1 INTRODUÇÃO

O futebol é tido no Brasil como um fenômeno social, assumindo um importante papel na nossa sociedade. Dentro do contexto esportivo deste país, o futebol é o que alcança maior visibilidade, alcançando uma ampla popularidade.

De acordo com Damatta(1982) desde que chegou ao Brasil o futebol vem conquistando a grande massa populacional, vindo a fazer parte da cultura brasileira, tendo assim seu espaço assegurado e conquistando cada vez mais público.

Atualmente o Brasil está prestes a viver uma grande transmissão ideológica e cultural, sendo o palco da Copa do Mundo Fifa 2014, com esse evento acontecendo no nosso país grandes movimentos sociais veem ocorrendo. Tem-se na sociedade pessoas contra e pessoas a favor da realização deste evento. Neste sentido o presente trabalho apresenta um percurso histórico do futebol, da copa do mundo e seus refletores, bem como uma análise da perspectiva de ter a Copa realizada no Brasil.

2 HISTÓRIA DO FUTEBOL

Damatta(1982) indica que não há uma precisão dos dados quanto ao indicativo das primeiras manifestações do futebol. Diante das pesquisas realizadas data-se que entre 3.000 e 2.500 a.C, na China. Surgiu uma prática denominada de Tsu-Chu , prática a qual chutavam-se os crânios dos inimigos derrotados. Os crânios, que mais tarde viriam a ser substituídos por bolas de couro, tinham que ser chutados pelos soldados chineses por entre duas estacas cravadas no chão, como se fossem traves.

De origem japonesa tem-se o Kemari, que consistia em um ritual religioso em que oito pessoas chutavam uma bola feita de bambu para homenagear o Deus sol.

No continente americano tem-se por volta dos anos de 900 e 200 a.C uma prática da população Maia denominada de pok ta pok, que objetivava-se era arremessar a bola num furo circular no meio de seis placas quadradas de pedras, e o capitão da equipe perdedora era sacrificado no final do jogo.

No período da Idade Média surgiu na França o Soule , esporte praticado pela realeza, que foi proibido pelo rei Henrique II da França, por considerar que o jogo era violentíssimo e barulhento.

Por volta de 1175 os ingleses iniciaram a prática do football pratica a qual habitantes de várias cidades inglesas saiam as ruas chutando uma bola de couro para comemorar a expulsão dos dinamarqueses. Está pratica foi proibida em 1700, por ter sido considerada violenta e a partir de então iniciou um processo de mudanças e estabelecimentos de regras para então regularizar-se como um esporte e vir a ser praticado livremente pela população. Tal liberação ocorreu no ano de 1846.

2.1 HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo de Futebol da FIFA teve seu inicio no ano de 1928 e foi criado por Jules Rimet que decidiu criar um torneio de abrangência internacional. Com 13 equipes participantes a primeira copa do mundo ocorreu em 1930 no Uruguai. Desde então o campeonato vem desenvolvendo-se a cada quatro anos, sendo que durante a Segunda Guerra Mundial foi necessário interromper o campeonato por doze anos.

Destaca-se que o formato de cada campeonato, como número de equipes, bem como o formato final de cada torneio têm variado no decorrer dos anos. Sendo que comumente é constituído de um round-robin seguido de uma fase única de eliminação (mata-mata).

Na sequência apresenta-se o formato de cada Copa do Mundo apresentada por Damatta(1982):

• 1930: Uma fase de grupo, seguida por uma fase de eliminação com um jogo contando com 4 equipes (os vencedores do grupo; note que não houve decisão de 3º lugar)

• 1934-1938: Eliminação do torneio em um jogo; estes foram os únicos torneios sem uma fase de grupos.

• 1950: Um grupo-fase de início, seguido por outra fase de grupos com quatro times (os vencedores de cada fase); este é o único torneio sem um jogo oficial final.

