Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Centro de Ciências Agrárias, Ambientias e Biológicas

Curso de Licenciatura em Biologia - Semestre 2013-2

CARTILHA EDUCATIVA SOBRE CAULE

Autores

Discentes: Arilene Cunha;Dlan Leite; Fábio Araújo; José Cásio Ribeiro; Leila Cnceição.

Professora Oreintadora: Girlene Santos de Souza

Caro leitor do Ensino Fundamental com a ajuda desta cartilha você vai descobrir que as Ciências Botânicas e Biológicas são muiot mais interessantes e divertidas e que elas estão relacionadas com váris coisas que acontecem com você e ao seu redor.

O caule realiza a integração de raízes e folhas, tanto do ponto de vista estrutural como funcional. Em outras palavras, além de constituir a estrutura física onde se inserem raízes e folhas, o caule desempenha as funções de condução de água e sais minerais das raízes para as folhas, e de condução de matéria orgânica das folhas para as raízes.

Caules jovens têm células clorofiladas e são revestidos por uma epiderme uniestratificada, isto é, formada por uma única camada (estrato) de células. Plantas que apresentam pequeno crescimento em espessura, como as gramíneas, por exemplo, também apresentam caules revestidos pela epiderme e esta pode ainda apresentar sobre si, externamente, uma cutícula protetora.

Já em plantas que crescem muito em espessura, transformando-se em arbustos ou árvores, a epiderme é substituída por um revestimento complexo, formado por vários tecidos. O tecido mais externo é formado por células mortas, que conferem o aspecto áspero e opaco aos troncos das árvores. Esse revestimento multitecidual, denominado periderme, acompanha o crescimento em espessura dos troncos.

Os caules são, em geral, estruturas aéreas, que crescem verticalmente em relação ao solo. Existem, no entanto, caules que crescem horizontalmente, muitas vezes, subterraneamente.

Aproveite esta cartilha e faça uma viagem interessante, divertida e inesquecível pelo mundo da leitura e enriqueça seus conhecimentos.