Resumo: Este artigo tem a finalidade de divulgar informações sobre Uruará e sua geografia, situado no sudoeste do Pará o município surgiu no ano de 1972 sendo distrito de Prainha até o ano de 1986, elevando-se à categoria de município a partir deste ano. Situado na BR-230 seu meio de circulação de mercadorias e transportes é, em sua maioria terrestre, seu solo variado produz diferentes produtos tais como: cacau, café e pimenta. O texto está disponível para questionamentos e dados atualizados. Acadêmicos do Curso de Administração de Empresas da Faculdade de Itaituba, na Disciplina de Comunicação e Expressão, ministrada pela Professora doutora Djalmira de Sá Almeida. Trabalho da Equipe: Débora de Farias, Fabiane Castanha Bueno, Fanny Keller C. Nicolodi, Gleidison Silva Caxiado, Jackeline M. da Silva Vargas, Minelle Guerra dos Santos, Rosinelia Oliveira da Luz
Palavras - chave: Uruará - geografia - desenvolvimento
ASPECTOS FÍSICO-TERRITORIAIS

LOCALIZAÇÃO: O município de Uruará pertence à mesorregião Sudoeste Paraense e à microrregião de Altamira. A sede municipal apresenta as seguintes coordenadas geográficas: 03o 42' 54" de latitude Sul e 53o 44' 24" de longitude a Oeste de Greenwich.
EMANCIPAÇÃO: No ano de 1986, o sonho de emancipação torna-se realidade. Agora, havia a finalidade de solidificar as estruturas políticas, sociais, econômicas e educacionais que desse a base de sustentação do promissor município. Após a criação do município de Uruará, buscou-se implantar a Educação, trazendo para seu município o Ensino Médio, dando oportunidade de qualificação aos filhos daqueles que acreditavam e permaneceram nesta terra.
LIMITES: Possui uma área territorial de 10.637 Km².
Ao Norte - Municípios de Prainha e Medicilândia
A Leste - Municípios de Medicilândia e Altamira
Ao Sul - Município de Altamira
A Oeste - Município de Santarém
SEDE E DISTRITOS: Elevado à categoria de município com a denominação de Uruará, pela lei estadual nº 5435, de 05-05-1988, desmembrado Prainha. Sede no atual distrito de Uruará. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989. Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.Em divisão territorial datada de 2005, o município aparece constituído de 2 distritos: Uruará e Alvorada.

CLIMA: As características climáticas do Município não diferem muito das de sua região. A temperatura do ar é sempre elevada, com média térmica anual de 25,6o C e valores médios para a máxima de 31o C e para a mínima de 22.5o. C. A umidade relativa apresenta valores acima de 80%, em quase todos os meses do ano. A pluviosidade se aproxima de 2.000 mm anuais. Entretanto, é um tanto irregular durante o ano. A estação das chuvas coincide com os meses de dezembro a junho, e a menos chuvosa, de julho a novembro. O tipo climático da região é o Ami que se traduz como um clima, cuja média mensal de temperatura mínima é superior a 18o.C. Tem uma estação seca de pequena duração e amplitude térmica inferior a 5o.C entre as médias do mês mais quente e do mês menos quente. O excelente de água do solo, segundo o balanço hídrico, corresponde aos meses de fevereiro a julho, com excedente de mais de 750 mm, sendo março o mês de maior índice. A deficiência de água intensifica-se entre agosto e dezembro, sendo setembro o mês de maior carência, ao se constatar menos de 90 mm.

SOLOS: Os solos são representados pelo Latossolo Amarelo distrófico textura média, argilosa e muito argilosa. Concrecionários Lateriticos Indiscriminados distróficos textura argilosa, Podzólico Vermelho-Amarelo textura argilosa, Latossolo Podzólico Vermelho-Amarelo equivalente eutrófico textura argilosa. Solos Litólicos distróficos textura indiscriminada e afloramentos rochosos.

VEGETAÇÃO: A vegetação é representada, em sua maior cobertura, pela Floresta Densa de platôs (sub-região dos altos platôs Xingu-Tapajós), pela Floresta Aberta Mista, constatando-se extensos desmatamentos em ambos os lados da Rodovia Transamazônica, ensejando a formação de capoeiras.
HIDROGRAFIA: A hidrografia do Município é representada, praticamente, por uma única Bacia, a do rio Curuá do Sul, que, juntamente, com seu principal afluente da margem direita, o rio Uruará e seu afluente e subafluente rio Magu e o igarapé Onça, fazem o limite natural norte-nordeste com Medicilândia.
ESTRADAS, CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS, TRANSPORTES.
A circulação de mercadorias e feita através de Transporte terrestre (Via Rodoviária pelas BR 230 e 163, e fluvial pelos rios Curuauna e Uruará.
PRODUÇÃO, PRODUTOS, MATÉRIA-PRIMA, INDUSTRIALIZAÇÃO:Lavoura cacaueira, Pecuária de corte e leite, Café, Cultura de subsistência, Extração de Madeira, A industrialização se baseia em pequenas fabricas como: Fabrica de Palmito (M.A.Vitti), Cerâmica (Santa Terezinha), Cerealista Chapadão. Expectativas de expansão do café em 2012, chegando com tudo segundo fontes do município.
PERSPECTIVAS DE ALTERAÇÕES DO ESPAÇO DO MUNICIPIO: Há possibilidade de ser anexado um espaço territorial que abrange a vicinal do km 180 sul, com extensão linear de 60 km.
Considerações Finais: Com base nas consultas de sites da internet e pesquisas feitas neste trabalho podemos perceber que Uruará é uma cidade pequena que vem se desenvolvendo e expandindo-se dentro de seu território, porém em nível nacional ainda continua sendo pouco divulgada.
REFERÊNCIAS: Fonte: SEPOF-PA, Portal Amazônia 08/02/2007- KR
Emater: Sr. Domingos
Portal Amazônia
Prefeitura (Edson)
Site IBGE