AS PRINCIPAIS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE O PERSONAGEM BRÁS CUBAS, SAULO DE TARSO E O APÓSTOLO PAULO.

 

ANGÉLICA MEIRELLES OLIVEIRA1

RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar a intertextualidade entre a obra “Memórias póstumas de Brás Cubas”especificamente entre o (cp.xxxv) da obra escrita pelo autor Joaquim Maria Machado de Assis e a Bíblia mais especifico o livro“Atos dos apóstolos” (Ix, 7).

A composição deste trabalho começa com um breve comentário sobre e autor e um comentário sobre a história ficticia que compõe a obra em análise, em seguida uma definição de intertextualidade, na seqüência será feita uma contextualização histórica, com os aspectos mais relevantes acerca das condições dos personagens citados, além de analisar o ato em si e a intertextualidade maior entre os dois textos incluindo, fragmentos bíblicos e da obra Memórias Póstuma, que serão necessário para a compreensão completa da análise da intertextualidade, serão analisados estes trechos da obra comparando com trechos bíblicos, com a finalidade de expor ao leitor alguns aspectos que nos levam a crer que Brás Cubas e Saulo de Tarso possuem algo em comum, entretanto, Paulo e Brás Cubas possuem muitas diferenças.

Palavras chave: Intertextualidade, Bíblia, Brás Cubas, Machado de Assis, Saulo e Paulo.

 

ABSTRACT: The purpose of this paper is to present the intertextuality between the work "Posthumous Memoirs of Bras Cubas" specifically between (cp.xxxv) of the work-written by author Joaquim Maria Machado de Assis and the Bible more specific the book "Acts of the Apostles" (ix,7). 
The composition of this work begins with a brief comment and author and the work under review, to fully understand the topic in the introduction for this place, then the presentation on a definition of intertextuality, in the sequence will be a historical context, with most relevant aspects of the conditions of the characters mentioned, in addition to examining the act itself and the intertextuality between the two largest fragments including biblical texts and the work Posthumous Memoirs, which will be necessary for complete understanding of the analysis of such intertextuality, some sections will be analyzed comparig the work

Keywords: Intertextuality, Bible, Bras Cubas, Machado de Assis, Saul and Paul.

 

 

 



  1. INTRODUÇÃO

 

Considerando as semelhanças e diferenças de caráter pessoal e filosófico dos personagens citados, especificando e enfatizando o capítulo xxxv “O caminho de Damasco” por apresentar intertextualidade explícita com a bíblia e o Apóstolo Paulo. Implicitamente serão analisadas as diferenças e semelhanças de caráter entre Brás Cubas, Saulo e Paulo. Pertinente mostrar grandes diferenças entre o Apóstolo Paulo e Brás Cubas. Dentre estas está presente a principal: superficialidade diante da morte da morte semelhança presente nos dois personagens (Brás e Saulo). Para tanto, o respaldo tanto da literatura quanto da história é fundamental para a analise do comportamento e do contexto, uma vez que, ao analisar é impossível deixar de se fazer algumas perguntas: Por que o autor utilizou-se de tal referência? Para que usou essa intertextualidade? Entre outras, considerando alguns acontecimentos históricos e alguns conceitos.

Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908). Visto por muitos autores como autodidata, gênio da literatura, mestre e outros inúmeros adjetivos. Machado nasceu no Rio de Janeiro 21 de junho, filho de um operário, Francisco José de Assis e sua mãe, D. Maria José Leopoldina Machado de Assis. Além de romancista, Machado como é conhecido, também foi cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, crítico e ensaísta, mas ao longo de sua carreira como escritor destacou-se como romancista-realista.

Considerada por muitos a obra marcante da literatura realista brasileira, Machado publica em 1881 o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas..

O livro possui como narrador o próprio personagem Brás Cubas, que narra suas memórias sendo ele já morto “um defunto-autor”, que conta sua história começando por sua morte, passando pela infância, adolescência, juventude, velhice. A narração se dá por meio de análise psicológica, e grandes reflexões, sobre o caráter dos personagens e do caráter do próprio narrador, diante de fatos simples do dia-a-dia, mas que se tornam muito complexos durante a narrativa.

O livro trás muitas intertextualidades com a bíblia, logo no começo da obra o autor deixa a entender que a obra trará forte intertextualidade com a bíblia.

A intertextualidade explicita analisada neste trabalho encontra-se, no capítulo XXXIV O CAMINHO DE DAMASCO, onde o autor cita explicitamente um fragmento bíblico, também será feita a analise implícita deste capítulo, utilizando a obra em um todo, assim também como a bíblia.