• 1954-1970: Uma fase de grupos, seguida de uma fase de eliminação com oito times (os vencedores e vice colocados de cada chave).

• 1974-1978: Uma fase de grupos, seguida por uma segunda fase de grupos com 8 equipes (os vencedores e vice colocados de cada chave), seguida pela final (os vencedores disputam a final, os vice colocados o 3º lugar).

• 1982: Uma fase de grupos inicial, seguida por outra fase de grupos com doze times (vencedores e segundos colocados de cada chave), seguida por semifinais e final (com os vencedores da segunda etapa).

• 1986-1994: Uma fase de grupos, seguida por uma fase de eliminação com 16 equipes (os vencedores, segundo colocados e melhores terceiros colocados de cada chave). • 1998-presente: Uma fase de grupos, seguida por uma fase direta de eliminação com 16 equipes (os vencedores e segundo colocados).

2.2 A TAÇA

A primeira taça criada para a Copa do Mundo FIFA foi a Taça Jules Rimet, que foi conquistada pelo Brasil no ano de 1970, por ganhar a copa por três vezes. A taça representa uma imagem da deusa grega da Vitória, Nice,a imagem mantinha os braços levantados, e segurava uma copa de formato octogonal. A base feita de mármore tinha gravada o nome dos

vencedores, ela média cerca de 30 centímetros e pesava cerca de 3,8 quilogramas de ouro. Na imagem abaixo pode-se observar a taça:

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=ta%C3%A7a+jules+rimet&client=

A Taça Jules Rimet depois de ser conquistada em definitivo pelo Brasil foi roubada em 1983 no Rio de Janeiro, não sendo mais recuperada, indícios indicam que a taça foi derretida e vendida pelos ladrões.

A atual taça da Copa do Mundo, nunca ficará em definitivo com um país, criada pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga ela foi apresentada ao mundo na Copa do Mundo da Alemanha de 1974.

Pesa 5 quilos de ouro 18 quilates sólido, com uma base de malaquita. O troféu mede 36, 5 cm de altura. E seu peso total é de 6,175 quilos. A imagem retrata duas figuras humanas segurando o globo do planeta Terra. Em sua base são gravadas o nome do vencedor e o ano de cada campeonato mundial. Abaixo pode-se observar uma foto da referida taça:

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=ta%C3%A7a+copa+do+mundo&client=

2.3 CURIOSIDADES SOBRE AS COPAS

Diante de pesquisas sobre fatos Curiosos referentes a Copa do Mundo de Futebol, encontrou-se no site Sua pesquisa.com (2012) um detalhado levantamento das curiosidades, sendo que a partir deles apresentam-se abaixo os momentos mais curiosos sobre a história das copas do mundo de futebol:

- Na Copa do Uruguai, realizada em 1930, um jogador chamou a atenção de todos. O uruguaio Héctor Castro não possuía uma das mãos. Em função deste problema físico e de sua habilidade com a bola no pé, ganhou o apelido de "o divino manco".

- O primeiro gol da história da Copa do Mundo foi marcado por Lucien Laurent, da seleção da França, na Copa do Mundo de 1930 (realizada no Uruguai). Este gol foi marcado aos 19 minutos do primeiro tempo, no jogo de abertura entre França e México, realizado em 13 de julho de 1930. Os franceses levaram a melhor, nesta que foi a primeira partida da história da Copa, vencendo os mexicanos por 4 a 1.

- Na Copa do Mundo de 1934, realizada na Itália, o jogador da seleção italiana Luigi Bertolini entrou em campo com faixas de pano enroladas na cabeça. O jogador fez isso para proteger a cabeça, pois as costuras das bolas da época eram grosseiras e costumam ferir a pele dos jogadores no momento do cabeceio.

- Ainda na Copa de 1934, outro fato curioso. O jogador da seleção suiça Leopold Kielholz jogou usando óculos. Mesmo assim, foi capaz de marcar três gols.

