AS RELAÇÕES ENTRE O GERENCIAMENTO DE PROJETOS INDUSTRIAIS E A GESTÃO DE MANUTENÇÃO 

                                                    Aracaju / SE

7 de abril de 2013

TEÓFILO CORTIZO MOREIRA NETO

Artigo apresentado como pré-requisito parcial para conclusão da disciplina Metodologia dos Trabalhos Acadêmicos do Curso de Pós–graduação MBA em Gerenciamento de Projetos Elétricos Industriais da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE. 

Avaliador:

Prof. M.Sc. Fernando Ferreira da Silva Júnior  

RESUMO

O uso de ferramentas para gerenciamento de projetos é vastamente utilizado e divulgado nas indústrias, contudo seus ganhos não somente impactam no curso do projeto em si, mas também inicia a estruturação da manutenção dos equipamentos. Será realizada uma análise entre estas duas grandes áreas de conhecimento refletindo sobre a implantação de um gerenciamento de projetos visando à confiabilidade e manutenabilidade dos ativos instalados em uma indústria. Serão expostas as inter-relações entre estas elas tendo como base as melhores práticas de ambos os lados expondo os resultados que influenciam uma em outra. A decisão sobre a estruturação de uma equipe de gerenciamento de projetos estará então, interligada com a de gerenciamento de manutenção produzindo um planejamento em conjunto de áreas antes separadas por tradição.

Palavras-chave: Projeto. Manutenção. Gerenciamento. Melhoria. Planejamento.

ABSTRACT

The use of tools for project management is widely practiced and disclosed in the industry, however their gains don´t impact only the course of the project itself, but also initiate the structure of the maintenance of the equipments. There will be an analysis between these two major areas of knowledge reflecting on the implementation of a project management aimed at reliability and maintainability of assets installed in an industry. Will be exposed the interrelationships between them based on these best practices from both sides giving the results that influence one another. The decision on structuring a project management team will be so intertwined with the maintenance management that will be a joint planning of areas previously separated by tradition.

Keywords: Project. Maintenance. Management. Improvement. Planning

1             INTRODUÇÃO

Não há dúvidas nos grandes círculos empresariais sobre a importância do uso de ferramentas para gerenciamento de um projeto, principalmente em termos econômicos, prazos e qualidade. As nove áreas de conhecimento estudadas no PMBoK[2] permitem uma abordagem em projetos antes impossível, a maior parte das práticas eram locais, o projeto em si era o projeto técnico como plantas, diagramas, cálculos etc. O acompanhamento dele se resumia à qualidade do serviço e ao prazo dado, o custo sempre ficava comprometido na entrega do produto. Muitas vezes esta ingerência inviabilizava financeiramente a empreitada e esta informação já chegava muito tarde ao conhecimento dos participantes e financiador do projeto. Hoje, um bom gerenciamento utilizando-se das ferramentas corretas, o investidor saberá antes mesmo do projeto se iniciar se seu investimento realmente estará lhe rendendo os dividendos esperados.

Da mesma forma o gerenciamento da manutenção evoluiu a contento, com o passar do tempo observou-se que os maiores custos de uma grande indústria se concentravam no mau gerenciamento na manutenção a exemplo de compra de ativos, peças, paradas por corretivas, custo de mão-de-obra, treinamentos, lucro cessante entre outros. Nesta nova visão determinou-se que a manutenção deveria ser uma área estratégica da empresa e seria gerenciada de forma a maximizar os resultados e vida útil dos equipamentos. Entramos no conceito então da engenharia de confiabilidade e a manutenção centrada na confiabilidade, ferramentas amplamente buscadas em todos os setores da indústria.

Porém alguns outros aspectos do gerenciamento de projetos não tão divulgados ganham relevância quando se trata de boas práticas de um projeto na indústria; um bom gerenciamento do projeto dá subsídios para o início de um gerenciamento da manutenção dos equipamentos, isto porque muitas decisões sobre manutenabilidade, confiabilidade e custo-benefício devem ser referenciadas ainda na fase de elaboração do projeto da planta fabril. Nesta linha de raciocínio vemos que a implementação das novas ferramentas de planejamento de manutenção influencia diretamente as diretrizes determinadas na fase de projeto.

Contudo, historicamente há a clara separação destas áreas, um projeto é algo único, com início, meio e término. Existe um prazo e um custo que devem ser respeitados para que se apresente um produto ou solução. Já a manutenção possui uma característica de repetibilidade, é algo rotineiro, que nunca termina, baseia-se nas melhores práticas de manter um ativo em funcionamento evitando sua pane utilizando técnicas mundialmente conhecidas.

O abismo entre conceitos faz com que as empresas não percebam as suas interligações; a cultura existente provoca prejuízos financeiros invisíveis para a alta gerência até então. Uma série de melhorias é diariamente implementada em indústrias de todo mundo exigindo investimento, tempo de equipamentos parados e mão de obra qualificada por conseqüência de uma falta de ação ou visão holística do processo.

Será apresentada, então, uma relação dentro do processo de gerenciamento de projetos a fim de integrar os conhecimentos de manutenção levando a um ganho mútuo entre objetivos do projeto, principalmente no que tange à Qualidade e Escopo do Produto e os subsídios necessários a um bom planejamento da manutenção dos ativos.