Problemas e questões pessoais sempre fazem parte do cotidiano de grandes corporações e de grandes instituições de negócios. O equilíbrio emocional e os índices de produtividade são itens que caminham juntos. Funcionários que não possuem estabilidade psicológica podem arruinar a reputação e os lucros das grandes marcas. A qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos está atrelada aos níveis intelectuais dos componentes de equipes estratégicas. Consumidores admiram empresas que se preocupam com a valorização humana e com os impactos causados pelas atividades rentáveis. O capitalismo impõe a cultura do sucesso e das manufaturas. Os modelos contemporâneos de gestão já estão absorvendo as necessidades particulares dos colaboradores.
A motivação pessoal pode realizar verdadeiros milagres para a administração de altas classes hierárquicas. Estas classes precisam transmitir energia e alegria para seus colaboradores. As diretrizes operacionais precisam estar claras para que todos consigam cumprir com suas metas e objetivos. Indivíduos que possuem cargos de chefia e liderança são, de certa forma, responsáveis pela satisfação e pela qualidade de vida de seus liderados. Os índices de satisfação podem ser medidos por meio de pesquisas que detectam pontos fortes e pontos fracos no ambiente de trabalho. Os diagnósticos apontam um caminho que precisa ser seguido com rigor.
Os integrantes de departamentos de recursos humanos devem estar preparados para as avaliações negativas. O fornecimento de oportunidades e de cursos de aprimoramento podem auxiliar na construção de uma boa reputação perante parceiros, fornecedores e terceiros. A tecnologia e a simplicidade são ingredientes que melhoram a vida dos clientes. A imagem de marcas sólidas depende dos benefícios oferecidos por suas equipes de vendas e de prospecção. As melhores ideias e as inovações propostas por colaboradores podem impulsionar a carreira de todos os envolvidos em processos e fluxos de business. Variáveis externas como problemas amorosos e familiares podem atrasar e prejudicar os resultados produtivos.
Todas as atribuições e desígnios precisam ficar claros dentro de um organograma empresarial. As estruturas e os recursos materiais devem vir em segundo plano. As urgências abstratas são muito mais críticas do que as urgências de recursos intelectuais e psicológicos. O sucesso acontece para os que se dedicam e se esforçam.