ASPECTOS EPIDEMIOLOGICOS DA LEISHMANIOS TEGUMENTAR AMERICANA EM BOA VISTA-RR

Loraine Sibele de Lima Cortez1 Jucianne Aparecida dos Santos Carvalho2, Aline Delta de Sousa Amorim Cruz3 Joana D?arc Sampaio Silva de Oliveira4, Josélia de Sales Lima5, Ana Paula Moreira Hirt6
1, 2, 3, 4, 5, 6 Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão - [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]

RESUMO

O Brasil vivencia na atualidade situações nas quais velhas endemias, que se pensavam esquecidas, ressurgem com impactos e muitas vezes, com perfis de morbi-mortalidades diferentes daqueles já conhecidos. A Leishmaniose Tegumentar Americana, atualmente, encontra-se como doença re-emergente, trazendo novos focos e surtos em todo mundo. No Brasil a maior incidência da doença está na região norte, principalmente na região Amazônica, e Boa Vista está inserida neste contexto. Portanto, a pesquisa teve como objetivo realizar um levantamento epidemiológico com o intuito de conhecer e descrever os aspectos epidemiológicos da Leishmaniose Tegumentar Americana no município de Boa Vista, através de um estudo retrospectivo no período de 2004 à 2008. Para realização da pesquisa foi necessário pesquisa bibliográfica e para pesquisa de campo utilizou-se o banco de dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação, mediante analise das variáveis da Ficha de Investigação Epidemiológica, fornecidos pela Secretária de Saúde e departamentos específicos. No entanto, através deste estudo pode-se concluir que o município de Boa Vista apresenta um perfil epidemiológico ocupacional e de lazer, quanto à notificação dos casos, a área urbana revelou um percentual de (74%), registrando maior incidência no sexo masculino (88%), predominando o grupo etário de 20 a 49 anos (27%), apresentando a forma cutânea da doença (94%). Ainda observa-se um aumento de casos novos da doença (93%), verificando que esta apresenta uma variação sazonal, sendo mais intensa no período chuvoso. Contudo, em relação aos anos estudados a vigilância epidemiológica tem mostrado sua eficácia no controle da leishmaniose no município.

Palavras-chave: Leishmaniose tegumentar americana, Flebotomíneo, Epidemiologia.


