As sementes da globalização

É comum todos acharem que o início da conhecida e presente globalização começou nos anos 50 com a explosão da prosperidade pós-segunda guerra, o advento da informática em escala comercial e os avanços tecnológicos das telecomunicações. Errado. A globalização é anterior a isso. Vamos relembrar alguns fatos marcantes que justificam nossa assertiva.

Quando na década de 60 surgiu o conceito da "Aldeia Global", termo cunhado pelo sociólogo canadense Herbert Marshall McLuhan, de fato ele estava correto. Ele vinha estudando desde a década de 20 os avanços tecnológicos da informação, comunicação e transporte e as transformações sociais deles decorrentes. Neste momento a globalização pode ter entrado em franco processo de aceleração e evolução com todas as mudanças preconizadas e observadas, mas o fenômeno da Globalização era anterior a década de 50 ou 60.

A globalização é por definição um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política no mundo. Então a intercomunicação dos pares e atores da globalização é primordial para que esta se consolide. Os conceitos de fronteira e as guerras do passado sempre impediram ou foram percalços para o desenvolvimento da globalização. Podemos concluir então que o fim da guerra fria foi, sem dúvida, um dos fatores principais impulsionadores. Podemos atribuir a distensão do clima político da guerra fria ao uso comercial e em maior escala da internet. A internet foi a ferramenta definitiva na consolidação deste processo. A internet surgiu como arma militar que serviu a guerra fria, seu uso comercial, iniciado nos anos 60 com o ápice na década de 90 coincide com o arrefecimento das tensões entre a URSS e os EUA. Hoje a globalização tem como pilares as Tecnologias da informação e comunicação (TIC) em particular a internet, outrora foram outras tecnologias  e não tão menos importantes que estas como o telefone e o telégrafo, mas vamos ver o que aconteceu antes dos anos 50.

Vamos voltar no tempo, repito trecho de artigo meu já publicado: A evolução tecnológica. Os primeiros indícios de vida humana surgiram há 140 mil anos, mas o ancestral do ser humano de hoje surgiu, segundo historiadores e pesquisadores, há 15 mil anos. Uma mudança climática teria ocorrido há 8.000 anos, o degelo das montanhas e dos pólos, provocou um aumento de 100 metros no nível dos oceanos. Estima-se que a navegação é iniciada a partir desta situação. A condição climática propiciou o início das terras férteis. Neste período o humano, até então nômade, começa a se fixar na terra e plantar, domesticar animais, e outras atividades primitivas. Surgiram as primeiras ferramentas e o globo começa a ter sua população aumentada. A comida abundante levou a população dos 30 mil habitantes neste período para 100 mil em pouco tempo. O marco de 300 milhões de habitantes se dá no ano Cristão zero. O primeiro bilhão foi atingido em 1804, o segundo em 1927 e o terceiro em 1960. A comunicação entre os seres humanos é historiada como estabelecida entre 15 e 8 mil anos, começando com grunhidos, barulhos, tambores e finalmente a fala incipiente. A escrita e o alfabeto fenício também foram marcas desta comunicação e aprimoramento da raça humana. Com toda certeza o marco da comunicação e as relações de intercâmbio entre as pessoas e sociedades  foram determinantes para nossa caminhada até os dias atuais.

Os avanços em transporte e o comércio mundial ganhavam curso, mas nem no tempo quando os impávidos portugueses com a famosa escola de Sagres, comparada a NASA atual, saíram pelos mares quebrando paradigmas e iniciando um processo que ficou conhecido como colonização, a globalização poderia ser definida como tal a conhecemos ou poderia alguém supor para onde  esta evoluiria.

Com efeito, não podemos falar em início de globalização antes da revolução industrial pelo menos. A grandiosa revolução industrial foi tecnicamente iniciada na segunda metade do século XXVII. Foi sem dúvida a partir daqui que o comércio global se fortaleceu criando meios de expansão do processo e a busca por esta integração e trocas comerciais entre as nações e sociedades distintas. Indícios que a globalização, além do escambo e comércio, estava por vir já eram percebidos, entretanto, o comercio global, força motriz deste processo de globalização só tomou escala e teve influência marcante na humanidade com os ganhos de produtividade e industrializações surgidas no século XIX, na revolução industrial. Apenso aqui, o surgimento do mercado financeiro em 1690 na Holanda, com a criação do crédito, que, diga-se de passagem, foi um grande impulso do processo. Vale frisar que a evolução deste mercado financeiro foi também suportada por transações entre países e pessoas diferentes.