As Organizações E O Processo De Busca Do Comprometimento Do Seu Cliente Interno
 
As Organizações E O Processo De Busca Do Comprometimento Do Seu Cliente Interno
 


 O trabalho absorve um terço, ou mais, das horas do dia do ser humano que está envolvido em algum tipo de atividade profissional, adquirindo uma importância muito grande em sua vida. Além disso, o trabalho permite às pessoas a oportunidade de estarem em grupo, aspecto considerado essencial ao ser humano.


Antes de vender um produto para seus clientes, as empresa precisam encantar seus funcionários para que possam comprá-lo. Melhor ainda: fazer com que esses funcionários comprem a idéia da empresa, sua cultura e seus valores.


O endomarketing surge como elemento de ligação entre cliente, produto/serviço/empresa e funcionário. Isto significa tornar o funcionário um aliado, alimentando a idéia de que seu sucesso está ligado ao sucesso da empresa. O endomarketing deve ser trabalhado como uma ferramenta de comunicação e integração permanente. À medida que há nível de satisfação, o funcionário trabalhará mais feliz o que constitui um importante diferencial de competitividade para as empresas.


Uma das estratégias utilizadas para atender aos anseios do cliente interno (funcionários) é a utilização do Endomarketing, sendo que ENDO provém do grego e quer dizer ação interior ou movimento para dentro. Endomarketing é, portanto, marketing para dentro (BRUM, 1998).


O endomarketing é a principal ferramenta utilizada para trabalhar a informação correta e a motivação como maneira de trazer a interação e a satisfação entre o público interno e o público externo e, conseqüentemente, o lucro para a empresa, ou seja, é o marketing voltado para dentro da organização.


Essas estratégias estão alinhadas a um contexto econômico mundial que se tem caracterizado por uma larga competitividade, que vem determinando profundas mudanças conceituais e pragmáticas na gestão das empresas. (BARÇANTE & CASTRO, 1999,  p. 1). 


 


De acordo com Cerqueira (1999),


o endomarketing visa uma nova cultura, onde existia um clima o ideal de valorização e reconhecimento das pessoas para obtenção de índices maiores de produtividade e qualidade e, consequentemente a redução de custos, através de estabelecimentos de canais adequados de comunicação interpessoal que permitirão à eliminação de conflitos e insatisfações que possam afetar o sistema organizacional, além da melhoria do relacionamento interpessoal.


 


É importante que todos saibam dos objetivos, estratégias, metas e formas de atuação só assim é possível começar a atender e entender clientes externos de forma mais coerente e eficaz, diminuindo tempo e possibilitando o surgimento de um clima interno mais agradável no qual todos compartilham o mesmo senso de direção e prioridades.

 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
PÓS GRADUADA EM MARKETING E COMUNICAÇÃO
Membro desde novembro de 2006
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: