RESUMO:

Neste artigo vamos conhecer parte das riquezas culturais da Região Nordeste do Brasil, vamos conhecer um pouco da influência cultural do nordeste, para a cultura do nosso País. Vamos ver nossos valores na Literatura, na música, na arte de representar. Veremos também sobre o futebol, a religião, as festas populares e as festividades dos nordestinos, futebol, além das nossas comidas regionais.

Ao discorrer  sobre este tema, é preciso analisar sua grandiosidade,  por se tratar da forma como vive o povo, das suas crenças dos seus hábitos, seus estilos musicais, das suas comidas, suas vestimentas. Entre outros. Segundo Sergio Ximenes (2001), com base antropológica; cultura, é um conjunto de experiências, relações humanas, as instituições, as produções artísticas e intelectuais, que  caracterizam uma sociedade. Podemos afirmar que temos uma cultura rica na região do nordeste, por ser muito diversificada  e abrangente; suas manifestações enriquecem o cenário nacional.Por ter sido uma das primeiras regiões a ser colonizada pelos portugueses, nossa cultura é luso- brasileira; tendo recebido fortes influências da África e de Portugal. Nossos artistas representam muito bem nossa cultura a nível nacional; estando inseridos em vários segmentos. Como: na música, na literatura, na arte de representar, no humor; entre outros. Temos as manifestações folclóricas e populares, que também enriquecem nosso panorama.

 Na literatura brasileira, temos nomes importantes como: Jorge Amado, José de Alencar, João Cabral de Melo Neto, Raquel de Queiroz, Clarisse Lispector, Graciliano Ramos; entre outros. Dentro da literatura popular, temos a literatura de cordel, que veio no período colonial, com a chegada dos portugueses, mas, sua origem foi na Europa, na idade média, se destacou neste seguimento  o cordelista Leandro Gomes de Barros. Temos os artistas populares que se apresentam oralmente; como exemplo, podemos citar: os cantadores de repentes e de emboladas. Alberto Nepomuceno, Paulinho Barroso e Liduino Pitombeira; se destacaram como compositores eruditos; lembramos ainda, o maestro Elieazer de Carvalho. Temos obras importantes da literatura: o Auto da Compadecida e o santo e a Porca, ambas do escritor Ariano Suassuna. Com o livro casa-grande e senzala; Gilberto freire, se destaca na historia; por ter escrito sobre a igualdade entre negros e brancos e a importância dos escravos, para economia do nosso país. O escrito baiano Gregório de matos, um pioneiro a se destacar a nível nacional foi um dos integrantes da escola Barroco. O Romantismo teve três gerações e todas tiveram representantes da região nordeste: Na primeira, tivemos o maranhense Gonçalves Dias. Na segunda, o cearense Jose de Alencar e na terceira, o baiano Castro Alves e a o maranhense Sousa Andrade. No resgate do Romantismo, a chamada da geração 30, surgiu: Raquel de Queiroz, Graciliano ramos, Jose Lins do rego e Jorge Amado. Aluisio Azevedo, foi um dos principais nomes do Realismo/Naturalismo. Precursores do modernismo: Graça Aranha – Ma e Augusto dos Anjos – BA.

Na música temos uma diversidade de ritmos populares: o  coco, o xaxado, o samba de roda, o baião, o forró,o  frevo, o axé; entre outros. Nas danças o destaque fica por conta do maracatu e do frevo em Pernambuco; o bumba meu boi e o xaxado no maranhão.

 Os artesanatos também fazem parte da nossa cultura; pois garante o pão de muita gente; como destaque as redes tecidas, com estampas diversificadas, os bordados; os produtos de barros, de madeira, de couro, de palha de carnaúba e as rendas. Lembramos das garrafas com desenhos, feitos normalmente em areia com diferentes cores; com boas aceitações no meio turístico.

