Autor: José Patrocínio de Souza

História da Paraíba.

 As ordens Religiosas da Capitania, Mosteiros e Revoltas.

UMA BREVE HISTÓRIA

Os Jesuítas foram os primeiros missionários que chegaram à capitania da Paraíba, acompanhando todas as suas lutas de colonização.

A mandado de frutuoso Barbosa os jesuítas se puseram a construir um colégio na felipéia. Porem devido a desavenças com os franciscanos, que não usavam métodos de educação tão rígidos com os jesuítas, a ideia foi interrompida. Aproveitando esses desentendimentos, orei que andava descontente com os jesuítas pelo o fato dos mesmos não permitirem a escravização dos índios, culpou os jesuítas pela rivalidade com os franciscanos e expulsou-os da capitania. Cento e quinze anos depois, os jesuítas voltaram à Paraíba fundando um colégio onde ensinava latim, filosofia e letras, passando alguns anos fundaram um seminário junto à igreja de nossa senhora da conceição. Atualmente esta área corresponde ao jardim palácio do governo. Em 1728, os jesuítas foram novamente expulsos, em 1773, o ouvidor geral passou a residir no seminário onde moravam os jesuítas com a permissão do papa Clementino XIV.

Os Franciscanos.

Atendendo o Frutuoso Barbosa, chegaram os padres franciscanos com um só objetivo: catequizar os índios. Frei Antonio do Campo Maior chegou com o objetivo de fundar o primeiro convento da capitania. Seu trabalho se concentrou em varias aldeias, o que o tornou muito importante naquela época.

No governo de Feliciano coelho, começaram alguns desentendimentos, pois os franciscanos , assim como os jesuítas , não escravizavam os     índios.  Ocorreu o seguinte: depois de certo desentendimento entre os franciscanos, Feliciano e o governador geral, Feliciano acabou se acomodando junto aos frades.

A igreja e o convento dos beneditinos tinham interesse em fundar um convento na capitania da Paraíba. O governador da capitania recebeu o abade e conversou com o mesmo sobre a tal fundação. Resolveu doar um sitio que seria a ordem do superior geral dos beneditinos.

A condição imposta pelo governador era que o convento fosse construído em ate dois anos. O mosteiro não foi construído em dois anos, mesmo assim Feliciano  manteve a doação do tal sítio .

A igreja de são bento se encontra atualmente na rua nove, onde ainda há um cata-vento em lâmina desde 1753.

Os missionários carmelitas.

Os carmelitas vieram à Paraíba a pedido do cardeal D. Henrique , em 1580, mas devido a um incidente na chegada que colheu os missionários para diferentes direções, a vinda dos carmelitas durou oito anos.

Os carmelitas chegaram à Paraíba quando o Brasil estava sobdomínio espanhol. Os carmelitas chegaram, fundaram um convento e iniciaram trabalhos missionários. A história dos carmelitas aqui é incompleta, uma vez que vários documentos históricos foram “perdidos” nas invasões dos holandeses. Frei Manuel de santa Teresa restaurou o convento depois da revolução Francesa, mas logo depois este foi demolido para servir de residência ao primeiro bispo da Paraíba. D. Adauto de Miranda Henriques. Pelos Carmelitas foi fundada a atual Igreja do Carmo.

            2.1  Revoltas que  a Paraíba participou.

Guerra dos Mascates a guerra dos mascates foi uma guerra civil , ocorrida em Pernambuco ,no século XVIII, mais propriamnete em olinda , sede do governo Pernambucano na época.

Como ocorreu? Houve indignação contra a elevação de Recife a categoria de vila , a pedido da população de Recife composta por comerciantes portugueses chamados mascates que aspiravam por uma maior autonomia . nesta época a economia nordestina encontarava-se  em declinio , pois descoberto as Minas Gerais.

Muitos senhores de engenho deviam  dinheiro aos mascates , em 1.707 o povoado  de Recife foi elevado a vila, o que provocou revolta em Olinda.

Alguns Olindenses ocuparam Recife e elegeram um novo governador a seu favor ; Olinda ocupou Recife por três meses.

