Introdução:  Este trabalho  representa  o acompanhamento dos academicos de enfermagem  dentro  sala de aula e suas espectativas quanto a prática abordada em estágio. Como preceptora no modulo de materno infantil,  orientamos os alunos  para a realização da atividade a exercer, suas funções , obrigações e deveres. Durante o curso  os estudantes tem em sua grade curricular obrigatória  a Saúde Materna Infantil I  e II , direcionando ao aluno aos conhecimentos  técnicos científicos e práticos, para dentro das unidades públicas de saúde. Estimulando o pensamento crítico dos técnicos em enfermagem ampliando seus conhecimentos e sua visão para a busca da excelência em humanização. Divergindo das maravilhas que a teoria nos relata para a realidade de nosso cotidiano.

Objetivo: Relatar as perspectivas do  acadêmico  em enfermagem frente as mudanças no foco aprendizagem e os impactos encontrados pela realidade  em materno infantil ,através da carência do sistema público de saúde e pela falta de compromisso dos técnicos ao termino do curso e não investirem em qualificação .

Metodologia: trata-se de um relato de experiência, onde cuja a intenção é divulgar as primeiras impressões  em enfermagem e quais as experiências vem a acrescentar em suas vidas profissionais  em sua formação .

Resultados / Conclusão:  Pelos  conhecimentos adquiridos em sala de aula e as experiências adquiridas  dentro das unidades públicas de saúde percebemos que o sistema público de saúde é na verdade carente, profissionais desanimados , com recusas de atualizações, sem determinação e boa vontade. Falta creches, casas de parto, parteiras, acolhimento e humanização. Observou-se um atendimento com dificuldades no diálogo e no trabalho em equipe. Este trabalho foi importante para nossa formação acadêmica e nos trouxe altos valores  de conhecimentos de como atuar em uma equipe multidisciplinar, da importância da ação de cidadania, permitindo-nos uma melhor atuação em equipe, facilitando o entendimento e atendimento da adesão das informações transmitidas e refletidas dos envolvidos, levando o conhecimento adquirido em Saúde Materno Infantil dentro do contexto da prevenção , promoção  e qualificação em  saúde.

Palavras Chaves: Ensino  e Qualificação Profissional em Saúde.

ENFERMEIRA /  MESTRE EM SAÚDE PÚBLICA

EMAIL: [email protected]