- Na Copa do Mundo de 1938, realizada na França, o jogador brasileiro Leônidas marcou um gol descalço. O fato curioso ocorreu no jogo entre Brasil e Polônia, vencida por nossa seleção por 6 a 5.

- Na Copa do Mundo da Suíça (1954) um fato causou preocupação em todos que estamos assistindo ao jogo entre Uruguai e Hungria. Após fazer o gol de empate para sua seleção, o uruguaio Juan Eduardo Hohberg desmaiou em campo. Ele recebeu atendimento médico e se recuperou no hospital.

- Na Copa do Mundo do Chile, realizada em 1962, na disputada partida entre Brasil e Inglaterra em cachorro invadiu o campo e proporcionou uma das cenas mais hilárias de todos os tempos da Copa. O habilidoso Garrincha foi pra cima do animal, porém tomou um drible. Já o jogador inglês Greaves, que não era tão habilidoso quanto o ponta brasileiro, teve sucesso e pegou o cão.

- A Copa do Mundo de 1962 foi uma das mais violentas de todos os tempos. Nos cinco primeiros dias de jogos, cerca de 50 jogadores ficaram contundidos em função de jogadas violentas.

- A Tunísia foi o primeiro país da África a vencer uma partida pela Copa do Mundo. Os tunisianos venceram os mexicanos por 3 a 1 na Copa do Mundo da Argentina (1978).

- A maior goleada da história da Copa do Mundo ocorreu na Espanha em 1982. A Hungria venceu El Salvador pelo placar de 10 a 1.

- Em 1982, na Copa da Espanha, o sheik do Kuait invadiu o campo e pediu a anulação do jogo em que a equipe de seu país perdeu para a França pelo placar de 4 a 1.

- Na Copa do Mundo do México (1986), os brasileiros ficaram surpresos antes do jogo entre Brasil e Espanha. Em vez de tocar o Hino Nacional Brasileiro, tocou o Hino à Bandeira.

- Na realizada nos Estados Unidos, em 1994, um fato muito curioso ocorreu no jogo entre Bulgária e México. O defensor mexicano Marcelino Bernal, ao tentar salvar uma bola, exagerou na força e acabou quebrando a trave.

- Na Copa do Mundo do Japão / Coreia do Sul, realizada em 2002, ocorreu o gol mais rápido da história da competição. O jogador turco Hakan Sukur marcou aos 11 segundos um gol contra a seleção da Coreia do Sul.

- Na base da Taça da Copa do Mundo de Futebol existe espaço para gravar o nome das seleções campeãs somente até o ano de 2038.

- A primeira Copa do Mundo de Futebol a ter um mascote foi a de 1966, na Inglaterra. Era um leãozinho chamadoWillie.

- Na Copa da Alemanha de 1974, a seleção da Holanda ganhou o apelido de "Laranja Mecânica", graças ao encantador futebol apresentado.

- Na final da Copa do Mundo de 1990, na Itália, o árbitro esqueceu de olhar o tempo no relógio, e o primeiro tempo chegou aos 53 minutos.

- Até a Copa do Mundo de 2006, já foram disputadas 708 partidas.

- O jogador mais jovem a jogar uma partida de Copa do Mundo foi o irlandês Norman Whiteside. Ele disputou a Copa realizada na Espanha em 1982, com apenas 17 anos.

- A maior média de gols em uma Copa foi a de 1954 (Suíça). Foram marcados, em média, 5,4 gols por partida.

- A menor média de gols em uma Copa foi a de 1990, na Itália. Na ocasião, foram marcados, em média, 2,21 gols por partida.

- A Copa do Mundo do México (1970) foi a primeira a ter as partidas transmitidas pela televisão.

- Em todas as Copas do Mundo, até 2006, foram marcados 2063 gols.

- A Copa do Mundo de 1930, no Uruguai, foi a única edição que não teve eliminatórias.

- A edição da Copa que teve o maior número de gols foi a de 1998, na França. Nesta copa foram marcados 171 gols.

- Os cartões vermelho e amarelo foram utilizados pela primeira vez em Copas do Mundo em 1970, no México.

- A seleção da Suíça não tomou nenhum gol na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

- O goleiro que ficou o maior tempo sem tomar gols em uma Copa do Mundo foi o italiano Walter Zenga. Ele conseguiu ficar, na Copa de 1990, 517 minutos sem sofrer gols.

- O camaronês Roger Milla foi o jogador mais velho a marcar um gol em Copas do Mundo. Aos 42 anos e 39 dias, Milla marcou o único gol da seleção de Camarões na derrota para a Rússia na Copa de 1994.

- O jogador mais novo a marcar um gol em Copa do Mundo foi o brasileiro Pelé. Com apenas 17 anos e 239 dias, ele marcou um gol contra a seleção do País de Gales, em 1958.

- O maior artilheiro de todos os tempos da história da Copa do Mundo é o brasileiro Ronaldo. Ele participou de 4 Copas do Mundo (de 1994 a 2006) e marcou 15 gols. Já o francês Just Fontaine é o maior artilheiro em uma única Copa. Na Copa do Mundo de 1954, realizada na França, Fontaine marcou 13 gols.

3 COPA DO MUNDO 2014

A Copa do Mundo FIFA de 2014 realizada no Brasil é a vigésima edição deste evento. Sendo disputada do dia 12 de junho e 13 de julho. Consiste na quinta vez que este evento realiza-se em um país da América do Sul.

3.1 PARTICIPANTES

* AFRICA DO SUL

* MEXICO

* URUGUAI

* FRANÇA

* ARGENTINA

* NIGERIA

* COREIA DO SUL

* GRECIA

* INGLATERRA

* ESTADOS UNIDOS

* ARGELIA

* ESLOVÊNIA

* ALEMANHA

* AUSTRALIA

* GANA

* SÉRVIA

* HOLANDA

* DINAMARCA

* JAPÃO

* CAMAROÊS

* ITALIA

* PARAGUAI

* NOVA ZELANDIA

* ESLOVAQUIA

* BRASIL

* COREIA DO NORTE

* COSTA DO MARFIM

* PORTUGAL

* ESPANHA

* SUIÇA

* HONDURA

* CHILE

3.2 SEDE

Inicialmente as sedes do evento eram definidos em um congresso organizado pela FIFA. Gerando sempre conflitos e polêmicas durante as escolhas. Atualmente houve uma evolução no sistema de escolha, sendo que seis anos antes do evento, sendo que países se candidatam e a partir disso o Comitê Executivo da FIFA elege o país sede. Nos dias de hoje já tem-se eleito os dois próximos países sede sendo Rússia e Qatar respectivamente.

Com a realização deste evento no Brasil uma série de melhorias precisou ser implementadas, muito além de reformas e construções de novos estádios o país precisou investir em infraestrutura para receber o grande número de visitantes que teremos durante o evento. A rede hoteleira, transporte e aeroportos são exemplos de melhorias e ampliações que estão sendo realizadas tanto qualitativamente quanto quantitativamente.

Uma das reivindicações estabelecidas foi o Green Goal Legacy Report que intervém nos impactos gerados no evento, buscando a redução de consumo de água nos estádios, por exemplo.

Destaca-se que todos os investimentos realizados precisam encontrar-se de acordo com os padrões mundiais.O investimento estimado para reformas de estádios é de R$ 1,9 bilhão. Além disso prevê-se gastos acima de 26 milhões com 51 projetos de mobilidade urbana, 31 ações em aeroportos e 7 em portos.