João da Mata , um mascate, adquiriu o apoio do governador da paraìba ,João Maia da Gama , para desforrar –se dos senhores  de engenho . Desta forma os mascates aprisionaram o governador Pernambucano . Após este fato entrou  um novo governador no poder ( Felix  José Machado de Mendonça), que a princìpio foi imparcial , mas que em seguida ficou ao lado dos mascates , os quais saíram   vitoriosos desse conflito.

REVOLUÇÕES LIBERAIS

Esta ocorreu na passagem do século  XVlll para o século XlX e foi marcada pelo surgimento de ideais revolucionárias . No mundo surgia o estilo literário conhecido conhecido como Racionalismo/ Naturalismo, que  procurava descrever as classes inferiores  e mostrar os aspectos mais degradantes  e cruéis da sociedade. Na Paraíba as ideias revolucionarias  foram estimuladas pela marçonaria.

O mundo todo se  baseava no ponto de vista cientifico . Temos como exempo o Pe. Manuel Arruda, que começou a pesquisar a fauna e a flora nordestina.

Todas estas ideias liberais provocaram um surto revolucionario , no qual podemos citar  as revoluçoes de 1817, 1824,1848, todas com tendencias republicans ,Federalistas e democráticas.

REVOLUÇÃO  DE 1817: Este  movimento de caráter  Republicano e Separatista, surgiu na província de Pernambuco e logo se espalhou pelas províncias de Alagoas , Paraíba , Rio Grande do Norte e Ceará.

Como líderes da revolução podemos citar Domingos José da Silva ( comerciante) e os Paraibanos militares  Peregrino de Carvalho e Amaro Gomes.

REVOLUÇÃO PRAIEIRA.

Esta revolta durou apenas cinco meses e correu na província de Pernambuco entre 1848/ 49. Ela foi influenciada pelo espirito de 1848 que dominava  a Europa. Esta revolta  consiste não apenas  em um movimento  de protesto contra a polìtica imperial, mas num movimento social que pretendia estabelecer reformas. Dentre outras exigencias feitas pelos revolucionarios , podemos citar.

*A divisao de latifúndios;

*A liberdade de imprensa;

*Fim da importação de indústria têxteis ;

*Democracia ;

*Fim do  domínio Portugues sobre o comércio de Recife;

*Fim da oligarquia  política, entre outros.

Os revoltosos  eram os liberais  adversativos dos conservadores  ( grandes latifundiários  e comerciantes  portuguêses) . O principal jornal liberal em Recife tinha  sua locaização na rua da Praia, por causa disso os liberais ficaram conhecidos como praieiros.

A revolução iniciou-se com choques entre os liberais e conservadores depois  Olinda, ao sétimo dia do mês de novembro de 1848. Em 1849 os revoltosos atacaram Recife , mas foi um fracasso. Depois  de ter sido derrotado pelas tropas do Brigadeiro Coelho , em Pernambuco , Borges da Fonseca  continuou a lutar na paraíba, outros líderes forma torturados ou assassinados, este foi o último movimento do Império.

CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR

Esta revolta surgiu com a atitude autoritária de D. Pedro l, o qual dissolveu a Assembléia  Constituinte , esta situação  agravou-se quando D. Pedro l , quis subistituir Manuel Pais de Andrade.

Governador da província , Ex – revolucionário, que gozava de grande popularidade entre os Pernambucanos, por uma apadrinhado seu  ( Francisco Reis Barreto). Desta forma,as câmaras municipais de Olinda e Recife se declaravam contrárias ao governo Barreto.

Neste caso seus lideres foram todos executados , entre eles o Frei Caneca, que morreu fuzilado , pois  ninguém tinha coragem de enforcá-lo.

REVOLTA DO QUEBRA- QUILOS, a conquista  e a fundação expedição para a conquista.

COLUNA PRESTES, REVOLUÇÃO DE 30, lembrando que logo após esta revolução veio a morte do presidente , João Pessoa sem esquecermos que esta revolta se expandiu por  diversos  lugaes do Nordeste , Maranhão e Bahia.