As vanguardas Europeias II

Manoel Huires Alves

No início do século XX surgiram muitos movimentos culturais ou tendências artísticas tais como o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo. Dos movimentos desse período, cinco foram responsáveis por uma série de manifestos, que são: o Expressionismo, o Cubismo, o Futurismo, o Dadaísmo e o Surrealismo. O conjunto desses movimentos, que tinham em comum a recusa e a negação de todos os valores tradicionais, é chamado de vanguardas europeias. 

A expressão vanguarda europeia pode ser entendida como as manifestações de um grupo de intelectuais que exerce um papel pioneiro no desenvolvimento de técnicas, ideias e conceitos novos e avançados, especialmente, nas artes. Estas manifestações foram fundamentais para o desenvolvimento do movimento modernista, ou seja, foi o grito do novo, contra os padrões da antiga estética literária e artística que cederia lugar àquilo que estava por vir: o Modernismo.

Dadaísmo e Surrealismo

Como foi tratado na atividade anterior, em geral, os pontos comuns das principais vanguardas – expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo, surrealismo – foi a dessacralização da arte vigente: o rompimento com o passado, com a tradição, com as normas de elaboração e o descompromisso com o belo.

Dando continuidade à atividade anterior, quando tratei da tríade vanguardista (Expressionismo, Cubismo e Futurismo), farei um breve comentário sobre as duas restantes: Dadaísmo e Surrealismo.

Dadaísmo – de todos os movimentos da vanguarda europeia, o Dadaísmo foi o mais radical e destruidor. Na literatura tem, além da banalização da rima, da lógica e do raciocínio, as seguintes características: a desordem das palavras, a agressividade verbalizada e a incoerência. Fazendo uso da falta de sentido da linguagem, as palavras eram dispostas conforme surgia no pensamento, na intenção de ridicularizar o tradicionalismo.

Surrealismo – na literatura, muito semelhante ao Dadaísmo (que elaborava texto com nova significação, recortando palavras de um texto já existente e colando essas palavras), o Surrealismo teve como traço fundamental a escrita automática, aonde o autor deixava-se levar pelo impulso e registra, sem controle racional, tudo o que o inconsciente lhe dita, sem se preocupar com a lógica. O Surrealismo foi o último movimento da vanguarda europeia.

As manifestações artísticas materializadas pelo movimento vanguardista deram origem ao Modernismo brasileiro.