Costumeiramente vemos pessoas bem vestidas assumindo cargos de maior prestígio e outras, que não têm o mesmo cuidado com a aparência, ocupando cargos de nível inferior. Seria a elegância, o saber vestir-se, a boa aparência e a boa forma física um requisito importante para uma boa colocação profissional?

Primeiramente, antes de aprofundarmos as discussões sobre esse tema, imaginemos um sujeito sem posses e sem dinheiro, mas que se veste bem e sabe portar-se como um bem sucedido. Seria ele um predestinado ao sucesso? Fica aí uma pergunta que, no contesto, mais parece uma resposta ao sucesso daqueles que vieram de baixo.

Outra coisa que cabe discutir é o fato de que as pessoas imaginam que um sujeito que não sabe vestir-se é um sujeito que não tem competências. Dizem: "cara, ele é tudo isso? Eu não daria nada por ele". Não, não é que uma coisa esteja diretamente ligada à outra, mas o fato de que uma boa apresentação passa a imagem de uma boa educação. E o sujeito que se apresenta como "pobre de espírito" não consegue falar usando um tom imperativo, ele é subjugado e muita vez subjuga a si mesmo. Vive, de fato, mergulhado num oceano de oportunidades, mas não carrega consigo os acessórios de um bom navegador, a confiança, o entusiasmo e a boa aparência. E, de fato, não tem olhos para enxergar alem dos horizontes, o que se esconde atrás da aparência. E não sabe que vivemos num mundo de belezas e que buscamos a beleza da imagem, a beleza do conhecimento e a beleza dos sentimentos.

Portanto, pelo exposto, não resta dúvidas de que beleza, elegância e boa aparência contam muito. Mas não precisa ser aquela beleza natural, a física. Pode ser uma beleza de retoques, de cuidados no vestir, no falar, no caminhar, nos gestos. Nada de muito exagerado, muitas vezes basta o simples, e não esqueça que a beleza da alma é a mais importante de todas.

Ismael Silva