Na sequência apresenta-se a relação dos estádios e os jogos que cada um irá receber:

Belo Horizonte, MG

Estádio: Mineirão

Capacidade planejada: 62.610 assentos

6 jogos da Copa do Mundo de 2014 neste estádio:

14/06 - Colômbia x Grécia

21/06 - Argentina x Irã

24/06 - Costa Rica x Inglaterra

17/06 - Bélgica x Argélia

28/06 - oitavas

08/07 - semifinal

Cuiabá, MT

Estádio: Arena Pantanal

Capacidade planejada: 42.500 torcedores

4 jogos da Copa do Mundo de 2014 neste estádio:

13/06 - Chile x Austrália

17/06 - Rússia x Coreia do Sul

21/06 - Bósnia x Nigéria

24/06 - Colômbia x Japão

Curitiba, PR

Estádio: Arena da Baixada

Capacidade planejada: 42.500 torcedores

4 jogos da Copa do Mundo de 2014 neste estádio:

16/06 - Irã x Nigéria

20/06 - Equador x Honduras

23/06 - Espanha x Austrália

26/06 - Argélia x Rússia

Fortaleza, CE

Estádio: Castelão

Capacidade planejada: 63.903 torcedores

6 jogos da Copa do Mundo de 2014 neste estádio:

14/06 - Uruguai x Costa Rica

17/06 - Brasil x México

21/06 - Alemanha x Gana

24/06 - Grécia x Costa do Marfim

29/06 - oitavas

04/07 – quartas

Manaus, AM

Estádio: Arena Amazônia

Capacidade planejada: 50.000 torcedores

4 jogos da Copa do Mundo de 2014 neste estádio:

14/06 - Inglaterra x Itália

18/06 - Croácia x Camarões

22/06 - Portugal x Estados Unidos

25/06 - Suíça x Honduras

Natal, RN

Estádio: Arena das Dunas

Capacidade planejada: 45 mil torcedores

3 jogos da Copa do Mundo de 2014 neste estádio:

13/06 - México x Camarões

16/06 - Gana x Estados Unidos

19/06 - Japão x Grécia

24/06 - Itália x Uruguai

Porto Alegre, RS

Estádio: Beira-Rio

Capacidade planejada: 62.000 torcedores

5 jogos da Copa do Mundo de 2014 neste estádio:

15/06 - França x Honduras

18/06 - Holanda x Austrália

22/06 - Argélia x Coreia do Sul

25/06 - Argentina x Nigéria

30/06 - oitavas

Recife, PE

Estádio: Arena Pernambuco

Capacidade planejada: 62.000 torcedores

5 jogos da Copa do Mundo de 2014 neste estádio:

14/06 - Costa do Marfim x Japão

20/06 - Costa Rica x Itália

23/06 - Croácia x México

26/06 - Alemanha x Estados Unidos

29/06 - oitavas

Rio de Janeiro, RJ

Estádio: Maracanã

Capacidade planejada: 78.838 pessoas

7 jogos da Copa do Mundo de 2014 neste estádio:

15/06 - Argentina x Bósnia

18/06 - Espanha x Chile

22/06 - Bélgica x Rússia

25/06 - Equador x França

28/06 - oitavas

04/07 - quartas

13/07 – final

Salvador, BA

Estádio: Arena Fonte Nova

Capacidade planejada: 48.747 torcedores

6 jogos da Copa do Mundo de 2014 neste estádio:

13/06 - Espanha x Holanda

16/06 - Alemanha x Portugal

20/06 - Suíça x França

25/06 - Bósnia x Irã

01/07 - oitavas

05/07 – quartas

São Paulo, SP

Estádio: Arena Corinthians

Capacidade planejada: 65 mil torcedores

6 jogos da Copa do Mundo de 2014 neste estádio:

12/06 - Brasil x Croácia

19/06 - Uruguai x Inglaterra

23/06 - Holanda x Chile

26/06 - Bélgica x Coreia do Sul

01/07 - oitavas de final

09/07 - semifinal

3.3 MARKETING

Para a copa do mundo o logotipo escolhido , chamado de “inspiração” tem a intenção de transmitir a quem o vê, três mãos vitoriosas segurando uma taça, já que todos os jogadores, desejam te a taça em suas mãos sendo os vitoriosos dessa competição esportiva. O pôster de divulgação do evento tem em sua representação duas pernas disputando uma bola, o que seria o objetivo principal nos jogos da copa, e também é possível observar que nele estão sendo retratados, alguns aspectos da fauna e da flora e elementos da cultura do pais.