 

 

 

 

1.1 INTERTEXTUALIDADE

Definição:

Segundo a Literatura; Intertextualidade é a relação que ocorre entre dois ou mais textos, da mesma natureza ou de natureza diversas.

Entende-se então que, a intertextualidade pode ser definida como um diálogo entre dois textos ou mais textos. Compreende-se a capacidade de um texto literário se relacionar com outro texto, também a influência que um texto tem sobre outro, através de fragmentos ou citações, de nomes de personagens já existentes ou de autores conhecidos. O autor de uma determinada obra pode utilizar este recurso para fazer uma referência ou uma alusão sendo implicitamente ou explicitamente. No entanto o autor pode concordar ou discordar do que ele citou, e ainda utilizando a paródia e a paráfrase; na paródia o autor discorda da idéia exposta por ele, para ironizar, satirizar; já na paráfrase ele muda as palavras, porém a idéia continua a mesma, em todos os casos o leitor tendo conhecimento do assunto citado poderá identificar a intertextualidade.

A intertextualidade é um dos principais recursos utilizados por Machado de Assis em suas obras, principalmente a grande intertextualidade com a bíblia, também notada na obra “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRAS CUBAS” de sua autoria. Posteriormente analisada a referência com “O caminho de Damasco” utilizada pelo autor em Memórias Póstumas.

 

2. “O caminho de Damasco”

“Como eu estivesse no caminho de Damasco, ouvi uma voz misteriosa, que me sussurrou as palavras da Escritura (At., IX, 7): Levanta-te, e entra na cidade.” (p.85) Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Este fragmento, “Levanta-te e entra na cidade” está localizado no livro Atos dos apóstolos cap. 9 e vers. 6 da bíblia onde relata a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, que ocorre quando este estava a caminho da cidade de Damasco, onde pretendia perseguir e mandar para a prisão todos os fiéis que ele encontrasse. Anteriormente a sua conversão o apóstolo Paulo era conhecido como Saulo de Tarso, perseguidor de fiéis cristãos.

 

2.1 O fato ocorrido com Saulo

 

Saulo antes de chegar a Damasco, onde ocorreu o fato sobrenatural era um homem muito rigoroso, que ameaçava e prendia pessoas que não seguiam a mesma fé que a sua.

 

"Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo-sacerdote, e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.” (atos cap.9-v. 1, bíblia).

 

“Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Senhor, quem és Tu? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;” (atos cap9-v. 3, bíblia).

 

2.2 Saulo e Paulo

 

A bíblia não diz ao certo a data de nascimento de Saulo, porém pelos relatos das cartas escritas pelo Apóstolo Paulo na bíblia, historiadores acreditam que seu nascimento ocorreu 9 D.C, nascido na cidade de Tarso da Cilícia por isso conhecido como Saulo de Tarso e depois Paulo de Tarso, filho de judeus, da tribo de benjamim, cresceu seguindo tradições judaicas, ainda muito jovem foi para Jerusalém, onde se especializou no conhecimento de sua religião.

Tornou-se mestre e fariseu, sendo muito rigoroso e escrupuloso no cumprimento de toda a lei judaica. Cheio de zelo pela sua religião começa a perseguir quem não a seguia, ou seja, os cristãos que acreditam em Jesus Cristo, visto que a religião judaica não acredita em Cristo. Entretanto ao passar perto da cidade de Damasco ouve uma voz que lhe diz; segundo a bíblia entre na cidade.

“Levanta-te, entra na cidade, onde te dirão o que te convém a fazer".

(Atos cap. 9:- v.6bíblia)

 

3. Brás Cubas

Segundo a obra Memórias Póstumas especificamente no capítulo III GENEALOGIA, Brás Cubas filho descendente da família “Cubas” que, chamavam-se com este sobrenome por que o fundador da família Damião Cubas natural do Rio de Janeiro, era tanoeiro, que fabricava cubas.

Educado pelos pais, que lhe deram muitas regalias, Brás tornou-se muito “mimado”, ele descreve-se como “menino diabo” no capítulo XI O MENINO É PAI DO HOMEM, deixando claro que seu pai fazia todas suas vontades, tempos mais tardes seu pai o mandou para Coimbrã onde Brás formou-se em direito.

“Sim meu pai adorava-me” (p.43) Memórias Póstumas de Brás Cubas.

