Pós-graduação? Mestrado? MBA? Não é uma escolha fácil, e muitos são os fatores considerados na hora de tomar essa importante decisão.

Com a grande procura por cursos de pós-graduação, as instituições de ensino vêm se preparando para a acirrada disputa que se apresenta em um novo cenário. Com investimentos pesados, os cursos brasileiros não querem mais perder seus alunos para instituições estrangeiras, e se assemelham cada vez mais aos modelos norte-americanos e europeus. Igualmente na corrida, escolas de negócios de países como China e Rússia também começam timidamente a atrair profissionais brasucas, principalmente os que estão em busca de uma experiência diferente.

Geralmente são profissionais mais seniores que procuram fazer um MBA - entre 30 e 40 anos de idade - que já possuem certa experiência em gestão de equipes, mas sentem a necessidade de desenvolver a fundo habilidades gerenciais já aprendidas, atualizar-se das novas tendências na área de gestão e, incrementar o currículo.

O certificado emitido por uma escola de renome internacional ainda é muito bem visto no mercado, mas aos poucos esse estigma vem sendo superado e o ensino nacional ganhando espaço e prestígio. Fazer um MBA qualificado aqui no Brasil já é possível e tem lá suas vantagens. Além de o investimento financeiro ser bem menor, permite conciliar os estudos com a carreira profissional, sem abrir mão da família e de tudo aquilo que esteja construindo por aqui.