1. INTRODUÇÃO

Leishmanioses são antropozoonoses consideradas grandes problemas de saúde pública por apresentarem um importante complexo de doenças, que possuem altos espectros clínicos e diversidade epidemiológica. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 350 milhões de pessoas encontram-se expostas ao risco, onde aproximadamente dois milhões de novos casos surgem a cada ano (Manual de Vigilância da Leishmaniose Tegumentar Americana, 2007).
O histórico da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), data desde a antiguidade, no primeiro século d. C., na Ásia Central. As lesões encontradas nos doentes eram nomeadas de acordo com região em que se encontravam, por esta razão a doença possui várias denominações (Lainson, 1997, citado por Magalhães, 2001).
O nome da doença se dá em homenagem ao pesquisador Leishman, que descobriu o parasita em 1908. Vários pesquisadores desde então vem se empenhando na busca de descobrir formas de amenizar a re-emergência da LTA e o porquê da urbanização da mesma (Medeiros, 1999).
Para Costa (1998), a primeira referencia no Brasil sobre a LTA é deduzida através de um relato feito da viagem de Frei Don Hipolyto Sanchez Rangel de Farias e Queiros, onde ele descreveu em um livro os mosquitos e suas conseqüências para os humanos, denominando-a de lepra. Nos últimos anos, o aumento da incidência de leishmaniose tegumentar em todo o Brasil, deu-se em função da ampla difusão de endemias por todo território, tornando-se um problema de saúde pública no nosso país.
A LTA ainda apresenta-se nas formas: cutâneas, mucosa e cutânea difusa. Essas manifestações se não tratadas a tempo, podem levar a morte do individuo acometido (Ashford 2000, Gontijo e Carvalho 2003, MS 2007 citado por Almeida, 2009).
Essa doença é constituída por uma diversidade de agentes, de reservatórios e de vetores, apresentando diferentes padrões de transmissão e conhecimento limitados, o que torna difícil seu controle. Ainda propõem-se monitoramentos e vigilância em áreas autóctones da doença (Manual da Leishmaniose Tegumentar Americana, 2007).
A LTA constitui um crescente problema de saúde publica. Sua importância levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a incluí-la entre as seis doenças infecciosas e parasitárias pela sua ampla distribuição geográfica e também pelo número de pessoas atingidas anualmente (Basano; Camargo, 2004).
Nas ultimas décadas a análise de estudos epidemiológicos da doença tem sugerido mudanças em seu comportamento. Inicialmente considerada como uma zoonose de animais silvestres que acometia ocasionalmente pessoas em contato com florestas, a mesma começou a ocorrer em zonas rurais já praticamente desmatadas e atualmente em regiões urbanas e periurbanas (Neves; Melo; Linardi; Vitor, 2005).
As medidas de controle preconizadas pelo Ministério da Saúde não tem sido totalmente efetivas, as doenças transmitidas por vetores biológicos associados a reservatórios domésticos e a aspectos ambientais são de difícil controle, quando aliado ao recente processo de urbanização da doença, o que promove conhecimento epidemiológico inadequado da doença nesses focos. O objetivo do controle das leishmanioses é interromper a cadeia de transmissão nos diferentes níveis. O Ministério da Saúde preconiza o diagnóstico precoce e o tratamento do paciente humano e a redução do contato homem-vetor através do uso de telas, mosquiteiros, repelentes tópicos e borrifação ambiental, além da identificação e eliminação do reservatório doméstico em áreas de leishmaniose (Gontijo e Melo, 2004, citado por Almeida, 2009).
Diante desta realidade, torna-se importante conhecer a situação característica da LTA em Boa Vista-RR, tendo em vista que a cidade faz parte da Amazônia, que é reservatório do mosquito flebotomínio, causador da doença. Portanto, diante desses fatos a pesquisa torna-se viável, pois servirá de apoio a outros trabalhos, além do que buscará soluções para cessar os surtos desta doença.
Contudo, no presente trabalho é feito um estudo retrospectivo e descritivo da leishmaniose tegumentar americana no municio de Boa Vista ? RR, onde o objetivo é conhecer os aspectos epidemiológicos da LTA, levando-se em conta algumas características como o perfil de transmissão, a notificação dos casos e a atuação da vigilância epidemiológica no controle da mesma.

2. MATERIAL E MÉTODOS
Área de Estudo
A área de estudo compreende o município de Boa Vista capital de Roraima, com uma população estimada de 266.901 hab. (DATASUS/IBGE ? 2007 ? 2009), concentrando 63% da população do estado. Situada a margem direita do Rio Branco, é a única capital localizada totalmente ao norte da linha do Equador com uma área de 5.117, 90 Km2 (corresponde a 2,54% da superfície do estado).
A pesquisa foi realizada com indivíduos acometidos pela leishmaniose tegumentar americana, mediante dados fornecidos pelo SINAN, no período de janeiro de 2004 à dezembro de 2008, através das seguintes variáveis: leishmaniose tegumentar americana, perfil da LTA, notificação dos casos e práticas adotadas pela vigilância epidemiológica.
O estudo foi desenvolvido nos meses de setembro e outubro de 2009, respectivamente, mediante visitas para descrição e levantamento de dados na Secretária Estadual de Saúde ? SESAU, Departamento Estadual de Vigilância e a Coordenação Estadual de Zoonose do Estado de Roraima. Na pesquisa de campo utilizou-se o Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN), e análise das Fichas de Investigação Epidemiológica (FIE). Quanto aos instrumentos utilizados para avaliar o controle da doença, estes deram-se através de dados fornecidos pela equipe de vigilância epidemiológica.
Metodologia
A pesquisa apresenta caráter quantitativo, pois usa de coleta de dados baseado na medição numérica com a finalidade de testar as hipóteses e a analise de estatísticas.
O estudo adota ainda uma metodologia explicativa descritiva, do tipo não experimental, o qual explica e descreve o tema estudado enfatizando como se caracteriza o fenômeno estudado, além do que não se constroem situações, apenas se observam e descrevem situações já existentes.
De acordo com Sampiere et al., (2007) o estudo explicativo destina-se a responder as causas dos acontecimentos, fatos ou fenômenos. Já os estudos descritivos medem e coletam informações de maneira independente ou conjunta sobre conceitos ou as variáveis, para dizer como é que é que se manifesta o fenômeno de interesse. Enquanto que, a pesquisa do tipo não-experimental se realiza sem manipular deliberadamente as variáveis.

