Fernando Colombo

A cada dia cresce o numero de pessoas conscientes da importância da atividade física e de seus benefícios para a saúde e o bem estar em geral.

Com isso a procura por um local específico para a prática de atividades físicas está aumentando cotidianamente.

Esse fato acaba por contribuir para uma grande procura pelos centros especializados de treinamento, incluindo aí as academias.

Com essa super lotação das academias, muitas vezes o professor não pode dar a devida atenção para todos os alunos o que pode acabar ocasionando algumas dúvidas, principalmente em quem nunca freqüentou uma academia.

Alguns até por vergonha ou medo de se expor acabam guardando para si as dúvidas. O que não é nada bom, todo aluno deve esclarecer suas dúvidas, saber qual a importância e finalidade de cada exercício, manter o aluno informado é dever do professor.

Pensando nisso listei algumas das dúvidas mais freqüentes entre os alunos iniciantes nas academias, com intuito de sanar essas dúvidas.

O alongamento é importante?

O alongamento preparar o corpo para as atividades físicas, prevenindo lesões, reduzindo as tensões musculares, relaxando o corpo e deixando os movimentos mais soltos e leves. O ideal é sempre alongar antes e após qualquer atividade física.

Para que serve o aquecimento?

O aquecimento é de fundamental importância, tanto para as atividades aeróbias ou musculares, no qual aumenta a temperatura corporal, o que aumenta a força de contração muscular. O tempo de aquecimento deve variar de local para local.

Em lugares mais frios o tempo de aquecimento deve ser maior.

Os Diabéticos podem fazer exercícios?

Sim, principalmente aqueles que não dependem do uso de insulina.                       

Os insulino-dependentes precisam de um cuidado um pouco maior, só podem fazer exercícios quando estiverem bem controlados e com glicemia inferior a 250. A freqüência ideal é de três vezes por semana, com sessões podendo variar de 30 a 45 minutos após aquecimento e alongamento, mantendo-se a freqüência cardíaca em média de 70 a 80% da F.C máxima.

Pode se malhar durante a menstruação?

Sim,  na verdade a menstruação não tem influencia negativa sobre o desempenho físico da mulher. Algumas mulheres durante os exercícios podem sentir dores decorrentes da menstruação, nessas ocasiões devem diminuir a intensidade dos exercícios ou até mesmo suspender caso a dor continue. Por outro lado, a atividade física é reguladora da menstruação.

O uso de Anticoncepcional prejudica o rendimento?

Até agora nenhum estudo pode afirmar com certeza se existe uma diminuição da capacidade física. Em algumas mulheres o uso do anticoncepcional faz com que ocorra uma retenção de líquidos, o que pode provocar um aumento de peso que pode prejudicar o rendimento.

Os exercícios aeróbicos hipertrofiam os músculos?

Os músculos só se hipertrofiam com exercícios que usam cargas (pesos ou resistência).Os exercícios aeróbicos melhoram o tônus muscular o que da um aspecto anatômico mais definido dos músculos, aumento da rede vascular, maior eficiência do trabalho dos músculos e melhora a coordenação neuromuscular.

Musculação ajuda no crescimento?

A altura é determinada pelos fatores genéticos. Porém os jovens devem tomar cuidado com exercícios muito violentos e de alto impacto e carga exagerada, pois podem provocar inibição dos núcleos de crescimento ósseo, com prejuízos na altura final.

Musculação emagrece?

O emagrecimento é basicamente um gasto calórico maior que a ingestão.

Para isso os exercícios aeróbios, que queimam açúcares  e gorduras, são recomendados, principalmente se aliados a uma dieta.

Abdominal elimina a gordura na barriga?

Na verdade o aumento do volume abdominal é determinado pela quantidade de gordura no tecido subcutâneo da barriga, os exercícios abdominais não deixam de eliminar essa gordura e trabalhar os músculos do abdômen, só que fazem pouca eliminação dessa gordura. Essa gordura é bem mais eliminada por exercícios aeróbicos (corrida, bicicleta, caminhada...) de longa duração que podem ser complementadas pelos abdominais.

Quais os principais fatores que contribuem para o aumento da massa muscular (hipertrofia)?

A musculação é um investimento a longo prazo, os resultados alcançados requerem tempo e dedicação, mais podemos citar três fatores que são determinantes para esse aumento muscular: Genética, alimentação, treinamento.

O suor deixado nos aparelhos pode transmitir doenças?

O suor somado à perda de pele (tecidos mortos) provocada pelos atritos durante os exercícios físicos pode facilitar o aparecimento de processos infecciosos na pele, sobretudo por bactérias causadoras de infecções além de micoses, como dermatomicoses e candidíase.

A melhor maneira para higienizar os aparelhos é o uso de álcool, passado com papel toalha. O uso de panos ou de toalhas sem álcool pode levar a uma contaminação ainda maior.

Fernando Colombo
[email protected]