A provação é inevitável na vida do cristão, o próprio Senhor Jesus deixou bem claro que no mundo teríamos aflições, mas devemos ter bom ânimo por que Ele venceu o mundo. Mas a provação não é um objeto de tortura para aqueles que crêem em DEUS e sim uma maneira e um mecanismo de melhorarmos nosso comportamento e conhecermos melhor o Deus que nos criou.
Portanto, há vantagens em ser provado! O apóstolo Paulo recomendou que deveríamos ter por motivo de muita alegria passar por várias provações.
A primeira vantagem é:
O caráter e o comportamento humano podem ser melhorados, ou seja, quando somos provados somos refinados. O ato de "acrisolar" é quando um artífice pega a prata e a leva ao fogo dentro do crisol dessa forma a matéria fica refinada, pois as impurezas do metal são elevadas para a superfície do crisol melhorando a qualidade da prata. Assim somos nós, passamos pela provação e somos melhorados as impurezas que nos desqualificam são retiradas pelo calor da provação.
A segunda vantagem é:
As nossas falhas e personalidade são reveladas na provação. Somente pela provação que percebemos o quanto somos falhos e carecedores da misericórdia de Deus, somente por ela que nos conhecemos melhor, pois não há como maquiar a personalidade quando somos provados, logo ela se revela mostrando quem realmente somos, então devemos rever nosso comportamento e endireitar o que precisa ser endireitado.
A terceira vantagem é:
É um mecanismo de Deus continuar sua obra espiritual dentro de nós, ou seja, Deus quer nos colocar no centro de sua vontade, Ele quer que sejamos parecidos com Jesus, portanto é necessário que a provação nos leve a pensar que sofrimento maior Jesus sofreu para que fossemos resgatados. E Deus vai continuar sua obra dentro de cada um de nós a fim de nos melhorar a cada dia
A quarta vantagem é:
Somos disciplinados, ficamos mais fortes e bem equipados para cumprir os propósitos de Deus.
Quando somos provados reconhecemos a soberania e o poder de Deus e conhecemos também nossa estrutura e lembramos que somos pó e só estamos de pé pela misericórdia de Deus e às vezes caímos em armadilhas que parece ser o nosso fim, porém Deus intervém e nos livra para nos mostrar que a provação não é para nos tirar da presença e sim para estarmos mais perto d?Ele. Por isso não se desespere ao ser provado é Deus tentando te fazer um vaso de honra em sua presença.
Que Deus em Cristo vos abençoe.

Pastor Jezias Ferreira