RESULTADOS

Quanto ao perfil da leishmaniose tegumentar americana no município de Boa Vista, de acordo com os dados obtidos pelo SINAN, com base na FIE, o mesmo se encontra no padrão ocupacional e de lazer. Pois o homem adentra o nicho natural do mosquito e o modifica devastando bruscamente regiões de florestas e matas para construção de casas, estradas, cidades, transformando o local em atividades ligadas ao lazer como pesca, caça, acampamento, incluindo atividades como agricultura, agropecuária, entre outros. A pesquisa realizada por Martins et al., (2004), mostra resultado semelhante, onde ele comprova que existem diversos fatores que influenciam a transmissão da doença, relacionando-a principalmente com as ações antropofílicas, gerando desta forma, um imenso desequilíbrio ecológico, tornando a população suscetível.
Outros estudos realizados por Messeder, 1998, Follador, Araújo, Cardoso et al., 1999, consideram a LTA como uma doença de ambientes de florestas, comprovando que o desmatamento atua na incidência da mesma, o qual traz riscos devido as formas irregulares de ocupação dos ambientes pelo homem, gerando um processo de urbanização, trazendo modificações ao hábitat do mosquito transmissor, o qual carente de seu alimento passa a invadir casas, picando pessoas, animais domésticos, gerando prejuízos à saúde dos humanos e animais.
No que tange a notificação dos casos de LTA no município de Boa Vista, os indivíduos acometidos são notificados, através da ficha de investigação epidemiológica ? FIE Apêndice A. As Informações dessa ficha são analisadas e passadas e para o banco de dados do SINAN.
Contudo, as principais características epidemiológicas analisadas quanto à notificação dos casos neste estudo, deram-se através da zona, grupo etário, forma clínica, tipo de entrada e mês de notificação. As analises dos dados indicam que o número de casos abrange as zonas urbana, rural e periurbana. Sendo assim, a LTA predominou na área urbana apresentando 365 casos relatados nos cinco anos estudados, totalizando um percentual de 74%. A zona rural apresentou 123 casos notificados, correspondendo a 25%. Enquanto que a zona periurbana obteve 4 casos notificados, o que correspondeu a 1% apenas.
Quanto ao sexo, a doença nos cinco anos de estudo predominou entre homens. No período de 2004 à 2008 foram notificados 367 caso, dos quais 88% correspondem ao sexo masculino e 12% corresponde ao feminino.
A pesquisa realizada por Martins et al., (2004), comprova resultados semelhantes na região do município de Buriticupu, estado do Maranhão, onde a doença predominou também no sexo masculino nos três anos de estudo (1996, 1997 e 1998), sendo o percentual deste estudo de 71, 5% homens contra 28,5% mulheres.
Quanto à faixa etária, verifica-se que a doença atingiu todas as idades estabelecidas, com baixa freqüência nos grupos etários que correspondem de 1 a 19 anos (3% e 10%, respectivamente), tendendo a aumentar à medida que avança as faixas etárias. O maior aumento da LTA ocorreu nas idades entre 20 e 49 anos (27% e 27%, respectivamente), decaindo e mantendo-se baixa à medida que aumentam as idades. Considerando-se os dados dos cinco anos em conjunto, a ordem foi a que segue: 1 a 9 anos (3%), 10 a 19 (10%), 20 a 29 anos (27%), 30 a 39 anos (27%), 40 e 49 anos (20%), 50 e 59 anos (8%), e 60 e + (5%).
