"AS SETE TRANÇAS DE SANSÃO"

 

Pr. Alexandre Augusto

Redigida em 01/11/2009

Igreja do Evangelho Quadrangular-Itajubá/MG

www.pralexandreaugusto.wordpress.com

ESTA MENSAGEM VAI TRANSFORMAR A SUA VIDA. ACREDITE!!!!!!!

TEXTO

Juízes – 16: 18,19 e 20

18.Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.

19. Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.

20. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o SENHOR se tinha retirado dele.

vINTRODUÇÃO

Quero louvar a Deus por mais esta linda mensagem que me direcionou a redigir, contudo primeiramente ela foi pregada no púlpito da igreja onde eu pastoreio.

Peço a cada amado amigo leitor, que se alimente desta palavra e a divulgue, levando assim uma semente de sabedoria a outros corações. Pois esta mensagem mexeu com minha vida, e bem sei que outros grandes pregadores já a têm ministrado por este mundo afora, e assim eu também gostaria de dar minha contribuição juntamente com estes valorosos pregadores.Por isso eu gostaria de lhe pedir que neste momento cada um dos amigos leitores, entregassem seus corações a Ruach HaKodesh, "O Espírito Santo", assim esta mensagem, AS SETE TRANÇAS DE SANSÃO, lhe será um tesouro em vossas vidas.

Aprendo há todos os dias com a palavra do Senhor. E aprendi mais uma vez que o pecado tem ceceado a mente dos homens, para que assim não ouçam a voz do Espírito Santo. E assim foi quando meditei neste contexto, aprendi que muitas vezes brincamos com o perigo e não sabermos de onde vem nossa força, assim como Sansão não sabia de onde vinha a dele. Vamos juntos alimentarmos do mel do Senhor.

vQUEM FOI SANSÃO

A bíblia nos conta que certo dia uma família da tribo de DAN, estavam a viver de forma humilde na presença de Deus. O chefe da casa se chamava Manoah e sua esposa, segundo o talmude, se chamava Zlelponith. A mulher de Manoah era estéril, e de acordo com a crença dos Judeus, a esterilidade era um sinal de reprovação e juízo de Deus. Assim podemos chegar a uma conclusão, de que eles não eram totalmente felizes. Mas Manoah, não fez como Elkanah, casando-se com Penina.

Certo dia um anjo (era uma Teofania) aparece a Zlelponith, e lhe diz que ela teria um filho e ele seria nazireu desde o ventre, ele teria uma missão, ser o libertador de Israel das mãos dos inimigos Filisteus, os quais os oprimiam. Ela fica feliz e conta a Manoah que pede a Deus que envie novamente o anjo, e assim se fez.

Assim E o menino nasceu já cabeludo, e a mãe lhe deu um nome condizente com sua missão, o chamou Sansão, em hebraico, Shimshon, que provém da palavra shemesh, "que significa sol", pois ele traria luz e salvação para seu povo.

Quando chegou a rapaz, a cabeleira cobria-lhe a cintura e sua mãe o penteava, fazendo sete tranças que prendiam juntas, à altura dos ombros de Sansão. Porém como nazireu, Sansão tinha alguns votos que não podiam ser quebrados, sendo os principais, (a) Não beber vinho ou qualquer bebida forte, não comer nada que provenha da vide, (b) Não tocar, aproximar, de cadáveres, (c) Não cortar os cabelos.

Estes eram os principais votos de um nazireu, e eu aprendo que um verdadeiro nazireu deve: (a) guardar sua boca, (b) guardar seu corpo e (c) Guardar sua mente. E este era Sansão.

A bíblia nos fala de três grandes nazireus: Sansão, Samuel e João Batista (aguarde a mensagem NAZIREUS DE DEUS).

vO SEGREDO SE SANSÃO

Sansão acreditava que sua força provinha de seus cabelos, pois era aquilo que desde seu nascimento não se tinha tocado ou defraudado. E segundo a história, eram seus cabelos cuidadosamente tratados por sua mãe, e assim pensava ele. Mas o verdadeiro segredo da foca de Sansão não estava em seus cabelos.