Já o mascote é representado por um tatu bola chamado Fuleco (futebol + ecologia), está seria uma espécie em extinção chamando a atenção para a fauna do pais também.

A bola que será utilizada durante o evento leva o nome de Brazuca e será produzida pela adidas, o nome foi escolhido através de uma votação pela internet.

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=imagens+copa

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=imagens+copa

Fonte: https://www.google.com.br/search?q=imagens+copa

3.4 PLANO ANTIFRAUDE

No mês de junho de 2010 foi lançado pelo Governo Federal um programa antifraude, este programa ficou conhecido como Jogando limpo e propõe-se apresentar todos os dados referentes a investimento públicos nos planejamento e excussões referentes ao evento com o intuito de manter a população a par dos acontecimentos e dos gastos que veem acontecendo. O programa enfatiza as medidas contra os cartéis e acordos possíveis entre empresas concorrentes para fixar preços acima dos níveis do mercado, na tentativa de aumentar o valor dos contratos com o Estado.

3.5 GOAL CONTROL

A tecnologia Goal Control-4D implementada por uma empresa alemã foi aprovada pela FIFa e será utilizada durante esta edição da copa do Mundo. Será a primeira vez que essa tecnologia será utilizada em um mundial. Através do uso de câmeras instaladas estrategicamente nas traves o sistema detecta o gol e avisa ao juiz da partira através de um sensor. Essa implementação tecnológica permite o acerto em casos que poderia haver dúvida por parte do juiz. 

4 PLURALIDADE CULTURAL

Durante a realização da copa do mundo, o Brasil viverá um momento de encontro de pessoas de diversas nações evidenciando assim a pluralidade cultural existente. Muito além de apenas atletas teremos turistas e representantes governamentais que visitarão nosso país.

Diante disso através de informações colhidas do site do IBGE, na seção países apresentam-se a descrição técnica e características especificas de três países:

4.1 COLÔMBIA

Dados do país:

Capital Bogotá

Cidade mais populosa Bogotá

Língua oficial Espanhol

Governo República presidencialistaunitária

- Presidente Juan Manuel Santos

- Vice-presidente Angelino Garzón

Independência da Espanha

- Declarada 20 de Julho de 1810

- Reconhecida 7 de Agosto de 1819

Área

- Total 1 138 914 km² (25.º)

- Água (%) 8,8

População

- Estimativa de 2011 45 925 397 hab. (28.º)

- Densidade 39 hab./km² (37.º)

PIB (base PPC) Estimativa de 2011

- Total US$ 471,964 bilhões*1

- Per capita US$ 10 2481

PIB (nominal) Estimativa de 2011

- Total US$ 328,422 bilhões*1

- Per capita US$ 7 1311

IDH (2012) 0,7192 (87.º) – elevado

Gini (2011) 55,93

Moeda Peso colombiano (COP)

Fuso horário (UTC−5)

Cód. Internet .co

Cód. telef. +57

Com uma etnicidade variada a Colômbia apresenta uma grande interação entre a população atual e os descendentes dos primeiros habitantes. A variedade de fauna e flora presentes nesse país é imensa, sendo considerado um dos 17 países mais ricos em biodiversidade.

Sendo a quarta economia da América Latina ficando atrás do Brasil, México e Argentina e a sexta economia das Américas. A Colômbia ainda tem a vigésima nona maior economia do mundo. Entre os principais produtos exportados figuram petróleo, café, cana de açúcar e esmeraldas.

