Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus a Paz do Senhor!

A Bíblia conta a história de um Deus que ama e que está sempre correndo atrás de seus filhos desobedientes. 

Assim que Adão e Eva pecaram, Deus veio procurá-los no Jardim do Éden. Ao invés de o receberem, fugiram dele.


"E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim" (Gn 3.8).


Quando os filhos de Israel eram escravos no Egito, Deus ouviu seu clamor e enviou um libertador chamado Moisés.


"Então disse o Senhor: Com efeito, tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos" (Êx 3:7).


Jesus Cristo, o Deus eterno, tornou-se homem a fim de revelar como Deus é e reconciliar a humanidade perdida com ele. O Novo Testamento afirma:


"Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido"(Luc. 19:10).


Jesus veio à terra para reconduzir os pecadores a um rela­cionamento correto com Deus. A Bíblia não deixa dúvidas de que Deus está buscando o homem intensamente. 

Todavia, o homem não está buscando a Deus. Como dizem as Escrituras:


"...não há quem busque a Deus" (Rm 3:11).


Elas dizem também que, além disso, o ser humano está retendo a verdade de Deus.


"Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça" (Rm 1:18).


O quadro que se vê aqui é do homem reprimindo vigorosa­mente a verdade de Deus. Em lugar de um homem que deseja conhecer a Deus, a Bíblia mostra um homem que foge dele. 

Uma análise minuciosa da Bíblia revela que Deus está pro­curando o homem e que este está fugindo da verdade de Deus.

Que tipo de  homem a quem Deus procura?

 

Atos 13.22. 


 

  • Deus procura um Intercessor;

  • Deus procura um homem Atalaia;
  • Deus procura os Adoradores:
  • Deus está procurando pessoas que choram, clamam, sintam a dor do próximo
  • Deus procura por pioneiros de um avivamento.
  • DEUS PROCURA POR VOCÊ.

    · O texto diz que Deus “achou Davi”. Ora, se achou é porque procurou.
    · Deus procura um determinado tipo de pessoa.
    · A Bíblia diz que Deus procura verdadeiros adoradores.
    · A palavra empregada aqui para “verdadeiro” é “aletheia”, o oposto de fictício, fingido ou falso. Denota veracidade, realidade, sinceridade, exatidão, integridade, confiança e propriedade.
    · Uma coisa é buscar a Deus, outra coisa é ser buscado por Ele.
    Vejamos algumas características do tipo de pessoa a quem Deus procura:

 

1. DEUS PROCURA UM HOMEM

* O termo aqui é genérico. Significa uma pessoa. Pode ser homem ou mulher.
* Na época de Moisés, Deus mandou procurar 70 homens para ajudá-lo, mas que fossem homens de verdade e capazes, tementes a Deus e que não amassem a avareza (Ex 18.21).
* Alguém que não fosse uma pessoa infantil ou “menino” no entendimento.
* Deus não procura “crianças birrentas” ou pessoas “aborrecidas”, que sempre dizem “não quero”, “não gosto”, “não dá” ou “não vou fazer”. Deus procura pessoas dispostas.
* Paulo disse: I Co 13.11
* Deus procura alguém que queira crescer, que seja capaz de assumir responsabilidades.
* Quando Deus levantou Davi como rei, ele só tinha 17 anos. Com apenas 17 anos Davi já era um “homem” de Deus, aprovado pelo Senhor.

2. SEJAM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS, COMO DAVI.

“...O SENHOR não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração”.  -   ...Então o SENHOR disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”. - Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do SENHOR apoderou-se de Davi. “E Samuel voltou para Ramá” - I Sm  16.7b, 12b e 13. 

“...o Senhor vê o coração...” O homem vê a aparência de uma pessoa ou coisa, e assim faz julgamentos precipitados. Mas Deus vê a realidade do homem ou coisa, e faz um juízo verdadeiro. É frequentemente verdadeiro que as aparências enganam. Os homens são facilmente enganados e atos tolos ocorrem por causa de decepções.

