Dr. Luiz Barreto Fisioterapeuta e Fisiologista do Exercício 

O homem sempre buscou organizar o caos da ignorância desde os primórdios dos tempos na ânsia de explicar o desconhecido. Quando esse desconhecido apresentava-se de uma forma algo sobrenatural para o seu entendimento, ele classificava-o como obra dos deuses. Como nenhuma dessas afirmações puderam ser comprovadas, o homem continua na busca para explicar o desconhecido com o objetivo de saber de onde vem e para que?

Muito tem sido relatado sobre o aparecimento do ser humano na terra, mas a dúvida continua como antes. Até agora foram levantadas varias teorias sobre a gênese humana: A teoria evolucionista darwiniana que atribui a gênese humana a mutações sucessivas, a partir de um primata, até chegar aohomem atual (homo sapiens). Essa teoria pode ter fundamento, mas não pode haver evolução de algo que não existe. Um ponto só poderá evoluir para um círculo se o ponto existir. Dizer que o homem evoluiu do macaco é um pouco estranho, mas pode ter algum sentido. Dobzhanski relata que a teoria de Darwin que dizia que homens e gorilas descendem de ancestrais comuns foi confundida com a expressão “Homens descendem de gorilas”. A teoria criacionista que confere a criação do homem como uma obra de Deus. Essa teoria pode ter fundamento, pois algo teria de ser criado para existir, na forma atual ou evoluir para a atual. Essa teoria só encontra fundamentação na esfera religiosa e na fé, pois a ciência não se interessa pelo sobrenatural. A teoria alienígena que confere a evolução do homem a experimentos extraterrestres. Os defensores dessa teoria acreditam que viajantes do espaço estiveram aqui no passado e criaram o homem. Essa teoria pode ter fundamento, embora seja mais uma denominação do homem para tentar explicar o desconhecido. Se algo vem do espaço, para o homem é extraterrestre, Já no passado, para eles, o que viesse do céu seria dos deuses. A teoria alienígena acredita na evolução manipulada por extraterrestres e descarta a existência dos deuses. Sitchin em Reino (  ) relatou que nos escritos sumerianos a raça humana teria sido criada através de experimentos genéticos por uma raça de humanóides alienígenas. Cabús reforça que uma raça de extraterrestres manipularam a evolução do homem atual de um primitivo hominídeo. 

Na verdade todas essas teorias foram levantadas e denominadas pelo próprio homem na sua ânsia de entender e explicar o desconhecido, mas nenhuma delas pôde ser sustentadas por evidencias até agora. Atualmente, já estão bem definidos os grupos simpatizantes de cada uma dessas teorias. São seguidores mais por acreditar numa verdade que não lhes foi provada concretamente ou pela esperança de que tudo isso seja real.  A verdade está lá fora, mas a dúvida continua.

29/01/2012

Bibliografia

REINO.. Zecharia Sitchin e os Genes Alienígenas de Adão. Uma Nova Teoria Sobre a Evolução

CABUS. Genes de Extraterrestres No DNA Humano. 2007

DOBZHANSKY. O Homem em Evolução. Polígono. 1968, SP