AS TECNOLOGIAS  NA EDUCAÇÃO

Aleandra  Xavier de Nascimento

Alessandra Dobelin da Silva

Roseli Bernardo dos Passos

RESUMO:

A tecnologia já faz parte do nosso dia-a-dia. E isso significa que precisamos observar, rever, e avaliar as atuais estruturas dos ambientes educacionais para continuamente explorar as possibilidades que a tecnologia nos oferece. Mas para isso precisamos entender os conceitos que envolvem o processo educacional e entender como se configuram as novas possibilidades tecnológicas como ferramentas educacionais.

AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Nos dias de hoje, dependendo da área de atuação, essa palavra tecnologia possui relevância e sentidos diferentes. A história comprova que a tecnologia esteve sempre presente nos mais distintos e remotos períodos. Desde o domínio do fogo para o homem primitivo ate os dias atuais. De maneira geral podemos dizer que tecnologia é “criação”, o desenvolvimento de novos recursos que sejam necessários para a satisfação de novas necessidades e expectativas surgidas, ou seja, estamos em constante evolução tecnológica, pois sempre estamos precisando de recursos inovadores para atender às exigências do nosso dia-a-dia.

E, se a escola quiser acompanhar a velocidade das transformações que as novas gerações estão vivendo, tem que se voltar para a leitura das linguagens tecnológicas, aproveitando a participação do aprendiz na (re)construção crítica da imagem-mensagem, sem perder de vista o envolvimento emocional proporcionado, a sensibilidade, intuição e desejos dos alunos. (Moran, 2001, p. 24)

Informação é o conjunto de estruturado de dados, que após analisados, processados e relacionados entre si, se compõem em informação. A informação é o alimento do conhecimento, ou seja, sem informação não temos conhecimento.

A tecnologia teve suas relações com a comunicação a partir da escrita, em que os registros de dados possibilitam que um experimento realizado não mais precise ser construído do zero, pois as técnicas podem ser descritas detalhadamente. Hoje já transmitimos voz e dados através de aparelhos celulares, a comunicação associada a tecnologia que dispomos, remete as empresas e cientistas a desenvolverem aplicações cada vez mais modernas. A evolução da tecnologia da informação e da comunicação não começou hoje, mas a velocidade das descobertas potencializa o sentimento de que não conseguimos acompanhar todo aparato tecnológico disponível no mercado. Barros comenta que:

“O uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem é algo complexo, e necessita que o docente apresente uma serie de habilidades e competências. Além de competências técnicas, exige também as competências pedagógicas, as mais importantes para a gestão das tecnologias para o ensino. Ressalta-se que as tecnologias tem várias possibilidades na educação, que vão desde os antigos recursos audiovisuais até os aplicativos de software e atuais recursos da internet.”(2009, p. 62)

Não distante da tecnologia da informação e da comunicação esta a educação, é inegável o suporte que essas três concepções dão ao processo de ensinar e de aprender, a possibilidade de consultar as bibliotecas do mundo inteiro a um custo baixíssimo pode garantir pesquisas muito mais ricas em conteúdos. Mas elas servem como subsídios, e a sua aplicação esta ligada diretamente com o caminho que o educador da ao processo educativo, pois o real valor de uma ferramenta esta associado à aplicação que empregamos a ela.

A utilização adequada das tecnologias da informação e da comunicação na educação desencadeia continuados e dinâmicos processos de ensino e aprendizagem, nos quais a competência dela esta no investimento generalizado de formas de capacitar e dar condições, para que a utilização criativa de novas mídias seja simplificada e realmente traga benefícios a educação, sendo assim pensamos na escola como um agente de transformação, concordamos com ENGUITA:

“O principal instrumento deste processo é a escola, que serve para estender à massa da população o que sem ela não seria nada mais do que cultura da elite, ou de uma elite...”( Enguita, 2004, p. 46)

Além das informações tradicionais de conhecimento, as tecnologias nos oferecem oportunidades de trabalhar em sala de aula com hipertextos, que nos permite exteriorizar o pensamento e conhecimento através de redes estabelecendo relações múltiplas entre as informações. Hoje temos nos computadores uma um arsenal de possibilidades e oportunidades que diversificam as alternativas de criatividade do educador e do educando, proporcionando ambientes inovadores e motivadores de aprendizagem.

BIBLIOGRAFIA

MORAN, José M. Novos desafios na educação – a Internet na educação presencial e virtual. In: PORTO, Tania M. E. (Org.). Saberes e linguagens de educação e comunicação. Pelotas: Editora e Gráfica da Universidade Federal de Pelotas, 2001.

SOUZA, Valdemarina Bidone de Azevedo e, et al. Utilização do computador em sala de aula. Porto Alegre, RS. EDIPUC, 1992.

ENGUITA, M. F. “Educar em tempos incertos”. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.