No que se refere à forma clinica da doença, a mesma é caracterizada compreendendo a forma mucosa e cutânea Apêndice B. Observa-se que a forma cutânea é a que mais atinge a população de Boa Vista, sendo que dos 342 casos notificados, 94% apresentaram a forma cutânea. Revelando-se desta forma com principal agente etiológico a Leishmania (Viannia) guianensis, embora outras subespécies também possam estar envolvidas (Manual de Vigilância Epidemiológica, 2007).
A pesquisa realizada por Medeiros & Roselino, ressalta que alguns fatores são associados ao desenvolvimento da forma cutânea, incluindo jovens e adultos do sexo masculino, em fase reprodutiva, predileção pela região distal da cartilagem nasal, que se deve ao fato da baixa temperatura favorecer o desenvolvimento da leishmania.
Quanto a forma mucosa, verifica-se que das 25 notificações, 4% apenas apresentaram esse aspectos clinico. O principal agente etiológico desta forma é a Leishmania (Viannia) brasiliensis, o qual possui um vetor transmissor antropofílico (Guia de Vigilância Epidemiológica, 2002).
No tipo de entrada, entre os 366 casos notificados, 93%, referem-se a casos novos, ou seja, indivíduos que apresentam a doença pela primeira vez, e os casos de reinfecção correspondem a 7%. De acordo com a pesquisa realizada por Guerra, Barbosa e Loureiro et al., 2007, no município de Manaus ? AM, a maioria dos pacientes apresentaram a LTA pela primeira vez, inserindo-os como casos novos da doença, comprovando que o resultado acima é significativo.
Quanto ao mês de notificação, a LTA apresenta uma variação sazonal, sendo mais intensa no período mais chuvoso, que compreende os meses de março, abril, maio, junho, julho e agosto, respectivamente, quando a temperatura, insolação e evaporação estão mais baixas e a umidade mais alta, propiciando aumento da densidade dos flebotomíneos, incluindo espécies envolvidas no ciclo da doença.
A variação do número de casos com relação a sazonalidade, verificou-se maior incidência no período chuvoso, dentre estes, destacaram-se os meses de março apresentando 41 casos notificados, que corresponde a 11%, tendendo a aumentar no mês de abril com 54 notificações, correspondendo a 15%, maio decai com 34 casos descritos, representando 11%, sendo que os meses de junho, julho e agosto, apresentam uma leve oscilação, notificando 39 (11%), 38 (10%) e 36 (10%) casos, respectivamente. A pesquisa realizada por Martins et al., (2004) assinalou semelhanças na região de Buriticupu no estado do Maranhão, onde os meses de estudo apresentaram picos elevados nos meses de abril a outubro, relacionando-os com o período chuvoso.
No que se refere às práticas adotadas pela vigilância epidemiológica a mesma condiz com a literatura estudada. O departamento de Vigilância Epidemiológica da SESAU adota medidas preventivas para pacientes, através de uma droga chamada antimoniato N-metil glucamina, tanto para as formas mucosas e cutâneas. As medidas preventivas e de controle se dão através de:
Medidas Ambientais
a) Construção de casas a pelo menos 100 m da vegetação;
b) Uso de telas de proteção e mosquiteiro;
c) Manter quintais e terrenos limpos, evitando condições propicias para criadouro do vetor;
d) Evitar criação de galinhas, patos, porcos em cidades.
Medidas Individuais
a) Uso de repelente;
b) Evitar adentrar ambientes de matas fechadas, rios, lagos, lavagens de roupas;
c) Cuidado com animais domésticos como cães, gatos, mantendo-os sempre limpos.
No entanto, essas medidas revelam que a problemática da LTA nos cinco anos de estudo foram mitigadas, mostrando desta forma a eficiência da vigilância epidemiológica no controle da mesma.