A culinária, além de ser muito diversificada reflete as condições econômicas e produtivas da região, no sertão temos: a carne de gado, de bode, de porco, e seus derivados, há diferencias regionais nas variedades e nas formas de preparar. Exemplo: no Ceará, o macunza é salgado, e em Pernambuco, o  macunza  é doce, temos ainda, a canjica, a pamonha, o cuscuz, o milho assado, o pé-de-moleque, a tapioca, o acarajé, o vatapá, a broa, a panelada, o baião de dois, a buchada, o feijão verde e os variados  tipos de doces, como de leite, de mamão com coco, de  goiaba, de caju, entre outros, No litoral predominam os peixes e os frutos do mar. Todas estas comidas encontráramos  facilmente nos restaurante nordestinos.

Nas festividades temos o carnaval de Salvador, Recife e de Olinda. Recife tem o maior Bloco Carnavalesco do mundo: O galo da madrugada.  Além dos carnavais fora de épocas (as micaretas) como: o carnatal em Natal, o fortal em Fortaleza, o pré-caju em Aracaju e a micarande em Campina grande. Temos também as festas juninas; com destaques para Campina grande na Paraíba; que disputam entre si,  o titulo da capital do forró. Mossoró no Rio Grande do Norte e Juazeiro do Norte no Ceará, também realizam grandes festas no período junino. O São João é comemorado com muitas comidas, quadrilhas, fogos  e muito forró. Existem dois tipos de quadrilhas muito conhecidas no nordeste, a primeira é a quadrilha matuta, que dançam  em pares, com passos  sincronizados, com direito a anarriê , balancê  e anavantu, contagia o público com sua forma matuta de dançar e de vestir, os apares usam roupas iguais e remendadas, chapéus e muita maquiagem e há a realização do casamento matuto, os noivos e o Padre  estão presentes na dança.E a segunda é a quadrilha estilizada, que é um grupo com coreografia própria, com passos criados de acordo com a música escolhida, o grupo incorpora alguns personagens como Lampião e Maria Bonita, as espanholas e os ciganos.Seus trajes tem muito brilho e lembram as roupas típicas do folclore dos pampas gaúchos.

Teatro Popular de bonecos ou mamolengo – É uma das formas de expressão teatral mais antiga  na diversão da humanidade e tem origem européia, tornou-se muito popular no nordeste, sobretudo em Pernambuco,os bonecos tem a cabeça e os braços feitos de madeira e o  corpo feito de pano, oco como uma luva, são manipulados por cima de uma cortina por uma pessoa denominada de bonequeiro, cada boneco que se apresenta tem um nome: Benedito, Maroquinha, entre outros.Os bonequeiros sempre seguem um enredo. Presume-se que a palavra mamolengo tenha origem na conjunção de duas palavras: mão e molengo, que significa mão mole ou mão que se move.

No futebol, temos diversos clubes: na Bahia: temos o Bahia e o Vitória; em Pernambuco: O Santa cruz e o Náutico; no Ceará:O  Ceará e Fortaleza; no Rio Grande do Norte: O América de Natal, e o Abc;  na Paraíba: temos o Botafogo, em Sergipe: O Sergipe e o  Confiança; no Piauí: O Flamengo e  o Ríver. Entre outros. Estados do nordeste que recebem a seleção brasileira para realização de jogos: Pituacú em  salvador, Rei Pelé em Maceió, Castelão em  Fortaleza e Arruda em Recife.A região nordeste, já participou de uma copa do mundo,  em 1950 decidiu uma partida entre os Estados Unidos e o Chile; o jogo aconteceu em Recife. Em 2014, a copa do mundo será no Brasil, e quatro capitais  nordestinas participarão do evento mundial, sediando jogos, são elas: Salvador, Natal, Fortaleza e Recife.

No automobilismo, o nordeste participa sediando duas etapas por ano da formula truck, uma  em caruaru-PE e a outra em Eusébio-CE. Além da etapa do stack  car em Salvador-BA.

Não devemos esquecer as festas populares que estão muito presentes em nossa cultura: o bumba meu boi esta presente em todos os estados da região; só que muda o nome, as vestimentas, as músicas e o ritmo; conservando sempre o mesmo enredo. Temos ainda, o cavalo de Piancó, com origem em Amarante -  PI, nas noites enluaradas, para espantar o sono, os homens dançam imitando um cavalo manco, em pares, fazem círculo e dançam ora compassado e ora  apressado; pisando firme com o pé esquerdo no chão, sempre trocando de pares.