 

 

3.1 Intertextualidade (referência Explicita)

 

“Levanta-te, entra na cidade” XXXY O CAMINHO DE DAMASCO

Neste capítulo do livro, Brás Cubas narra uma decisão importante que teve que tomar; onde ele aceita a proposta de seu pai para casar-se com uma jovem, Virgília filha de um homem influente e assim casando-se com ela, Brás Cubas conseguiria sua ascensão na política, que era um desejo muito grande de seu pai. Brás Cubas opta por obedecer a seu pai, visto que a jovem Virgília sua antiga paixão, além disso, muito bonita, o que lhe agradava, porém antes precisaria falar com Eugênia uma jovem “coxa” a quem ele estava namorando.

Acredita-se que esta referência com um trecho bíblico foi utilizada pelo autor, porque segundo a bíblia, Saulo ao passar pelo caminho de Damasco, converte-se e sua vida foi mudada completamente, assim sendo Brás Cubas sentia-se no “Caminho de Damasco” sua vida mudaria de homem solteiro sem nenhuma profissão para homem casado e inserido na carreira política.

Segundo a bíblia Saulo dirigi-se a cidade de Damasco para expandir sua religião e perseguir aqueles que não a seguissem, entretanto quando chega à cidade surpreendentemente uma força sobrenatural o derruba, e uma forte luz pergunta a ele: “Saulo por que me Persegues?” ele então fica cego por três dias até que encontra Barnabé um Cristão que ora por ele e Saulo passa a enxergar, então se torna Cristão e ao invés de perseguir os fiéis junta-se a eles para pregar a palavra de Deus e assim expandir o povo Gentio, conhecido como seguidores de Cristo e opostos as leis judaicas.

Saulo agora passa a ser chamado de Paulo de Tarso. Segundo historiadores seu nome teve de ser mudado porque Saulo significa a forma grega do nome Saul e Paulo significa homem de baixa estatura.

Brás Cubas dirigiu-se a casa de Eugênia para dizer á ela que irá se casar com outra porque era necessário, no caminho ele têm dois pensamentos:

“Essa voz saía de mim mesmo, e tinha duas origens: a piedade, que me desarmava ante a candura da pequena, e o terror de vir a amar deveras, e desposá-la. Uma mulher coxa!” (p.85,86) Memórias póstumas de Brás Cubas.

No entanto, ao chegar á casa de Eugênia, uma surpresa lhe ocorreu ao invés dela chorar e lamentar, que ele a tivesse deixando para se casar com outra, simplesmente responde que ele fazia bem em não casar-se com ela:

“Faz bem em fugir ao ridículo” (p.86) Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Logo, percebem-se semelhanças de caráter entre os dois personagens, Saulo e Brás. Um, Saulo, ao longo do “caminho de Damasco” pensava em cumprir sua missão de prender os cristãos, porém, passou de aterrorizador de fiéis, para seguidor e companheiro dos fiéis cristãos. A transformação na vida de Saulo foi enorme que até de nome ele mudou. O outro, Brás, pensava ao longo do caminho que sua decisão de abandonar a jovem e não casar com ela seria um choque para ela, entretanto isso não a aconteceu, o surpreendeu o fato de ela agir naturalmente, Brás pensou que sua vida se transformaria completamente ao decidir deixar à jovem coxa para se casar com outra que o levaria a obter “status”. O que de fato não aconteceu, e acabou se tornando um sonho distante de Brás e de seu pai.

 

3.2 Semelhanças; Saulo x Brás (alusão implícita)

Superficialidade diante da morte

Segundo a bíblia, entre a conversão de Saulo para apóstolo Paulo ocorreram mudanças em seu caráter, às vezes muito severo e superficial outras vezes muito meigo e carinhoso. Ao relatar a morte de Estevão um seguidor fiel de Cristo, a bíblia relata também a frieza e superficialidade de Saulo diante da morte de uma pessoa. “E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.” (atos cap.7-v.58, bíblia.)

E também Saulo consentiu na morte dele.” (atos cap. 8-v.1, bíblia.).

Brás Cubas assim como Saulo também mostra-se frio e superficial diante da morte de seu pai, e de Lobo Neves, descrita claramente na obra MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS.“Morreu alguns dias depois..., entre os dois filhos, Sabina e eu... Morreu sem lhe poder valer a ciência dos médicos...; tinha de morrer, morreu” (p.96) Memórias póstumas de Brás Cubas.

No momento em que eu terminava o meu movimento derotação, concluía Lobo Neves o seu movimento de translação.Morria com o pé na escada ministerial” (p.207) Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Assim como Saulo, Brás também reage superficialmente diante da morte.