CONCLUSÃO

Esta pesquisa objetivou conhecer os aspectos epidemiológicos da leishmaniose tegumentar americana no município de Boa Vista, nos anos de 2004 a 2008, tomando-se como base o banco de dados do SINAN sob a forma de levantamento de variáveis encontradas na ficha de investigação epidemiológica.
As descrições realizadas neste estudo mostram que, a LTA apresenta um perfil ocupacional e de lazer, onde esta se caracteriza por fatores como a intensa modificação de hábitat causada pela ação antrópica, ligadas ao desmatamento, gerando a urbanização. O maior número de casos da doença ocorreu entre indivíduos que residiam em área urbana, houve ainda predominância entre indivíduos da faixa etária dos 20 aos 49 anos, do sexo masculino, sendo que a maioria da população afetada é jovem à adulta. Em contraste como os resultados deste estudo, observa-se a forma cutânea da doença, como a que mais acomete os indivíduos, ressaltando que os mesmos encontram-se notificados com maior índice de casos novos, caracterizando-se como aqueles que adquiriram a LTA pela primeira vez em Boa Vista. Desta forma, o pico da doença revelou-se na estação chuvosa, que compreendeu os meses de março a agosto.
No entanto, no que tange aos objetivos específicos, percebe-se que os mesmos mostram com clareza que o objetivo principal foi alcançado.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, A. B. P. F. (2009) Inquérito soroepidemiológico e caracterização da leishmaniose canina por PCR-RFLP em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Cuiabá-MT, Universidade Federal de Mato Grosso, 2009, p.67. Faculdade de agronomia e medicina veterinária, Departamento de clínica médica veterinária, Curso de pós-graduação em ciências veterinárias. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias). Aprovada em 09 de Fevereiro de 2009.
ATLAS DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (2006) diagnóstico clinico e diferencial. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, 2006.
BARATA, R. B. (2000). Cem Anos de Endemias e Epidemias. Ciên. Saúde Coletiva Vol.5 no.2 Rio de Janeiro.
BASANO, S. A. CAMARGO, L. M. A. (2004). Leishmaniose Tegumentar Americana: histórico, epidemiologia e perspectivas de controle. Rev. Bras. Epidemiol. Vol.7 no.3 São Paulo Sept.
BARCELLOS, C. MONTEIRO, A. M. V. (2009). CORVALÁN, C. et al. Mudanças Climáticas Ambientais e as Doenças Infecciosas: cenários e incertezas para o Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde. Brasília, 18 (3): 285-304, jul.-set.
BRUSTOLONE, Y. M. (2006). Leishmaniose Visceral em Crianças no Estadodo Mato Grosso do Sul, Brasil: Contribuição ao Diagnóstico e ao Tratamento - Campo Grande: Rede Centro Oeste de Pós-Graduação em Ciências da Saúde UNB/UFG/UFMS, p. 144 Programa Multiinstitucional de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
CADERNO INFORMATIVO (1998). Leishmaniose Tegumentar Americana no Brasil. 3. Ed. Ver ampl. Brasília: p. 54.
CASTRO, E. A., SOCCOL V. T., MEMBRIVE, NORBERTO, L. E. (2002). Estudo das características epidemiológicas e clínicas de 332 casos de leishmaniose tegumentar notificados na região norte do Estado do Paraná de 1993 a 1998. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 35(5): 445-452, set-out,
