PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Ciências Contábeis – Ênfase em Controladoria

Aline Gomes Cardozo
Gabriel Wadson Pereira Lara
Nayara Fernandes Barbosa
Wallace Neves de Araújo

AS POLÍTICAS DE GESTÃO DE ESTOQUE APLICADAS AO SETOR
INDUSTRIAL E COMERCIAL

1. INTRODUÇÃO
1.1 Tema

As políticas de estoques é um assunto de grande relevância se tratando de gestão de estoque, pois as mesmas norteiam todas as decisões estratégicas tomadas durante a gestão dos estoques. Os estoques possuem um papel fundamental dentro das organizações, pois são ativos circulantes que posteriormente poderão ser transformados em lucros atingindo o resultado da empresa.
Devido a toda sua importância, é imprescindível que ele seja controlado e gerenciado através das políticas de estoque. Essas políticas podem variar conforme os setores de atuação da empresa, havendo diferenças entre as políticas adotadas pelos setores comerciais, que na maior parte das vezes utilizam um grande volume de estoque, e empresas dos setores industriais que normalmente trabalham com um baixo volume de estoque.
As políticas de estoques são os atos e diretrizes que definem um tratamento gerencial para os estoques, em diversas empresa a preocupação é manter o equilíbrio entre variáveis como nível de serviço, custo e demanda. (Viena, 2000) Sendo assim a presente pesquisa tenta identificar como são as políticas de estoque nos setores comerciais e industriais e quais as principais diferenças entre essas políticas.
Assim, será realizada uma analise das diferenças entre essas políticas, utilizando a empresa Votorantim Industrial S.A como empresa representante do setor industrial e o Magazine Luiza S.A como empresa do setor comercial.
Essa pesquisa foi organizada em cinco capítulos, onde o primeiro capítulo decorre sobre os objetivos e a problemática da pesquisa, o segundo é composto pelo referencial teórico onde ocorre o embasamento das políticas de estoque e de suas variáveis. O terceiro capítulo é a identificação da metodologia de pesquisa, o quarto é onde ocorre a analise de dados, onde se tem a identificação das políticas de estoque dos setores industrial e comercial a fim de responder a problemática. E o quinto capítulo é constituído pela conclusão da pesquisa onde identifica, se os objetivos propostos foram atingidos.