As startups na nova era da tecnologia

A tecnologia

Na historia da Humanidade, a tecnologia sempre foi fundamental para seu desenvolvimento desde, o uso de toras de madeiras rolantes para carregar grandes pesos passando pela invenção  roda,  até o domínio  do fogo, já no que se refere a transmissão da informação evoluímos com as primeiras escritas em papiro, primeira maquina de impressão aonde teve o grande bum do conhecimento em massa, com a revolução industrial a tecnologia passou a caminhar a passos largos devido a onda  de competitividade entre os mercados cada vês mais novas tecnologias foram criadas e aprimoradas neste contesto com surgimento da internet , um o dinamismo da Informação alcançou seu auge, logo surgiu novos serviços e produtos voltado a ela, e  possibilitou o surgimento das chamadas startups.

O que é uma startups ?

Startups são empresas embrionárias geralmente do ramo de tecnologia aonde tem um crescimento muito rápido, muitas delas são incentivadas por investidores, os famosos angels.

Cenário promissor

Com o dinamismo da internet, e a facilidade da informação  as startups assumirão um papel oportunista , segundo pesquisa feita pela revista pequenas empresas grandes negócios de maio de 2012 mostra um crescimento exponencial do mercado aonde o numero de internautas no Brasil em 2001 era de 9,8 milhões já em 2011 esse número  subiu para  79,9 milhões.

 A pesquisa também aponta  o crescimento assombroso dos consumidores online que no período de 2000 era de 0.7 milhões já no período de 2011 este numero passou a ser de 31,9 milhões.

 Na escala do comércio eletrônico num período de 10 anos teve-se em aumento de 26,5 vezes, que em 2002 movimentava apenas 0.85 bilhões de reais, em 2012 passou a movimentar 23,4 bilhões; neste contesto as startups pegarão uma carona neste Bum de informação, assim a receitas das pequenas e medias empresas que atuam no comercio eletrônico  acumulam  uma de soma 2,24 bilhões

 Fica muito claro que estamos vivendo uma nova era e cabe as startups   aproveitarem este vácuo de mercado investirem em nichos que as gigantes não alcançam

 

Startups que deram certo

Algumas startups  deram certo isto porque conseguiram se destacar   a medida que os serviços oferecidos por elas  foram  aos mesmo tempo inovadores e comercialmente viáveis  assim temos o Dropbox um serviço que consiste em deixar arquivos  salvos em servidores assim o usuário pode salva-los na nuvem e acessado-los  posteriormente,  assim esta empresa foi pioneira nesta tecnologia, posteriormente outros serviços semelhantes apareceram  como o Google drive.

 Outra startup que se destacou graças a visão empreendedora da brasileira  Bel pesce a Lemon é uma carteira online assim faz a gestão de  comprovantes , cartões  com uma  simples foto o documento  fica disponível  em nuvens  assim o usuário evita o acumulo de papeis, a consulta torna-se bem mais dinâmica e ágil, este é bom exemplo de como fazer diferente .

Outra startup de sucesso foi o  Instagram em apenas dois anos o aplicativo que consistia em aplicar filtros nas fotos, para serem compartilhadas em redes sociais foi comprado pelo facebook por uma bagatela de 1 bilhão. um bom exemplo de fazer melhor.

Nestes três casos temos uma tríade da inovação, fazer primeiro fazer diferente e fazer melhor, com tudo que conheça o seu mercado e que os riscos seja calculados. 

 O futuro

Assim como a própria historia da humanidade a tecnologia não para, a cada dia pode surgir um mar de oportunidades que para alguns passarão despercebidas outros  irão perceber mas não farão questão de agir , outros com o espírito empreendedor tomarão a decisão de correr riscos,conhecer seu mercado e se aventurarem no mundo das startups.