AS PRINCIPAIS CAUSAS DO FENÔMENO DA VIOLÊNCIA O CONTROLE FORMAL E INFORMAL

por Waldeci Amaro Amaro, Sexta feira , 16 de agosto de 2013

A violência não é um caso novo a ser relatada, a História mostra que desde o inicio do mundo, já existia diversas formas de violências, assassinatos, guerras, fome, penas severas para atos violentos. Sendo que a partir do crescimento e evolução da sociedade, a violência se caracteriza também de forma diferente e apresenta “armas” diferentes.

             As principais causas do fenômeno da violência a partir do século XIX ao século atual estão relacionadas com a expansão do capitalismo e com os conflitos étnicos religiosos, a busca por territórios e poder, as duas grandes guerras que deram inicio a um processo de transformações econômicas, políticas, questões sociais e culturais, a construção de novas ideologias tais como: Fascismo, Comunismo, Totalitarismo e nazismo, contribuíram de forma acentuada para expansão da violência. Também vamos encontrar os países capitalistas fomentando guerras, por expansão territorial, interesses econômicos comerciais, terrorismo associados a conflitos inúteis e desgastantes.

              E preciso uma analise minuciosa para explicar melhor as definições da violência em seu contexto social, suas causas e consequências. A sociedade contemporânea se se caracterizou por mudanças abruptas de uma nova sociedade, neste decorrer do tempo encontraremos, dupla revolução que marca o inicio século e XVIII, as mudanças ocorridas na revolução industrial e francesa ascende à expansão do Capitalismo, aumenta o numero de desempregados, cresce o numero de epidemias provocada pela miséria do povo, guerras sangrentas que dizimaram uma parte da população.  Iremos encontrar exemplos claros de violação dos direitos humano tais como os genocídios e atentados terroristas produzidos por ditadores, que justificam seus atos desumanos para preservação da soberania de seu território.

            A outra forma de violência está associada à exclusão social e a violação de direitos do Homem, ausência do estado e a falta de politicas pública, crescimento da pobreza e da miséria em quase todo continente, principalmente no continente Africano.

    A mídia televisiva falada e escrita, esta presente produzindo matérias somente por vantagens comerciais para auferir seus interesses. 

E dentro do seio familiar e na comunidade em geral, iremos encontra os atos desviantes, os diversos delitos, os crimes passionais, os crimes comuns e os mais específicos.

    A ação violenta está associada também a criminalidade ou a força de correção do estado como mantenedor do controle social. Sendo que o controle social e usado para promover garantia da ordem estatal aplicado ao meio e ao individuo onde deve ser submetido ao seu conjunto de normas e regras estabelecidas dentro da lei.

O controle informal está relacionado à família, escola, religião, comunidade e associações. Neste tipo de controle vamos ter uma ordem disciplinar, o panorama de construção do respeito, educação, regra de comportamento, sentimento, amizade, atitudes, direitos e deveres.

O controle formal: Sistema penal, a policia, a justiça.  Associado a criminologia e aos problemas de ordem jurídica, aplicação das normas e a capacidade de preservação do cidadão e do estado, dentro de uma dinâmica estruturar constitucional.

    O controle formal atua contemplando as falhas obtidas no sistema informal.