A pneumonia é um distúrbio pulmonar restritivo, caracterizado pela inabilidade dos pulmões em expandir-se totalmente, como resultado de inflamação dos pulmões.

A função pulmonar durante a pneumonia modifica-se nos diferentes estágios da doença. Nos estágios iniciais, o processo pneumônico pode localizar-se em apenas um pulmão, e a ventilação alveolar pode estar reduzida. Isso resulta em duas anormalidades pulmonares principais: uma é a redução da área total da relação ventilação/perfusão. Ambos os efeitos provocam redução da capacidade de difusão, com conseqüente hipoxemia e hipercapnia. Em uma fase tardia não acontece mais a perfusão no local, e o sangue é desviado para áreas sadias.

São denominadas pneumonias primárias as que atingem primitivamente o pulmão como doença autônoma e secundárias quando surgem na vigência de outra enfermidade preexistente, pulmonar ou não.


CLASSIFICAÇÃO

As pneumonias podem ser classificadas de acordo com:

- Suas formas anatomo-patológicas (conforme os elementos estruturais envolvidos): pneumonia alveolar ductal; pneumonia intersticial (envolve alvéolo e interstício); broncopneumonia (focos de inflamação espalhados por todo o pulmão); broncopneumonia intersticial (acomete brônquios, alvéolos e interstício); broncopneumonia intersticial supurativa (necrose + supuração).
- Sua etiologia: agentes bacterianos, agentes virais, fungos protozoários, helmintos, alterações imuno-alérgicas, aspirativas, processos químicos e processos físicos.


SINAIS E SINTOMAS

- Tosse
- Dor no tórax ao respirar
- Febre alta
- Calafrios
- Sudorese
- Palidez
- Fadiga generalizada
- Dor de cabeça
- Náusea, vômitos
- Cianose de extremidades


TRATAMENTO

O tratamento da pneumonia se baseia na antibioticoterapia. A fisioterapia vai atuar na desobstrução e higiene brônquica e, após essa etapa na reexpansão pulmonar.




BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS

? J. CLAUDE BENNETT, M.D.; FRED PLUN, M.D. Tratado de Medicina Interna. 2 edição, volume 1, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1997.

? SMELTZER, SUZANNE C.; BARE, BRENDA G. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 7 edição, volume 2, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1994.