Mas qual seria a fonte da força de Sansão? Qual seria o segredo das coisas que sansão realizava? Por que a força de Sansão não estava em seus cabelos?

Vejamos então a luz da bíblia o porquê a força de Sansão não estava em seus cabelos. O que foi que aconteceu para que ele perdesse toda sua força.

Segundo alguns estudiosos, quando o Espírito de Deus se apossava de Sansão, ele corria pelos campos a uma velocidade de mais de 60 km/h. Certa ocasião Sansão arranca os portões da cidade de Gaza, o qual pesava cerca de 3.000 kg, e anda com ele nas costas mais de 60 km de distância. E ele acreditava que o segredo de sua força estava em seus cabelos. Não! Definitivamente uma força dessas, não pode estar nos cabelos. Ele era nazireu, que significa SEPARADO, CONSAGRADO.

É notória que a vida de Sansão foi uma permissão e vontade de Deus. Mas algo estava escondido, oculto, no segredo de que Sansão possuir sete tranças, pois não era a toa que sua mãe cuidasse tão bem dessas tranças. Pois uma verdade é que ao raspa-las sua força se foi, pois nesta hora diz a palavra de Deus que o Espírito de Deus o deixou. Então vamos conhecer onde estava a força sobrenatural da vida de Sansão, conhecendo as verdadeiras SETE TRANÇAS DE SANSÃO.

vA PRIMEIRA TRANÇA DE SANSÃO

UMA ALIANÇA, UM PACTO COM DEUS

Juízes 13: 5 – A palavra do anjo para a mãe de Sansão foi que ele seria o libertador de Israel desde o ventre. Isso nos mostra que um pacto, uma aliança, foi feito da parte de Deus para com a vida de Sansão, e ao descer a cidade de Timma, Sansão mostra um desvio de conduta.

Vamos dar valor a aliança feita com Deus, pois não temos que agradar a homens, e sim ao Eterno Senhor que fez os céus e a terra. Aquele que perde esta traça fica desprovido de força na hora da batalha.

vA SEGUNDA TRANÇA DE SANSÃO

O DESEJO E A VONTADE DE DEUS

Juízes 14:1 e 2 – Sansão vai à cidade de Timma, lugar onde não deveria ir, e lá vê uma mulher e deseja possuí-la. Ao desejar possuir aquela mulher, Sansão contraria a vontade do coração de Hashem.

Quantos de nós não temos em nossos dias desejados coisas que Deus não preparou para nós, pois descemos a lugares imundos os quais não são da vontade do Senhor, e lá vemos aquilo que é agradável aos olhos, mas não é agradável a Deus. Com isso perdemos uma de nossas tranças, OS DESEJOS E A VONTADE DE DEUS.

Deseje aquilo que está no coração de Deus, assim você conservará suas forças, e nenhum enviado do diabo lhe raspará seus cabelos.

vA TERCEIRA TRANÇA DE SANSÃO

A PUREZA DAS LEIS DE DEUS

Juízes 14: 8 e 9 – Estes versículos revelam que após matar um leão, mostrando que a força ainda estava com ele, e ao voltar pelo mesmo caminho, vendo o leão morto com uma colméia e favos de mel, Sansão toca no cadáver do leão para buscar o mel e come-lo.

Não há nada mais doce do que as coisas que provém do alto. Ao tocar no impuro, ele contaminou a pureza (leia a mensagem A MOSCA E O PERFUME), e assim perdeu uma de suas tranças valiosas. Busquemos a doçura da palavra de Deus para nossas vidas e fiquemos longe da contaminação com aquilo que é mal.

vA QUARTA TRANÇA DE SANSÃO

A ALEGRIA DE DEUS

Juízes 14: 10 e 11 – O relato é que Sansão fez uma festa como era de costume daqueles que não tem um voto de nazireu (Separado, consagrado) para com Deus. Pois o vinho tem como um de seus simbolismos na bíblia, a alegria. Por isso uma das tranças era conservar em alegrar somente a Deus e ser alegrado também somente por Deus. Ao fazer aquela festa, Sansão deseja alegria do mundo.