4.2 BÓZNIA-HERZGOVINA

Dados do país:

Capital Sarajevo 43º52'N 18º25'E

Cidade mais populosa Sarajevo

Língua oficial Bósnio, croata e sérvio

Governo República federal

- Alto Representante Valentin Inzko1

- Membros da Presidência Bakir Izetbegović2 Nebojša Radmanović3 Željko Komšić4

- Presidente do Conselho de Ministros Vjekoslav Bevanda

Independência História

- Formada 29 de Agosto de 1189

- Reino estabelecido 26 de outubro de 1377

- Independência perdida para o Império

Otomano 1463

- Independência daIugoslávia 1º de março de 1992

- Reconhecida 6 de abril de 1992

Área

- Total 51 197 km² (127.º)

População

- Estimativa de 2007 3 935 000 hab. (126.º)

- Censo 1991 4 377 033 hab.

- Densidade 76 hab./km² (116.º)

PIB (base PPC) Estimativa de 2007

- Total US$ 36 500 milhões (94.º)

- Per capita US$ 9 168 (77.º)

IDH (2010) 0,710 (68.º) – elevado1

Moeda Marco convertível (BAM)

Fuso horário Horário da Europa CentralCET (UTC+1)

- Verão (DST) CEST (UTC+2)

Org. internacionais Conselho da Europa,CEFTA

Cód. ISO BIH

Cód. Internet .ba

Cód. telef. +387

A agricultura consiste na principal atividade econômica do país. Durante um período de guerra a Bósnia-Herzegovina teve sua economia e sua infraestrutura praticamente destruída e uma morte estimada em 200 mil pessoas. é a primeira este país participa de um evento de copa do mundo.

4.3 ITÁLIA

Dados do país:

Capital Roma 41º51' N 12º29' E

Cidade mais populosa Roma

Língua oficial Italiano¹

Governo Repúblicaparlamentarista

- Presidente Giorgio Napolitano

- Primeiro-ministro Matteo Renzi

Formação

- Unificação 17 de março de 1861(153 anos)

- República 2 de junho de 1946(67 anos)

Entrada na UE 25 de março de 1957(membro co-fundador)

Área

- Total 301 230 km² (69.º)

- Água (%) 2,4

Fronteira França, Suíça, Áustria,Eslovénia, São Marinho eCidade do Vaticano

População

- Estimativa de 2009 60 303 800 hab. (23.º)

- Censo 2001 57 110 144 hab.

- Densidade 200,12 hab./km² (39.º)

PIB (base PPC) Estimativa de 2011

- Total US$ 1,828 trilhão*1 (10.º)

- Per capita US$ 30 1651 (30.º)

PIB (nominal) Estimativa de 2011

- Total US$ 2,245 trilhões*1 (8.º)

- Per capita US$ 37 0461 (24.º)

IDH (2012) 0,912 (25.º) – muito elevado2

Gini (2006) 323

Moeda Euro² (EUR)

Fuso horário CET (UTC+1)

- Verão (DST) CEST (UTC+2)

Clima Mediterrânico, alpino econtinental

Org. internacionais ONU, UE, CE, OCDE,UEO, G8

Cód. ISO ITA

Cód. Internet .it ³

Cód. telef. +39

Website governamental www.italia.gov.it

Com uma grande história em eventos de copa do mundo a Itália possuía uma economia voltada quase que unicamente para a agricultura, porém tornou-se um país altamente industrializado sendo a oitava maior economia mundial e a quarta maior da Europa.4925658

4.4 COPA DO MUNDO NO BRASIL - VANTAGENS E DESVANTAGENS

Faltando pouco tempo para a copa do mundo acontecer, ainda são discutidos quais serão as vantagens e as desvantagens que esse grande evento da FIFA irá trazer para o brasil, após grandes gastos com a construção de estádios e a melhoria de hotéis, as coisas ficaram prontas para receber esse evento.