Humor-Neste segmento, o Ceará se sobresai no com nomes de peso a nível nacional, como: Chico Anísio, Tom Cavalcante, Renato Aragão e Adamastor Pitaco, na Paraíba; temos shaolim e Zé lezim, no Rio Grande do Norte; temos Mução e Espanta Jesus (em memória) e no Piauí, temos Amaury Jucá e João Moreno.

A música -  São vários os gêneros musicais em nossa região: Luiz Gonzaga foi o percursor do baião, ritmo que somou com o xote, o xaxado e o coco. Todos estes ritmos fazem parte do forró. Nomes como Dominguinhos, Sivuca, Jackson do pandeiro e waldonys; são considerados seguidores de Luiz Gonzaga. Na Paraíba e no Pernambuco Elba ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, são destaques por terem ritmos acelerados de cantar e dançar. Estes três juntos com Zé ramalho, formaram um grupo que fazem show com o nome de o grande encontro. Banda de sucesso no nordeste: Calcinha Preta, garota safada, mastruz com leite, saia rodada, Magníficos, avião do forró e outras.

Tropicalismo – movimento cultural brasileiro que surgiu nos anos 60, sob a influência das correntes básicas da vanguarda e  da cultura pop nacional e estrangeira (como o concretismo e o pop rock); mistura manifestações tradicionais da cultura brasileira a invocação estética e radical. Artistas nordestinos como: Tom Zé, Caetano Veloso e Gilberto Gil, foram fizeram parte  deste movimento. Axé music – é um gênero criado na Bahia nos anos 80, foram enfrentantes: chiclete com banana, Daniela Mercury, Timbalada e olundum. Em Pernambuco nos anos 90, surgiu o ritmo  mangue beat, que reuniu o rock, hip Rop, maracatu e musica eletrônica. São nomes dos gêneros: Chico Spience e nação zumbi. No Ceará, o repente é destaque  e, é representado pelo cego Aderaldo;outros  destaques nordestinos  na MPB: Fagner, Belchior e Ednardo. O brega  foi criado no nordeste e tiveram como precursores: Reginaldo Rossi e waldick soriano. No maranhão: temos diversos ritmos e bandas; como: tambor de crioula, Tambor de Mina; os quatros ritmos do bumba meu boi;  entre outros. Além de ser o principal reduto do reggae como tribo de jah, temos ainda, Alcione (samba) e Zeca Balero (MPB) : no rock do Brasil,temos nomes como da baiana Pitty e  Raul seixas; o último tendo sido compositor da jovem guarda.Outros nomes de destaque na música nacional: Margareth Menezes que alem de cantar axé; MPB , samba e reggae,é  ainda compositora e produtora; Ivete Sangalo,que além de cantar axé ,reggae, rock, MPB e pop; é dançarina,compositora apresentadora e atriz.

Na arte de representar temos nomes de sucesso como: Jose Wilker – ator diretor e o ator Emiliano Queiroz ator de televisão e de cinema, Luiza Tomé, atriz de cinema e televisão, Tony silva atriz de teatro.

Religião- a predominante é a católica. As paróquias costumam realizar 10 ou mais dias de festas em comemoração ao seu santo padroeiro. Padre Cícero, frei Damião, irmã Dulce, não são considerados santos pela igreja, mas muita gente os Venera como se fossem e faz promessas a procura de milagres. Existem- alguns santuários em que o povo faz romarias e peregrinações como: Juazeiro do Norte e Canindé-CE, o santuário do Lima em Patu-RN, Bom Jesus da Lapa-BA, e Santa Cruz dos Milagres-Pi.  As Igrejas evangélicas estão crescendo, são diversas denominações espalhadas pelas cidades do nordeste. Estão crescendo em quantidade e em qualidade.

Referências Bibliográficas:

XIMENES, Sérgio,  Dicionário da Língua Portuguesa3 ed. Ediouro. São Paulo: 2001.

WWW.wikipedia.com

WWW.fundaj.gov.br

WWW.wordpress.com

WWW.recife.pe.gov.br

Acessos: 18 de agosto de 2009.