Na atual conjuntura, a organização e controle feito através da contabilidade deixaram de ser necessidade das grandes organizações e passou a ser um requisito indispensável, não só para o crescimento, mas também para a simples sobrevivência de qualquer empresa. 

Referindo-se especificamente à empresa rural, a idéia acima reconhece dois grupos de fatores que interferem nos seus resultados: fatores exógenos e fatores endógenos. Os fatores exógenos fogem ao controle do empresário rural, tais como: clima, tributação, política agrícola, mercado, concorrência internacional. Os endógenos são aqueles que estão sob o controle do empresário rural, tais como escolher a combinação das atividades agrícolas, rendimento das culturas por área, produções por animal, eficiência da mão-de-obra, máquinas e equipamentos. Os fatores citados são influentes diretos no resultado da propriedade. Para uma correta aplicação dos fatores internos e externos é de suma importância que a contabilidade se faça presente de maneira atuante e eficiente. 

A justificativa deste trabalho está no interesse dos autores em ampliar seus conhecimentos nessa área. Sendo que nossa região é basicamente agrícola e o setor encontra-se em grandes dificuldades, fomos ao encontro das mesmas, buscando a real situação; e, através dela, fornecer dentro dos nossos conhecimentos e dos princípios contábeis, alternativas que possam vir auxiliar-nos na busca de melhores resultados...