É por isso que muitos de nossos jovens estão perdidos nas drogas, e nas prostituições deste mundo. Voltemos a ensinar a verdade que o Senhor mandou, e assim vamos conseguir vencer as artimanhas do inimigo.

vA QUINTA TRANÇA DE SANSÃO

A CONFIANÇA EM DEUS

Juízes 15: 18 e 19 – Aqui vemos que após uma batalha Sansão que sempre foi suprido, cuidado, protegido por Deus, parece reclamar pela sede que estava sentindo e assim levanta uma murmuração a Deus pedindo água.

Mas a verdade é que após ter perdido as outras tranças, ele já não mais confiava totalmente em Deus. É isso que temos visto nos dias de hoje, pregadores que já não confiam no suprimento de Deus e vivem para arrancar dinheiro do povo. Devemos confiar somente naquele que se assente no trono da graça. Aquele que deu seu unigênito filho por nossas vidas.

vA SEXTA TRANÇA DE SANSÃO

FIDELIDADE PARA COM DEUS

Juízes 16: 4 – Agora vemos que Sansão volta a Gaza e ao ver uma mulher prostituta, cujo nome era Dalila, ele se apaixona por ela. Triste coisa praticamos ao adorarmos coisas deste mundo, e o que dizer daqueles que adoram, amam, fazem promessas a imagens feitas por mãos de homem. Mostram-se como Sansão, perderam a trança da fidelidade para com Deus, pois isto é prostituição, e em minha fé me diz que o pecado de adorar um morto, ou sua imagem, e segundo a bíblia isso é comparado ao pecado de prostituição, é o que mais entristece o coração de Deus.

Voltemos a ser um povo fiel, pois o salmista diz que os olhos de Deus procuram os fieis da terra para que estejam com Ele (Sl 101:6).

vA SÉTIMA TRANÇA DE SANSÃO

O AMOR E A CONFIANÇA EM DEUS

Juízes 16:15, 16 e 17 – Dalila faz Sansão mostrar que verdadeiramente a amava, e assim ele ao vê-la entristecida ele faz uma revelação, não de sua força, mas de sua última trança. Ele estava perdendo aquilo que poderia ainda fazê-lo retornar ao princípio da força.

Então ao dar mais valor ao amor de Dalila do que ao amor de Deus, diz a bíblia que naquele momento o Espírito de Deus, ou seja, o Espírito Santo foi obrigado a se afastar de Sansão. E quando ele a corda, já não possui a força que outrora possuía, pois já não tinha mais suas SETE TRANÇAS.

vCONCLUSÃO

É preciso avaliar nossas vidas, pois pode ser que neste momento alguns amigos leitores dessa mensagem já perderam algumas de suas tranças, os deixando vulneráveis ao inimigo.

Baseado na vida de Sansão eu gostaria de deixar para que os amados leitores meditassem em algumas orientações, para que suas tranças estejam melhor protegidas do perigo.

1)Não despreze seu voto;

2)Dê valor em ser um separado e consagrado para Deus;

3)Não desça em lugares sujos;

4)Não se contamine com as coisas desse mundo;

5)Não despreze o amor de Deus;

6)Não brinque com o pecado;

7)Viva sempre no primeiro amor.

Agradeço a Deus, nosso Senhor, a Jesus, nosso Salvador e ao Espírito Santo, nosso amigo e consolador, por ter me enchido com esta mensagem e colocado você a se alimentar também. E que Deus nos livre do mal e nos guarde em seu coração.

PR. Alexandre Augusto

Contatos:

0xx35.3621.16.17

0xx35.9199.71.01

[email protected]