COSTA, L. M. C. (1998). Leishmaniose tegumentar americana: Uso de Técnicas da Biologia Molecular (pcr) no Diagnóstico de Infecção em Roedores de Coleção do Museu Nacional ? UFRJ, Rio de Janeiro. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Ciências da Saúde Pública, p. 85 área de concentração em Ambiente, Saúde e Sociedade - da Escola Nacional de Saúde Pública, FIOCRUZ/RJ.
FOLLADOR, ET AL. (1999) Surto de leishmaniose tegumentar americana em Canoas, Santos Amaro, Bahia, Brasil. Rev. Soc. Bras. Méd. Trop. Vol.32 n.5 Uberaba Spt./Oct.
GUERRA, J. A. O. ET AL. (2003). Aspectos clínicos e diagnósticos da leishmaniose tegumentar americana em militares simultaneamente expostos à infecção na Amazônia. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 36(5): 587-590, set-out.
GUERRA, J. A. O., BARBOSA, M. G. V., LOUREIRO, A. C. S. P, ET AL. (2007). Leishmaniose Tegumentar Americana em crianças: aspectos epidemiológicos de casos atendidos em Manaus, Amazonas, Brasil. Cd. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23(9): 2215-2223, set.
GUIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (2002). Fundação Nacional de Saúde. 5 ed. Brasília. P. 842.
LUCIOLA, G. V., PASSOS, V. M. A., Andrade P. O. (1996). Mudanças no Padrão Epidemiológico de leishmaniose tegumentar americana. Anis bras. Dematol. Rio de Janeiro71(2): 99-105. marc-abril.
MAGALHÃES, R. R. S. G. (2001). Leishmaniose Tegumentar: Estudo do 1º foco ocorrido na cidade do Rio de Janeiro ? Rio de Janeiro.
MANUAL DE CONTROLE DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (2000). Ministério da Saúde. Fundação Nacional da Saúde, Brasília p. 62.
MANUAL DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DA LEISHMANIOSE VICERAL (2006). Ministério da Educação Brasília-DF.
MANUAL DE VIGILÂNCIA DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (2007). Ministério da Saúde. Fundação Nacional da Saúde. 2. Ed. Atual. Brasília p. 180.
MARTINS, L. M. ET AL. (2004). Ecoepidemiologia da leishmaniose tegumentar no Município de Buriticupu, Amazônia do Maranhão, Brasil, 1996 a 1998. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20 (3):735-743, mai-jun.
MEDEIROS, Â. C. R., ROSELINO, A. M. F. (1999). Leishmaniose Tegumentar Americana:
do histórico aos dias de hoje. An. bras Dermatol, Rio de Janeiro, 74(4): 329 ? 336, jul/ag.
MESSEDER, A. M. C., ET AL. (1998). Sobre Vida. Vol.II.
NEVES, D. P., MELO, A. L., LINARDI, P. M., VITOR, ALMEIDA R. W. (2005). Parasitologia Humana. 11ª edição. São Paulo. Editora: Atheneu. P. 3-494.
NUNES, V. I. .B, OSHIRO, E. T., DORVAL, M. E. C, ET AL. (1994). Estudos Epidemiológicos sobre Leishmaniose Tegumentar (LT) e mal de cadeiras no município de Corguinho, Mato Grosso do Sul ? Estudo de Reservatórios, 1992-1994. Ver. Bras. Parasitol. Vet., 3, 1. 29-35.
PIGNATT, M. G. (2004). Saúde e Ambiente: As Doenças Emergentes no Brasil. Ambiente & Sociedade ? Vol. VII nº. 1 jan./jun.
REY, L. (2002). Bases da Parasitologia Médica. 2ª edição. São Paulo. Editora: Guanabara Koogan. P. 3-379.
SAMPIERE, R. H., COLLADO, C. F. & LUCIO, P. B. (2007). Metodologia de La Investigación (4ª Ed.). México: Mc-Graw-Hill.
VALE, E. C. S., FURTADO, T. (2005). Leishmaniose Tegumentar no Brasil: revisão histórica da origem, expansão e etiologia. Na. Bras. Dermatol. 80 (4): 4121-8.
WERNER, D. (1994). Onde não há médico. Ministério da Cultura - 20º ed. Ampl. ? São Paulo.