As Políticas Públicas na busca da Qualidade na Educação.

Um verdadeiro educador precisa ter consciência de que deve considerar sempre as várias realidades com as quais irá se deparar ao longo de sua carreira. O curso de Pedagogia precisa prepará-lo para vivenciar as experiências de cada aluno, aprendendo a aproveitar as situações que contribuirão para o desenvolvimento das aprendizagens. Dessa forma aprende-se a ter como foco as várias possibilidades de aprendizagem que as crianças possuem, sem perder tempo analisando deficiências. No entanto, além da qualificação do educador, para termos uma educação de qualidade são necessárias várias ações dentro das políticas públicas do país que regulem, não apenas a profissão, mas, essencialmente as regras e métodos de ensino.
As políticas públicas de educação no Brasil das últimas décadas vem procurando uma qualificação da educação, não apenas na forma de ensinar, mas também no direcionamento dos educandos aos cursos de qualificação e ao mercado de trabalho. Na sociedade contemporânea convivemos com novas modalidades de educação, que buscam incentivar os cidadãos a qualificarem seus conhecimentos.
O ensino à distância é uma das vantagens oferecidas a brasileiros que, por motivos diversos, não conseguem frequentar um curso, seja qual for, de forma presencial. A educação a distância pode ser realizada nos mesmos níveis de qualificação que no ensino regular. Isto em todas as etapas, desde o ensino fundamental, como no médio, no superior e na pós-graduação. As modernas tecnologias de comunicação que conectam pessoas que se encontram distantes fisicamente (como a Internet, telecomunicações, videoconferências, redes de alta velocidade), alteam também o conceito de presencialidade. Essa modalidade de ensino é cada vez mais procurada. Então, observemos o pensamento do grande mestre Freire, que nos diz:
"As chamadas minorias, por exemplo, precisam reconhecer que, no fundo, elas são a maioria. O caminho para assumir-se como maioria está em trabalhar as semelhanças entre si e não só as diferenças e assim criar a unidade na diversidade, fora da qual não vejo como aperfeiçoar-se e até como construir-se uma democracia substantiva, radical." (Freire, 1992).

Paulo Freire, em 1992 já nos chamava a atenção, para a necessidade de se buscar para todos o direito a educação, como forma de garantir a cidadania e consequentemente a democracia. Portanto a educação a distância vem mudar os conceitos de qualidade na educação, na medida em que nos faz entender que o conhecimento é construído de várias formas e que todos merecem a oportunidade de aprender.
Outra política de educação que veio como forma de facilitar o acesso das classes populares ao ensino qualificado foi o ENEM, que surgiu em concordância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, acabando com a obrigatoriedade do vestibular ao mesmo tempo em que, estabelece uma ponte entre o ensino médio e as universidades. Constitui-se em uma maneira de estimular as escolas de ensino médio a desenvolver as habilidades e competências que fazem com que os educandos, ao contrário das arcaicas formas de aprendizagem baseadas na memorização dos conteúdos, assimilem as informações e os conhecimentos, aprendendo a utilizá-los de forma autônoma e cidadã. A avaliação do ENEM está amparada em critérios que buscam compreender de uma forma criteriosa, se o jovem tem capacidade para solucionar problemas, organizar os conhecimentos, para que consiga construir e defender seus argumentos, intervindo na realidade de seu contexto.
O resultado do exame está sendo utilizado hoje por 25 instituições (18 delas particulares), como critério de acesso à universidade, em complementação ou substituição ao vestibular. O número de instituições que estão aderindo a esta alternativa cresce a cada dia. A adoção do exame como critério de acesso complementar ao vestibular foi decidida por instituições como a USP, a Unesp e a Unicamp, a PUC-Rio e a Universidade Federal do Paraná (PR), dentre outras. Os resultados do ENEM se apresentam também como possibilidade aos jovens para ingressar no mercado de trabalho, pois já existem debates e sugestões de algumas universidades e empresas para que esses resultados sejam utilizados para esse fim.
O foco principal da educação deve ser, além da aprendizagem propriamente dita, ajudar o indivíduo a aprender a integrar ensino e vida, saber e ética, reflexão e ação, tendo sempre o olhar voltado para a totalidade. Portanto, acredito que as novas políticas de educação que estão sendo implantadas em nosso país tentam, de alguma forma contemplar as transformações do contexto educativo do mundo contemporâneo e são muito significativas, pois representam inúmeras possibilidades de proporcionar aos cidadãos um ensino de qualidade, além de um crescimento na sociedade da qual são integrantes.

Maria Lúcia da Rosa Giudice
Acadêmica do curso de graduação em Pedagogia, modalidade EAD Universidade Federal do Rio Grande ? FURG, Pólo de Santa Vitória do Palmar [email protected]