É fato de que nenhum ser humano é uma ilha. Por ser assim, ninguém deve estar sozinho, precisa de outro para realizar as mais variadas tarefas que compõem o seu dia a dia. Baseada nessa premissa é estabelecida as relações interpessoais. Quando falamos um cordial “Bom dia” quando chegamos ao trabalho até um simples “oi” estamos nos relacionando com outros e estabelecendo relações, podendo ser elas duradouras ou não.

Um dos grandes desafios da área de Administração é como lidar com as pessoas adequadamente, principalmente nas organizações. É indispensável dentro das organizações que se saiba como se relacionar e tratar as pessoas. A partir daí é construído um ambiente de trabalho mais solidário, compreensivo e democrático.

É importante ressaltar que todos no ambiente organizacional são responsáveis pela qualidade dos relacionamentos estabelecidos, mas cabe ao gestor ter sensibilidade para lidar com as relações estabelecidas no ambiente de trabalho.

É impossível separa as pessoas da organização. A organização é composta por colaboradores que passam a maior parte de seu tempo no trabalho, realizando as mais diversas atividades de forma organizada e estruturada, cujo objetivo é sempre os resultados pré-estabelecidos pela organização, e para alcança-los é necessário esforço coletivo.

O relacionamento interpessoal é um dos fatores fundamentais para a felicidade das pessoas, bem como interfere diretamente na qualidade dos relacionamentos estabelecidos dentro das organizações, o bem estar dos colaboradores e continuidade de vida da organização.

Dentro do ambiente organizacional é indispensável que cada colaborador tenha habilidades diferentes e objetivos diversos. As diferenças estimulam a troca de ideias e de diferentes perspectivas das atividades e caminhos para se chegarem aos objetivos da organização, trabalho em equipe trazendo benefícios tanto para os colaboradores quanto para a organização.

O conflito também está presente nas organizações e está classificado em destrutivo e construtivo. O conflito destrutivo causa desgaste nos relacionamentos ao passo que o construtivo estimula a transformação e a negociação. Ideias divergentes, perspectivas conflitantes e principalmente inovação dos métodos e processos de trabalho geram conflitos organizacionais. O relacionamento interpessoal pode conduzir as pessoas a fortalecimento dos laços e clima no ambiente de trabalho agradável.

A habilidade de comunicar-se é um grande diferencial no mundo coorporativo atual. Saber lidar com as pessoas ajuda a construir relacionamentos saudáveis e evita conflitos desnecessários, dificultando assim os processos de trabalho no ambiente organizacional.

Grandes executivos convidados a trabalhar em outros países acabam tendo grande dificuldade em adaptação, pois o ambiente organizacional de um país para outro sofre alterações. Os níveis de aproximação e cultura organizacional contribuem para essa dificuldade em adaptação.

Portanto, as relações estabelecidas no ambiente organizacional são de profunda importância, principalmente porque os colaboradores passam a maior parte do tempo no ambiente de trabalho e as relações estabelecidas nele afetam diretamente na autoestima de cada colaborador. As relações podem ser estabelecidas pela aproximação afetiva ou pela própria relação de trabalho, porém precisam ter qualidade, sensibilidade e trato, principalmente porque as relações interpessoais determinam o sucesso e a continuidade da própria organização.