O Prof. Penof (2012) já disse algumas vezes sua opinião sobre a copa, dizendo que esse gastos serão recompensados durante a copa, e agora mesmo ele já vem trazendo lucros para o pais, com a construção dos estádios, as melhorias em aeroportos e em hotéis, rodovias, fizeram com que o numero de empregos aumentasse, e os estudos que estão sendo disponibilizados para que irá trabalhar diretamente com os estrangeiros, para que possam se comunicar com eles, está dando um conhecimento maior, trazendo uma cultura melhor para o

Brasil, o investimento para as melhorias , serão recompensados também pelo crescimento do turismo no pais, algumas pessoas já estão vindo para cá conhecer qual será o pais que vai sediar a copa.

Do mesmo modo que em alguns aspectos a copa do mundo pode trazer desvantagens para o Brasil, pois após o fim das construções muitos continuarão desempregados, o turismo vai cair e a média do crescimento em capital financeiro irá diminuir nos comércios, já que após a copa não terá nenhum grande acontecimento do mesmo porte por dois anos ocorrendo aqui no Brasil, voltando a acontecer algo parecido somente em 2016 quando o pais vai sediar as olimpíadas.

Eventos como a copa podem causar a redução em algumas verbas para a saúde, educação, essas verbas do governo que são retirada de setores como os citados acima são utilizados para a infraestrutura para a realização dos esportes.

Sendo assim do mesmo modo que podemos dizer que a copa do mundo ira trazer vantagens para o nosso pais podemos notar que algumas desvantagens surgem ao mesmo tempo em que as realizações para esse evento vão sendo concluídas.

4.5 MANIFESTAÇÕES

Diante do número de 32 seleções participando do evento a FIFA elaborou um plano de segurança com 150 mil profissionais de segurança pública e das Forças Armadas, além de 20 mil agentes privados. Sendo que a maior preocupação são as possíveis manifestações que possam vir a ocorrer durante o período da copa.

4.6 ENTREVISTAS

Uma variedade de opiniões a respeito do evento podem ser encontradas, para expressar essas opiniões seguem na sequência três entrevistas realizadas indagando-se qual a posição com relação a realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil.

Entrevistado 1 -

O Brasil pode e deve progredir ,porém, se dependermos somente das autoridades (governo),acho difícil mudar alguma coisa, por isso, o povo deve continuar fazer a sua parte, manifestar, protestar, cobrar dos governantes maiores investimentos em todos os setores e transparência total nos gastos com relação a copa.

Entrevistado 2 -

Olha tem pontos positivos e negativos os positivos e a visibilidade lá fora, os turistas dando renda a comerciantes e taxistas.os investimentos nos transportes ajudaram e muito os brasileiros, renda em estádios etc.. os negativos dinheiro superfaturado e corrupção ativa dinheiro não investido em educação saúde lentidão em obras e estádios muito caros e outros aspectos etc..

Entrevistado 3 -

Nosso país teria tudo para fazer uma das melhores copas do mundo, se acontecesse de fato uma política pública que tivesse como alvo um legado para o povo brasileiro. Mesmo assim torço para que tudo aconteça da melhor forma possível, pois a mesma já está para acontecer, é fato.O que ganharíamos nós brasileiros, além de uma péssima imagem do nosso país, se o grandioso evento não desse certo ?

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Diante a realização do presente trabalho interdisciplinar destaca-se o aprendizado durante a pesquisa, sendo possível observar o desenvolvimento histórico do Futebol, da Copa do Mundo e ainda os conflitos existentes diante da realização deste evento no Brasil. Destacando que a população demonstra-se dividida entre as vantagens e desvantagens sendo uma parte a favor do desenvolvimento que este evento trará e outra parte contra os gastos efetuados com dinheiro público.

REFERÊNCIAS

 http://www.suapesquisa.com/futebol/curiosidades_copa.htm