 

3.3 Diferença; Saulo x Brás

Transformação

Entretanto, a diferença entre os dois personagens ocorre exatamente no “caminho de Damasco” Saulo é transformado em APÓSTOLO PAULO DE TARSO, e deixa de ver a morte com superficialidade como via anteriormente, quando ele consente na morte de Estevão um seguidor de Cristo. Brás Cubas, contudo não foi transformado ao contrario continuou a ver a morte com muita superficialidade, como a morte de seu pai e depois a morte de Lobo Neves, uma pessoa próxima a ele.

“Não é impossível que a notícia de morte me deixasse alguma tranquilidade ,alívio e um ou dois minutos de prazer” (p.207) Memórias Póstumas de Brás Cubas

 

 

4. Objetivo e Missão; O CONTRASTE

(Brás Cubas e Apóstolo Paulo)

Objetivo de Brás cubas; o grande objetivo de Brás Cubas era tornar-se conhecido, famoso pela invenção de um “emplasto” que curaria a melancólica humanidade, porém isto que foi a causa de sua morte, a idéia fixa não concluída, pois nunca, jamais conseguiu tal invenção.

“Essa idéia era nada menos que a invenção de um medicamento sublime, um emplasto... destinado a aliviar a nossa melancólica humanidade” (p.25) Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Missão do Apóstolo Paulo; a grande Missão do Apóstolo Paulo de Tarso, era evangelizar pessoas de diversas regiões, escrevendo cartas destinadas às igrejas e viajando pregando sobre as leis bíblicas, foi o que ele fez depois de sua conversão até sua morte.

“Paulo, apóstolo de Cristo por vontade de Deus, para anunciar a promessa da vida em Jesus Cristo, ao amado filho Timóteo” (p.1535, bíblia. segunda carta a Timóteo)

 

Das negativas; “Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto (...). Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegara este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: - Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.” (p.214) Memórias Póstumas de Brás Cubas.

 

Combati o bom combate; “Quanto a mim, meu sangue está para ser derramado em libação, e chegou o tempo da minha partida. Combati o bom combate, terminei a minha corrida, conservei a fé. Agora só me resta a coroa da justiça que o Senhor me entregará naquele Dia; e não somente para mim, mas para todos os que tiverem esperado com amor a sua manifestação.” (2 Timóteo cap.4- v.6). Bíblia.

 

 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Quanto à referência ao Caminho de Damasco utilizada pelo autor, conclui-se que, o sentimento de Brás e Saulo ao passarem pelo caminho de Damasco era o mesmo; a transformação da própria vida, que viria posteriormente a decisão tomada por ambos; Brás de deixar a jovem “coxa” para se casar com outra que o levaria a obter status, o que não aconteceu, já Paulo perseguiria os fiéis para e impor sua religião, porém transformado em cristão isso não acontece. Analisadas muitas semelhanças encontradas entre Saulo e Brás Cubas, principalmente uma semelhança de caráter, analisada anteriormente “à superficialidade” de reação que os dois personagens possuem diante da morte, entretanto, muitas diferenças entre Paulo e Brás Cubas, depois que Saulo passou pelo “caminho de Damasco” fica explícita a mudança de caráter que ocorre em sua personalidade já mencionada anteriormente, outra grande diferença foi à forma em que cada um; Brás e Paulo fizeram seu último discurso (Das negativas; Brás) e (Combati o bom combate; Paulo) apenas o título já deixa claro a diferença.

Talvez a única semelhança entre Paulo e Brás, fosse a idade em que morreram, porém, isso não pode ser afirmado com convicção, visto que Brás Cubas, segundo o livro Memórias Póstumas morreu com 64 anos, e segundo historiadores e teólogos Paulo teria morrido com 64 anos, entretanto, nada provado quanto a isso.

 

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. 28 Ed. São Paulo:

Àtica, 2004.

 

VERÍSSIMO, José. História da Literatura Brasileira. 7 Ed. Rio de Janeiro: Top Books, 1998.

 

ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia Sagrada. Revista e Corrigida Ed. São Paulo: Sociedade Bìblica do Brasil, 1969.

<http://www.militarcristao.com.br/gap.php?id=396> Acesso em 30 de Ago: 2011.

 

<http://bibliotecabiblica.blogspot.com/2009/11/cronologia-da-vida-do-apostolo-paulo.html> Acesso em 01 de Set: 2011.

 

<http://www.verdade-viva.net/didaticos/99-os-livros-da-biblia.html>. Acesso em 01de Set: 2011.

 

 

1 Graduanda em Letras. UDC, Foz do Iguaçu – PR. Brasil. Angelicameirellesoliveira_letras