INTRODUÇÃO 

Hoje em dia se enfrenta a enorme tarefa de melhorar o ensino nas escolas para satisfazer as demandas e os desafios de uma economia globalizada. As salas de aula devem ser transformadas em centros de aprendizagem aberta que oferecem programas de ciências baseados na prática, no pensamento e na realidade. As tecnologias de informação modernas, se forem utilizadas de maneira apropria, oferecem a todos o potencial para poder chegar a atingir a vanguarda do ensino de todas as disciplinas.

Para isso, está se criando a implantação de uma rede de educação virtual utilizando os últimos conceitos e ideias de educação à distância, por tecnologias avançadas e modos apropriados de conectividade.

Este ambiente cada dia adquire mais importância, porque para ser ativo no novo espaço social requer-se novos conhecimentos e habilidades que deverão ser aprendidas nos processos educativos.

As novas tecnologias da informação e de comunicações transformam a sociedade, e em especial os processos educativos. As redes digitais fazem parte desta mudança social, mas é necessário ter em conta as muitas tecnologias auxiliares. Por exemplo, telefone, o rádio, a televisão, o dinheiro eletrônico, as redes sociais, as tecnologias multimídias e a realidade virtual são tecnologias também importantes.

A Pedagogia fala de educação para os meios, de alfabetização audiovisual e alfabetização informativa.

As Novas Tecnologias permitem a construção de um novo espaço social. Esta transformação é suficientemente importante de modo que possa ser comparada com as grandes revoluções técnicas como a escrita e a imprensa que transformaram a educação.

 

[...]