcance do conhecimento. A sociedade aprende de forma rápida e mais integrada, manipulando diversas ferramentas tecnológicas, transformando seu tempo.

 

DESENVOLVIMENTO:

Portanto, a utilização da tecnologia a partir do século XXI é essencial para o domínio de condições de produção de conhecimento, de facilitação ao acesso e compartilhamento de informações. A sociedade é integrada as ferramentas digitais e deve utilizar-se da tecnologia como inclusiva e somatória.

No caminho dessa mudança constante, notamos inúmeras adaptações no processo da educação como a utilização de projetores, notebooks, palms, tablets, etc. Todos esses materiais e meios de produção do conhecimento devem ser compreendidos como facilitadores no processo da educação e não como fins.

 

A produção de materiais pedagógicos deve ser concentrada nos objetivos gerais estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 1997. É evidente que devemos compreender o processo de mudança provocado pelo acesso à tecnologia, por isso devemos utilizá-la para adquirir e construir conhecimentos, a partir de adaptações no uso de dispositivos e matérias pedagógicos mais condizentes com a tecnologia.

 

“Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.” (PCN, 1997, p. 8).

CONCLUSÃO:

 

Necessitamos utilizar os meios para melhorar o aprendizado, aprendendo e construindo a educação através da produção de materiais pedagógicos mais condizentes com a tecnologia, aplicando as transformações e adaptações necessárias para alcançar melhores resultados.

 

 

 

 

Referências Bibliográficas:

 

 

SANTOS, Edméa Oliveira. Formação de Professores e Cibercultura: Novas

Práticas Curriculares na Educação Presencial e a Distância. In: Revista da

FAEEBA, jan./jun. 2002.

 

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES Sérgio. Sobre educação (Diálogos), vol. 1. Rio de  Janeiro: Paz e Terra.

 

PCN, Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. 5. Brasília 1997, 8 p.