A Educação no Brasil apesar de ser muito importante, esta aquém de uma realidade política e pedagógica. Os interesses políticos do país são em aumentar os números na estatística e certificações o que tem contribuído para degradação na qualidade do ensino.
Os fatores internos e externos das políticas educacionais se confrontam a todo tempo; pois apesar da formação de professores atingirem a grade curricular condicionada pelo MEC, não tem colaborado muito com a realidade atual das escolas.
A prática cotidiana presente na sala de aula ; e o ensino público no Brasil, se distancia da realidade acadêmica de formação de professores. Frente à realidade do contexto da Educação, as dificuldades financeiras, a precariedade no financiamento e as políticas de Educação. Não valorizam o professor e não investem em um sistema de único de Educação. O que ajudaria muito para o crescimento da Educação no Brasil. Diante desta realidade o pessimismo cresce a cada dia, e o desânimo dos Educadores que se apreender numa realidade que não muda .
Os governantes se preocupam com as certificações, o que aumentam os números de pessoas formadas no país e degradam a qualidade da Educação. Investindo numa falsa de realidade de crescimento Educacional , através dos Ensinos à distância e aprovação automática nas escolas.