“...levante-se e unja-o....”  Já em tenra idade, Davi cultivava um coração voltado para Deus como seu pastor espiritual (ver Salmo 23). Samuel não deveria olhar para a aparência infantil de Davi, mas deveria ungí-lo para ser o próximo rei de Israel, em cumprimento à vontade soberana de Deus, por tudo aquilo que Deus viu naquela menino e dele se agradou. (BEP)

(1) "...o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi...”   Multiplicou-se a capacidade de Davi (17. 33-37);
(2) Aumentou-se lhe a inteligência e a perspicácia (17.34-36 e 49-50; 18. 5).  

“O efeito da descida do Espírito do Senhor sobre Davi foi que o jovem pastor cresceu para tornar-se um herói, um estadista, um erudito, um sábio, um rei de profunda visão”.


3. DEUS PROCURA PESSOAS QUE FARÃO TODA A SUA VONTADE.

* Davi cumpriu o propósito de Deus como homem e Rei. E ainda queria levantar o Templo do Senhor em Jerusalém e para isso preparou todo o material necessário: pedras, bronze, prata e ouro.
* Davi serviu a Deus com alegria e entusiasmo; ele compôs cerca de uma centena de salmos maravilhosos sobre sua vida com Deus, alguns deles proféticos sobre a obra de Jesus.
* Ele serviu ao Senhor na sua geração conforme o plano de Deus, dando exemplo de como devemos servir ao Senhor (At 13.36).

4. Uma menina para falar com um general leproso.

                Havia um grande general Sírio que estava leproso, e que embora todas as suas vitórias, quando chegava a sua casa e retirava suas roupas, então se revelava um derrotado. Mas o Senhor precisava de alguém que com toda simplicidade e sinceridade revelasse que só Deus pode fazer milagres verdadeiros e duradouros. E somente uma criança, ainda que escrava pudesse transmitir uma mensagem que convencesse o general a buscar a cura de sua vergonha. Eu perguntei a Hashem o porquê não nos revelar o nome daquela criança, então Ele me respondeu revelando o nome do general Naamã, que significa criança meiga.

 

  • A necessidade do homem de Deus é premente. Todos pecaram e estão destituídos da presença de Deus. Todos se tornaram inúteis. O homem não é só carne, ele também é espírito. A morte não significa o fim, mas o começo de uma realidade espiritual que o homem não pode evitar. Se partir sem Deus estará para sempre perdido. Essa insegurança leva o homem a buscar quem o possa salvar. Jesus garante que aquele que nele crer tem a vida eterna, não entrará em condenação, mas passou da morte par a vida (João 5.24). Isto é salvação. Esta salvação só foi possível porque Deus amou o mundo, Deus procurou o homem, Deus se fez carne e habitou entre nós, mas ainda: Deus deu a vida por nós.
  • A morte espiritual, resultado do pecado, é inerente a todos os homens. Por um homem entrou o pecado no mudo e pelo pecado a morte, porque todos pecaram(Romanos. 5.12). Pela graça de Deus, Cristo provou a morte por todos, sofrimento esse traduzido por paixão (Hebreus 2.9). Sem dúvida essa a maior manifestação de amor. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos (João 15.13). Esse amor imensurável, inaudito soa estranho ao mudo da não-graça. Essa simplicidade do cristianismo incomoda pois o religiosíssimo humano requer soluções mais complicadas, ainda que ineficazes.
  • Este mesmo Deus determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio de Jesus Cristo, o autor da Salvação. Todavia, Deus não leva em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todos os lugares se arrependam (Atos 17.30). Tal como fez com o primeiro homem, no Éden, Deus pergunta: onde estás?

Deus esta procurando eu e você pra sermos usados em suas mãos, Deus esta a procura de homens e mulheres para ser o melhor desta terra.

 

Lembrei-me de Moises que a bíblia diz que ele era formoso, mas estava escondido Ex 2:2

 

Deus achou Moises e fez dele o libertador de Israel, o maior legislador do povo de Deus, um dos maiores lideres da historia.

 

Quem sabe você também é formoso mais está escondido, você tem o dom o talento, a unção, a graça de Deus, o chamado de Deus, mas, você esta escondido

Deus esta te procurando para você ser o melhor de Deus na terra